quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Técnico da seleção feminina, Zanon acerta com São José e cita Bernardinho para defender acúmulo de funções

Luiz Augusto Zanon: técnico da seleção brasileira feminina comandará o São José (Foto: Gaspar Nóbrega/CBB)

O terceiro técnico de São José na temporada foi divulgado nesta terça-feira. O substituto de Edvar Simões será Luiz Augusto Zanon, comandante da seleção brasileira feminina. De acordo com a assessoria da equipe, o treinador de 50 anos assina contrato que vai até o final desta temporada, chega à cidade do Vale do Paraíba para iniciar os trabalhos nesta quarta e dividirá a função com a que exerce na CBB (Confederação Brasileira de Basquete).

Veja abaixo a entrevista:

A CBB aceitou fácil te liberar para trabalhar no São José?
Foi tudo muito bem. Conversei com o Vanderlei (Mazzuchini, diretor de seleções da CBB), e ele considera essa oportunidade como importante. Não vai misturar nada, as datas e os planejamentos das duas situações não coincidem em nada. O acordo foi perfeito.

Assumir uma nova responsabilidade afeta o acompanhamento das jogadoras no feminino?
Nada vai mudar. Até porque já faço um acompanhamento das jogadoras, já tenho o planejamento do ano para a seleção feminina definido com a comissão técnica. Além disso, São José tem um time na LBF (Liga de Basquete Feminino). Vamos juntar todos esses fatores. Os planos da seleção já estão montados, agora é só observar os jogos. As coisas já estão todas equacionadas pela comissão técnica. Trocaremos informações, cada um fará avaliações. Continua exatamente igual. Não muda nada.

Como é voltar a trabalhar no basquete masculino?
Não é algo que eu estranhe. É um privilégio, pois vejo a modalidade sempre igual. Vejo grandes casos de sucesso no vôlei, onde o Bernardinho trabalha isso naturalmente. É claro que um período de adaptação (em um time novo) é sempre necessário, mas o sentimento é o de desafio e prazer. Fazer com que São José se sinta bem com relação à equipe é um fator desafiador, e eu gosto disso.

A torcida mostrou muita resistência durante toda a passagem de Edvar Simões pela equipe. Você se preocupa com o risco de isso também acontecer com você?
Meu pensamento começa apenas a partir do momento que estiver no no local. É sempre dali para frente, não fico pensando em uma parte do passado que não pertence a mim. As coisas sempre foram assim comigo. Na seleção mesmo tinha essa situação com jogadores que não eram chamadas antes. Eu tenho sempre que pensar no futuro, sem me preocupar com situação nenhuma que não seja no objetivo de fazer o melhor para São José.

Em 2013, no primeiro ano à frente da seleção feminina, você deu espaço a muitas jogadoras mais novas. Como você avalia o processo hoje? É possível fazer alguma previsão para o Mundial?
Fizemos uma evolução com as meninas novas e vamos continuar dando experiência a elas, para que continuem melhorando e amadurecendo no jogo. Faremos vários amistosos antes do Mundial, mas não vamos esperar resultado nenhum na competição. Nosso objetivo é a evolução delas. Isso é algo que estamos muito cientes, precisamos acelerar esse. Na LBF, algumas meninas que jogaram muitos minutos na seleção estão sem tanto tempo de quadra em suas respectivas equipes. É uma situação meio conflitante. A gente vai ter que refazer algumas situações. Mas este é um processo que começou em abril e vai até 2016. Só vamos poder enxergar resultado no fim do ciclo.

9 comentários:

Anônimo disse...

Por que infeliz, não ficou em Americana, ou ficou com medo com a equipe de Recife, e ficar no vice-novamente.

Anônimo disse...

Zanon vai conseguir enterrar de vez o Basquete feminino, o foco todo agora vai pro São José, que tristeza ver essa modalidade tão sucateada.

Beto disse...

Minha opinião A JOICE DE AMERICANA é uma exelente armadora marca pra caramba e tem Londres como experiência e foi uma das melhores jogadoras do Brasil em Londres !! Nada contra Debora mais a Joice ainda é nova e o Zanon não pode deixar essa menina de fora . Toda vez que ela entrava em quadra nas Olimpiadas no lugar daAdrianinha o Brasil mantinha o nível ou melhorava . Creio que a renovação é valida pra atletas que ja estão com idade avançada essa menina é nova ainda e da muito bem pra assumir o Brasil em 2016 . Não sei porque depois que o Zanon assumiu essa menina ainda não foi convocada ! Se era pra levar a Chuca que com todo respeito ja deu o que tinha que dar pra ficar no banco levasse a Joice contra Cuba ela ia ajudar e muito na Copa America !

Anônimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=ASuSGVP-txE

Anônimo disse...

Beto,
Realmente a Joice é tudo isso que vc relatou, o problema dessa atleta é fora de quadra.
Se não fosse os embalos e ela tivesse um pouquinho de cabeça, seria nome certo em todas as convocações.

Anônimo disse...

O problema em Americana nao foi a CBB, foi um problema pessoal de Zanon, por isso ele nao ta em Americana

Anônimo disse...

Vergonha total da Gestão do Basquete feminino, Carlos Nunes, zanon, Vanderlei, Hortencia, todos de alguma forma ajudaram a modalidade a ir para o fundo do poço.

Anônimo disse...

Fora Zanon.Larga o osso.O que Voce quer é ganhar
dinheiro fácil.Joga a mega sena,quem sabe Voce
ganha e para com basquete.

Matheus disse...

Quanta inveja!