terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Confederação Brasileira de Basquete abre mão dos Jogos Sul-Americanos (LANCENET!)

Fábio Aleixo

O Brasil não será representado nos torneios de basquete masculino e feminino nos Jogos Sul-Americanos de Santiago, que serão disputados na capital chilena entre os dias 7 e 18 de março.

Por problemas de calendário, a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) abriu mão de enviar seus times para a competição que é considerada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) como uma das primeiras etapas de preparação para os Jogos Olímpicos de 2016. A decisão foi tomada em consenso, após reunião entre as entidades.

A ideia da CBB era enviar ao Chile para a disputa masculina uma seleção composta por jogadores com menos de 23 anos. Atletas como Ricardo Fischer (Bauru), Lucas Mariano (Franca) e Cristiano Felício e Gegê (Flamengo) seriam chamados. Porém, seus respectivos clubes não aceitaram liberá-los, uma vez que o NBB estará na reta final da fase de classificação.

Ainda foi discutida a possibilidade de se paralisar o campeonato. Mas, neste caso, não haveria datas disponíveis, uma vez que a final do campeonato nacional está marcada para o dia 31 de maio, e já está na grade de programação da Rede Globo. Além disso, um adiamento causaria a colisão de datas com a Copa do Mundo de Futebol, que começará no dia 12 de junho.

A outra hipótese que foi descartada pela CBB era a de levar um time composto apenas por jogadores menores de 18 anos para prepará-los para a Copa América Sub-18, que será realizada neste ano. Mas o plano não foi levado adiante.

– Esta é uma competição para adultos. Levar estes jovens seria expô-los demais, ensinaria a molecada apenas a perder. Não seria legal em termos de desenvolvimento para estes jovens. Infelizmente, não é o ideal deixar de mandar uma Seleção, mas não tínhamos alternativa – afirmou Vanderlei Mazzuchini, diretor de Seleções da CBB.

A Seleção feminina não participará pois a Liga de Basquete Feminino estará em andamento.

Outras seleções serão prejudicadas

Como não haverá paralisação do NBB para a disputa dos Jogos Sul-Americanos, outras seleções do continente serão prejudicadas. Os clubes também não devem liberar seus estrangeiros, casos dos argentinos Laprovittola (Flamengo) e Espinoza e Torres (Macaé) e os uruguaios Taboada (Goiânia) e Osimani (Brasília).

Apesar de não poder contar com atletas que atuam no Brasil, a Argentina deverá contar com uma equipe forte em Santiago. Isso porque a liga local será interrompida para que os atletas possam atender à convocação. O mesmo acontecerá com os demais torneios nacionais do continente.

– O pessoal da CBB conversou conosco, mas estamos sem datas. Em ano de Copa do Mundo fica impossível mexermos no calendário que já está apertado. Infelizmente, não podemos mexer mais no campeonato – disse ao LANCE! Sérgio Domenici, gerente executivo do NBB.

Fonte: Lance!Net

6 comentários:

Sérgio/RJ disse...

INFELIZMENTE É POR ESSAS ATITUDES QUE O BRASIL ESTÁ NO FUNDO DO POÇO E A ARGENTINA UMA DAS MELHORES EQUIPES DO MUNDO. CANSADO DE VER DIRIGENTES FAZENDO TANTAS BESTEIRAS...

Anônimo disse...

o sul americano não adianta nada mesmo...competição de baixíssimo nível no feminino.....

Anônimo disse...

Manda o sub 22 para treinar.seria muito simples

Anônimo disse...

Copa do mundo, que bo...!!
E o basquete, cri,cri...

Anônimo disse...

Não entendi onde entra o feminino nesta história. A menos que haja alguma obrigação contratual com patrocinadores de só liberar verba para competição que as duas equipem compareçam, é totalmente descabida a desistencia do time feminino.

Será que se o feminino não pudesse ir, o masculino tbm seria impedido? Acho que não.

Enfim, devem ter prometido amistosos com times mais competitivos, embora campeonato seja campeonato.

Anônimo disse...

Nesse sulamericano seria interessante jogadoras como:
Pivos:
Kika
Thamara
Ana Migueres
Thais Pinto e
Alana(EUA)

Alas
Ramona
Joice Coelho
Leila Zabani
Tassia

Armadoras
Debora(nao joga mesmo)
JOice(americana)
Lais (Colegio Helio, mesmo jovem)

A seleção seria realmente jovem, trabalhada e algumas jogadoras ganhariam experiencia.
Não adianta no sulamericano levar Clarissa-Damaris-Colhado-e outras