segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Opinião do Leitor

Acho que o argumento do Renatinho [nos comentários do jogo São José x Santo André] está correto: "o time deve rodar suas atletas", porém sua justificativa está equivocada "tem que por as meninas porque são novas". Como assim? A idade não é referência. Ninguém deve entrar em quadra porque é "nova" ou porque é "velha". Isso é tão simplista e equivocado. Deve-se ter um plano de jogo, no qual o técnico precisa ter em mente que não é possível mais, no basquete moderno, exigir que uma atleta jogue além de 30 minutos por jogo. De acordo com a situação da partida, também deve-se introduzir o elenco do seu time que joga menos, para que todas as atletas adquiram confiança de entrar em quadra em caso de necessidade, isso deve ocorrer quando o time está ganhando com facilidade ou sem chances de vitória, como no caso de Santo André no jogo de ontem, realmente fica difícil entender porque a Laís estava insistindo com atletas que não estavam conseguindo jogar nada, como a Simone por exemplo, que fez 1 ponto a partida inteira. Será que Bianca não poderia render mais que isso? É preciso movimentar o time, até para mexer com a motivação das atletas, tanto as do banco, como as titulares absolutas. Se a atleta não está jogando nada, sai oras. Mas isso não tem a ver com a idade é uma filosofia equivocada de treinadores pré-históricos como a Lais e o Barbosa. A Cacá por exemplo, foi formada em Santo André, mas saiu porque não tinha espaço lá e ontem ela jogou bem melhor que muita veterana que a Laís deixa em quadra mesmo não rendendo nada.

Da caixinha de comentários desse post aqui.

13 comentários:

Anônimo disse...

Não tem a ver com idade da atleta, porque no Maranhão Basquete a atleta mais "jovem" é a Roberta de 27 anos. O Barbosa não roda o time porque não sabe trabalhar com mais de 8 atletas, mesma coisa a Laís que já teve muitas veteranas esquentando banco. Ela roda no máximo 8 atletas. Pararam nos anos 70.

Anônimo disse...

Tem coisa que realmente é difícil entender. O time de Santo André perdeu por quase 30 pontos de diferença, conseguiu fazer apenas 40 pontos a partida inteira e a Laís insistindo com atletas jogando cada vez pior. Se a menina não tá bem, tira. Tenta mudar alguma coisa, porque é muito difícil alguém conseguir jogar pior que a maioria do time que estava em quadra ontem. Não adianta insistir com o que não está dando certo. Não custa nada tentar algo novo. Pior que estava impossível ficar.

Anônimo disse...

Do jeito que a arbitragem permitiu um contato onde as
meninas de Santo André mal conseguiam andar,se as
mais novas entram não conseguiriam nem se mexer.
Alias,as arbitragens não tem critério algum.O que é
falta para um não é nada para os outros.Assinti Santo
André e Brasília,a Lais colocou todas para jogarem
e bem poucas mereceram ficar na quadra.

Anônimo disse...

anônimo das 15:08 a atleta mais jovem do Maranhão é a Ingrid que tem 19 anos. Agora eeu concordo que não tem nada a ver que tem que colocar as mais jovens para jogarem e sim de dá uma oportunidade delas atuarem em pelo menos quando o time está ganhando de por exemplo de 20 de pontos de diferença. Ontem o Carlinhos técnico de São josé colocou a Carolzinha logo no inicio da partida e nem por isso ela decepcionou, isso sim e dá oportunidade para as jovens, diferente dos arcaicos Vendramini, Laís e Barbosa. Lamento muito pela Bianca, Ingrid, Izabella Sangalli.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:13.O que Voce sabe da Bianca?
Pelo jeito nada.Não tenha nenhuma duvida que,quando
ela estiver pronta,vai jogar e muito.Pode até chegar
na Olimpíada de 2016.Isso é claro,se o Zanon deixar.

Anônimo disse...

Anonimo 17:29, acho que você não observou a estatística do jogo entre Santo André e Brasilia, onde a eficiência das atletas que nunca jogam foi a mesma, ou melhor, que das 'titulares'. Como pode dizer que não mereceram ficar em quadra?
A respeito do jogo contra São José, se as mais novas não conseguissem ficar em pé não fariam nada diferente das veteranas, pois nada fizeram o jogo inteiro. Assim como disse o Renatinho: "o time estava com o animo da técnica e da assistente" sentadas, paradas e esperando o caminhão São José passar por cima, e com aquela cara não conseguiriam nem pegar a placa, pois estavam dormindo. Enquanto isso o técnico de São José revezando todas as atletas.

Anônimo disse...

Segundo a opinião do leitor das 14:57, a Caca saiu de
Santo Andre porque não tinha espaço.Pergunta:que
espaço ela esta tendo em São José?Pelas estatísticas
até o presente momento,S.José jogou 6 jogos e a
Caca nos 6 participou 26:00 minutos ou seja não deu
nem 5 minutos em cada jogo.Sem falar nos outros times
Por onde ela passou.Saiu de Santo Andre 2 anos mais
nova.Poderia ter esperado e hoje sim estaria jogando
mais.Não adianta ter pressa cada um tem o seu tempo.

Anônimo disse...

Anônimo das 18:13, acho que você se confundiu. Ingrid joga no Sport Recife e não no Maranhão.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:29,


E você assistiu ao jogo Santo André x São José? Então me responda, as atletas que jogaram por Santo André mereciam ficar tanto tempo em quadra, jogando tão mal, algumas até com eficiência negativa?

Anônimo disse...

pena a Sassá (Vanessa Fausto) se afastar por lesão, ela vinha fazendo bons jogos e ganhando a confiança da Lais, no time titular. Concordo com a maioria dos comentários a respeito do pouco espaço das atletas mais novas nos times, mas, admiro muito a Lais Helena, ganhou a 1ª LBF com um time muito aguerrido, com poucos recursos ela sempre monta times competitivos.

Anônimo disse...

Peço licença para acrescentar o Vendramini, do Americana, juntamente com a Laís e o Barbosa. Ele tbém insiste em não aproveitar o excelente banco que tem, e mantém em quadra aquelas escolhidas, estando bem ou não....

Anônimo disse...

Se tivessem dado a Mangueira o mesmo suporte que deram a Brasilia, tenho certeza que só com as atletas da base, a participação seria muito melhor.
Azar do sambasquete que agora no inicio do ano viu indo embora pra SP todo seu time sub 19...Duas em 2013 Raphaela em Osasco e Thayná em Jundiaí...agora foram Nicolle e Lilian pra Barretos...Maria, Evelyn e Marcia pra Ourinhos...
Cada dia a procura pelo basquete feminino é menor...não se tem equipes adultas...triste situação

Anônimo disse...

Comentário sensato e de extremo conhecimento. Fico feliz em ler algo assim. Parabéns!