segunda-feira, 10 de março de 2014

Ação social do ‘Desafio das Estrelas’ da LBF foi um enorme sucesso

Não foi só dentro de quadra que as coisas caminharam muito bem durante o ‘Desafio das Estrelas’ da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14, ocorrido na manhã de sábado (08 de março), comemorando o Dia Internacional de Mulher, no ginásio Lineu de Moura, na cidade de São José dos Campos (SP). Fora dela, tudo ocorreu de acordo com o planejado.

Com a incumbência de informar e conscientizar o público, que compareceu em grande número ao ginásio, sobre o câncer de mama, especialmente sobre a necessidade de se realizar exames periódicos de mamografia, foi montada uma unidade móvel na porta do ginásio com todo o aparato para realizar os referidos exames e também para explicar tudo sobre a enfermidade aos torcedores e tecedoras.

Esta iniciativa se deu através de uma parceira conjunta entre a Liga de Basquete Feminino (LBF), Prefeitura Municipal de São José dos Campos e o governo do Estado de São Paulo, que mantém o programa “Mulheres de Peito”, que incentiva mulheres entre 50 e 69 anos a realizarem exames de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e estimula o diagnóstico precoce do câncer de mama, através da ampliação e facilitação do acesso aos exames.

“Eu fiquei muito feliz em receber várias informações sobre o câncer de mama, entre elas a importância de se fazer o exame de mamografia regulamente, já que a detecção precoce desta doença significa uma chance bem maior de cura. Por isso, parabenizo todos os evolvidos por esta iniciativa, que no meu caso foi importante demais, por tirar algumas dúvidas que tinha sobre o tema”, comenta a torcedora Fernanda Regina, de 27 anos, que compareceu ao ginásio para acompanhar o ‘Desafio das Estrelas’ acompanhada de familiares.

Para marcar esta importante e salutar parceria estiveram presentes, o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alkmin, o secretário estadual de saúde, David Uip, o prefeito municipal de São José dos Campos, Carlinhos de Almeida, a ex-jogadora Hortência Marcari, diretora executiva da LBF, além das atletas e técnicos que integraram a Seleção Brasileira campeã Mundial de 1994, que foram homenageadas ao longo do evento, entre outros nomes importantes da cidade e região.

“As questões sociais estarão cada vez mais ligadas as ações da Liga de Basquete Feminino (LBF), neste campeonato já havíamos realizado o #MolecadanoBasquete, em Brasília (DF), e agora tivemos esta belíssima campanha de prevenção de conscientização do câncer de mama junto com o ‘Desafio das Estrelas’, em São José dos Campos (SP). As duas iniciativas ocorreram a contento, com objetivos amplamente alcançados”, finaliza Hortência Marcari.

Fonte: LBF

Nenhum comentário: