sábado, 25 de janeiro de 2014

MARANHAO QUEBRA INVENCIBILIDADE DO SPORT NA LIGA DE BASQUETE FEMININO

O Maranhão Basquete quebrou a invencibilidade do Sport Recife na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao vencer o ‘Clássico do Nordeste’, disputado na noite desta sexta-feira (24 de janeiro), por 68 a 66 (37 a 31 no primeiro tempo), atuando no ginásio de Esportes Georjeana Fligger (Castelinho), em São Luís (MA), na abertura da sexta semana.

A partida foi bastante movimentada, com a equipe pernambucana começando melhor e terminando o quarto inicial na frente (15 a 18), com boa performance da norte-americana Tiffany. A reação do time maranhense não tardou e já no segundo período passou a comandar o marcador (22 a 13), aumentando um pouco a vantagem no final do terceiro quarto (21 a 20). Neste momento da partida, a lateral Izi Castro (foto, com a bola) e a pivô Kelly Santos comandavam as ações ofensivas do time da casa.

O Sport Recife, que tinha uma série de 16 jogos sem derrota na LBF (dez na temporada passada e seis na atual), buscou a reação e chegou a se aproximar, mas o Maranhão Basquete teve a força necessária para manter-se no comando do marcador, garantindo o resultado positivo (10 a 15).

Os destaques da partida foram Izi Castro (27 pontos, 06 rebotes e 04 assistências), Kelly Santos (15 pontos, 14 rebotes e 01 assistência – double-double) e a norte-americana Roneeka Hodges (12 pontos), pela equipe do Maranhão; a norte-americana Tiffany (17 pontos, 08 rebotes e 01 assistência), Adrianinha Moisés (14 pontos e 05 rebotes), Nádia Colhado (08 pontos e 09 rebotes) e Palmira Marçal (08 pontos e 01 assistência), todas em favor da agremiação de Recife.

“O time precisava de uma atuação desse nível e convincente como essa, especialmente jogando em casa, para crescer no campeonato e mostrar que pode jogar em igualdade de condição contra todos os adversários. Creio que o time cumpriu bem o plano tático que foi determinado para esta partida e agora temos que seguir buscando ainda a evolução continua para seguirmos atrás dos nossos objetivos”, comenta o técnico Antônio Carlos Barbosa.

O São José/Colinas Shopping deu sequencia ao seu momento favorável derrotando o Rio Claro Basquete, por 84 a 55 (45 a 33 no primeiro tempo), em partida disputada no ginásio da ADC General Motors, na cidade de São José dos Campos (SP). A equipe de São José dos campos, comandada pelo técnico Carlos Lima, está evoluindo a cada rodada e neste jogo comandou as ações vencendo três quartos.

As atletas mais efetivas foram a cubana Plutin Tizon (16 pontos e 06 rebotes) e a norte-americana Armstrong (13 pontos e 06 rebotes), pelo time do Vale do Paraíba; Renatinha Oliveira (14 pontos e 01 assistência) e Maria Claudia (13 pontos e 06 rebotes), em favor da agremiação do Interior.

“A equipe jogou com seriedade, de maneira consistente e equilibrada, com uma defesa aguerrida e atacando com consciência”, na analisa o técnico Carlos Lima, da equipe joseense.

“Graças a Deus, as coisas estão dando certo para o nosso time, que já está se conhecendo melhor e isso vem ajudando muito”, acrescenta a pivô Plutin Tizon, também do representante de São José dos Campos.

O técnico Luiz Zanon, da Seleção Brasileira Adulta Feminina e que está comandando também a equipe masculina do São José, esteve presente ao ginásio para acompanhar a partida.

E, complementando a jornada, a AD Santo André conseguiu a recuperação ao suplantar o Brasília/CSUV1, atuando no ginásio Municipal Prefeito Celso Daniel, na cidade de Santo André (SP), por 88 a 41 (44 a 22 no primeiro tempo). Apenas o quarto inicial foi um pouco equilibrado, nos demais a equipe andreense esteve no domínio da partida, fazendo sua diferença crescer a cada período.

Os principais nomes da partida foram Jaqueline Silvestre (21 pontos) e Carina Felippus (19 pontos e 03 assistências), pela equipe do Grande ABC; Maíra (14 pontos) e Camila (08 pontos e 04 rebotes), em favor do time do Distrito Federal.

Com estes resultados, a classificação de momento da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 está assim:

1º) Sport Recife – 13 pontos (06 vitórias e 01 derrota)
2º) Americana – 11 pontos (05 vitórias e 01 derrota)
3º) São José/Colinas Shopping
Maranhão Basquete – 10 pontos (04 vitórias e 02 derrotas)
5º) AD Santo André – 08 pontos (02 vitórias e 04 derrotas)
6º) Ourinhos Basquete – 07 pontos (02 vitórias e 03 derrotas)
7º) Rio Claro Basquete – 05 pontos (01 vitória e 05 derrotas)
8º) Brasília/CSUV1 – 06 pontos (06 derrotas)


A sexta semana prossegue no domingo (26 de janeiro), com a disputa de mais três partidas: São José/Colinas Shopping x AD Santo André, às 18h00 (de Brasília), em São José dos Campos (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV3, Rio Claro Basquete x Ourinhos Basquete, às 18h00 (de Brasília), em Rio Claro (SP), e Maranhão Basquete x Brasília/CSUV1, às 19h00 (de Brasília), em São Luís (MA).

Fonte: site LBF

13 comentários:

Anônimo disse...

PARABÉNS MARANHÃO....NO PRIMEIRO TURNO(MARANHÃO, SPORT E AMERICANA E SÃO JOSÉ MOSTRARAM BOM BASQUETE)
SANTO ANDRE E OURINHOS É BOM VER AS MENINAS MAIS JOVENS ATUANDO, STO ANDRE PODERIA USAR MAIS A BIANCA E KLAUDIA CONTRA (RIO CLARO E BRASILIA)
E ENQUANTO RIO CLARO E BRASILIA JÁ SABEM SEUS LUGARES NA CLASSIFICAÇÃO FINAL.
É BOM VER O BASQUETE TER UMA COMPETIÇÃO ONDE NÃO EXISTA SOMENTE UM OU DOIS TIMES, SE SÃO JOSE CRESCER DE RENDIMENTO PODE GANHAR DE AMERICANA OU SPORT, SORTE MENINAS.....

Anônimo disse...

Nossa o que que aconteceu com o jogo da ERika ?

Anônimo disse...

Gente Erika sumiu, simplesmente. Será que não estar aguentando o pique?

Anônimo disse...

Nossa ou será que ela se acomodou ?

Anônimo disse...

CHUPAAAAAAAA DORNELLAS!!!!!!!!! KKK

Anônimo disse...

Vai ser sempre assim, quando Iziane colocar a bola embaixo do braço e resolver, o Maranhão vai ganhar, quando o time precisar do jogo coletivo e do dedo do técnico vai perder.

Anônimo disse...

Parabéns, meninas do maranhao!!!! Jogo coletivo....viram quantas assistencias ? Parabéns!!!

Anônimo disse...

ótimo jogo da Iziane: 27 pontos, 6 rebotes, 4 assistência (1 a mais q todo o time do Sport/Recife que conseguiram só 3 assistência), Kelly 15 pontos e 14 rebotes. Kelly teve grande atuação na seleção na olimpiada de Pequim/2.008, sempre insisto em renovação na seleção feminina, mas não há como negar que as 2 estão muito bem e tem muita lenha pra queimar.

Anônimo disse...

Creio que Erika está de férias da WNBA no Nordeste.

Espero que ela apareça nesta liga, é a maior estrela da competição e não deu as caras ainda.

Anônimo disse...

Acho que a Érica pensou que estava na praia e se
esqueceu que era no jogo.ahahahahsh

Anônimo disse...

Que falta de feeling do SPORTV. Não transmitiram os melhores jogos da LBF até agora: Maranhão x Americana e Sport x Maranhão. Aliás o time do Maranhão é o único que não teve NENHUMA partida transmitida, enquanto São José por exemplo já teve três jogos na TV. Existe algum boicote desse canal contra o Marnahão? Que tal a gente perguntar para eles no site e no facebook????

Anônimo disse...

O Sport esqueceu que a Iziane vez ou outra no campeonato faz uma partida boa. Como ela é dona do time, quando as coisas dão certo para ela o time ganha, quando está num dia ruim, não passa a bola pra ninguém e o time perde, e o técnico fica assistindo o jogo sem tomar nenhuma atitude.

Anônimo disse...

gente concordo que a Iziane tem um gênio difícil, mas admiro o empenho dela em montar o time no Maranhão.