terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Americana, São José e Sport Recife vencem na LBF

Americana_Maranhão_LBF-745x493

O Americana conseguiu a reabilitação na Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14 ao derrotar o Maranhão Basquete, nesta segunda-feira (20 de janeiro), por 83 a 79 (42 a 29 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), no prosseguimento da quinta semana.

A partida começou equilibrada, com as duas equipes se alterando no comando do marcador, mas o time da casa conseguiu uma ligeira vantagem (16 a 15), com boas performances de Karla Costa e da paraguaia Paola Ferrari, ambas pelo time da casa, e Izi Castro, em favor do visitante. No segundo quarto, o Americana cresceu de produção e abriu vantagem, com destaque para as bolas de longa distancia da armadora Joice Rodrigues e o bom trabalho de garrafão da pivô Damiris do Amaral (26 a 14).

Na volta do intervalo, valeu a broca do técnico Antônio Carlos Barbosa, já que a sua equipe voltou com outra postura e conseguiu baixar um pouco a diferença, deixando a partida novamente equilibrada (25 a 29). Nos dez minutos finais, o panorama seguiu o mesmo, mas o time da casa conseguiu se manter no comando do marcador (16 a 21), com boas performances das norte-americanas Roneeka Hodges e Briann January.

Os destaques da partida foram Damiris do Amaral (22 pontos e 06 rebotes) e a paraguaia Paola Ferrari (12 pontos e 02 assistências), pelo time da casa; e as norte-americanas Ronneka Hodges (21 pontos) e Briann January (20 pontos e 08 assistências), em favor do visitante.

“Vitória importante, mas não poderíamos correr risco, como aconteceu no final. Depois de uma derrota, numa competição equilibrada como essa, é importante conseguir a vitória da recuperação logo na sequencia”, comenta o técnico Antônio Carlos Vendramini, do Americana.

O São José/Colinas Shopping deu continuidade ao seu bom momento ao suplantar o Ourinhos Basquete por 65 a 64 (30 a 19 no primeiro tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal José Maria Paschoalick (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP), em duelo equilibradíssimo. O time joseense esteve comandando as ações no primeiro tempo, mas a equipe de Ourinhos buscou a reação no segundo e quase conseguiu a virada, em jogo bastante emocionante, muito acirrado e decido apenas nos segundos finais.

Os principais nomes da partida foram Tainá Paixão (19 pontos, 07 rebotes e 06 assistências) e a cubana Yuli Cruz (12 pontos, 08 rebotes e 01 assistência), pelo time mandante; a cubana Plutin Tizon (21 pontos, 05 rebotes e 02 assistências) e Karina (13 pontos e 09 rebotes), em favor do visitante.

E, fechando a jornada, o líder invicto Sport Recife não encontrou dificuldades para derrotar o ‘caçula’ Brasília/CSUV, por 111 a 34 (60 a 09 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio de Esportes Marcelino Lopes, em Recife (PE). Os destaques foram a norte-americana Alex (22 pontos, 07 rebotes e 03 assistências) e Tati (22 pontos e 05 rebotes), pela equipe pernambucana; Fabiana (13 pontos e 02 rebotes) e Milena (11 pontos), em favor do representante do Distrito Federal.

Com estes resultados, a classificação de momento da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013/14:

1º) Sport Recife – 12 pontos (06 vitórias)
2º) Americana – 09 pontos (04 vitórias e 01 derrota)
3º) São José/Colinas Shopping – 08 pontos (03 vitórias e 02 derrotas)
4º) Ourinhos Basquete – 07 pontos (02 vitórias e 03 derrotas)
5º) Maranhão Basquete – 06 pontos (02 vitórias e 02 derrotas)
6º) Rio Claro Basquete
AD Santo André – 05 pontos (01 vitória e 03 derrotas)
7º) Brasília/CSUV1 – 05 pontos (05 derrotas)

A quinta semana será fechada na quarta-feira (22 de janeiro), com a realização de duas partidas: Rio Claro Basquete x Maranhão Basquete, às 20h00 (de Brasília), em Rio Claro (SP), e AD Santo André x Americana, ás 20h00 (de Brasília), em Santo André (SP).

Fonte: LBF 

Em noite de Damiris, Americana vence Maranhão

Damiris-Americana-Maranhão-Liga-2014-Zaramelo-Jr-Zara Damiris-Americana-Maranhão-Liga-2014-Zaramelo-Jr-Zara-2

 

Americana - Americana reabilitou-se na edição 2013/14 da Liga de Basquete Feminino (LBF) com vitória sobre Maranhão por 83 a 79 (parcial de 42 a 29), na noite desta segunda-feira (20), no ginásio do Centro Cívico, que mais uma vez teve grande presença de público. O destaque do jogo foi a pivô Damiris Dantas, cestinha com 22 pontos, além de seis rebotes (três de ataque e três de defesa).

"Foi minha melhor partida desde que cheguei em Americana. Estava precisando de uma atuação neste nível", disse Damiris. "As jogadoras e a comissão técnica têm me dado muita força e passado bastante confiança. Com isso, meu jogo está fluindo mais", acrescentou a pivô.

Americana foi melhor durante o primeiro tempo, vencendo o primeiro quarto por 16 a 15 e o segundo por 26 a 14, abrindo vantagem de 13 pontos. Maranhão reagiu no segundo tempo, ganhou os dois quartos (29 a 25 no terceiro e 21 a 16 no quarto), encostando no placar.

A definição ficou para os segundos finais. A 5s4 para o encerramento do jogo, Americana tinha vantagem de três pontos (82 a 79) e ampliou para quatro, com a armadora Babi Honório convertendo lance livre. Na saída de bola, a armadora January tentou chute de 3 pontos, a bola tocou no aro e Americana dominou o rebote, assegurando a vitória.

Americana permanece na vice-liderança do campeonato, agora com 9 pontos (quatro vitórias e uma derrota). Os próximos dois jogos da equipe, no encerramento do primeiro turno, serão fora de casa: contra Santro André, dia 22, e contra Ourinhos, dia 28, ambos marcados para as 20 horas.

Fonte: ADCF Unimed | Assessoria de Comunicação

Em jogo das viradas, São José vence Ourinhos e assume 3ª colocação na LBF

ourinhos_sao_jose_2

Mantendo a tradição que cerca este duelo, Ourinhos e São José fizeram uma partida acirrada na noite de segunda-feira (20), no Ginásio Municipal José Maria Paschoalick (Monstrinho), na cidade de Ourinhos (SP), cujo vencedor foi definido nos segundo finais do jogo, com a vitória dá equipe do Vale do Paraíba sobre as ourinhenses por 65 a 64 (30 a 19 no 1º tempo), mesmo atuando no ginásio Municipal José Maria Paschoalick.

Com a vitória, a equipe de São José assumiu a 3ª colocação na LBF com 8 pontos (3 vitórias e duas derrotas), enquanto a equipe ourinhense caiu para o 4º lugar, com 7 pontos (duas vitórias e três derrotas) e poderá ser ultrapassada ainda pelo Maranhão nesta quarta-feira (22), caso a equipe maranhense bata o Rio Claro, em jogo que acontece às 20 horas, em Rio Claro.

O jogo

Demonstrando muita ansiedade nos dois primeiros quartos de jogo, a equipe do Ourinhos Basquete cometeu erros sucessivos nos arremessos e perdeu várias bolas no ataque, permitindo que a equipe joeense abrisse uma vantagem de 11 pontos no 1º tempo de jogo.

Após o intervalo, a equipe ourinhense comandada pela técnica Lisdeivi Pompa voltou com outra postura e passou a dominar a partida, e em uma reação impressionante, empatou a partida e virou o placar no início do último quarto de jogo.

No entanto, os erros de arremesso e nos lances livres voltaram a aparecer e faltando 34 segundos pro final, São José passou a frente do placar novamente, virando em 63 a 61. Após novo erro no ataque, Ourinhos perdeu a bola e em dois lances livres, São José aumentou a vantagem (65 a 61). Já sem chances de virar o jogo, a equipe ourinhense ainda marcou uma cesta de três pontos com a jogadora Patty e diminuiu a vantagem (65 a 64), porém não havia tempo para mais nada e o cronômetro soou, determinando o final da partida, com a vitória de São José por 65 a 64.

Os principais destaques da partida foram Tainá Paixão (19 pontos, 07 rebotes e 06 assistências) e a cubana Yuli Cruz (12 pontos, 08 rebotes e 01 assistência), pelo Ourinhos Basquete e a cubana Plutin Tizon (21 pontos, 05 rebotes e 02 assistências) e Karina (13 pontos e 09 rebotes), pelo São José.

Ansiedade atrapalhou o time

Após a partida, em entrevista ao Central do Basquete Feminino, a armadora Tainá Paixão afirmou que a ansiedade pela vitória no início do jogo, atrapalhou a equipe e acabou determinando os erros e a derrota de Ourinhos. " Nosso time entrou com tanta vontade de vencer esta partida e definir logo o resultado, que acabou ficando muito ansioso e isso provocou esta série de erros que tivemos nos dois primeiros quartos de jogo e que levaram a São José a abrir uma diferença de 11 pontos. Nos últimos quartos, conseguimos jogar melhor e encostamos no placar e até viramos, mas infelizmente, desperdiçamos alguns lances decisivos que determinaram nossa derrota. Temos que usar este jogo como lição para que não cometamos os mesmos erros e buscar a vitória nas próximas partidas contra Rio Claro e Americana", analisou.

A técnica Lisdeivi Pompa destacou que o fato da maior parte das jogadoras serem muito novas, acaba causando este tipo de instabilidade em algumas partidas, mas que a equipe seguirá seu trabalho de evolução e amadurecimento. " Nossa equipe entrou muito ansiosa e um pouco desligada nos primeiros quartos e depois tivemos que correr atrás para reverter a vantagem que São José abriu. Nós conseguimos reagir, chegando a virar o jogo, mas acabamos cometendo alguns erros no final e não conseguimos garantir a vitória. Agora é dar sequência ao trabalho e nos preparar bem para os jogos contra Rio Claro na casa delas e depois Americana aqui em nossa quadra, onde teremos que buscar duas vitórias, para voltar a subir na tabela e ficar entre os quatro primeiros", definiu.

Texto e foto: Luís Galletta - Central do Basquete Feminino

10 comentários:

Anônimo disse...

O time da casa deve jogar de branco, e pq São Jose tb esta de uniforme claro se o jogo é em Ourinhos. EEEEta LBF, com Brasilia tomando centenária de todo mundo e este tipo de detalhe que coloquei , como vamos profissionalizar o basquete feminino.

Anônimo disse...

O anônimo das 16:40, em um jogo marcado pela
Igualdade dos dois times e decidido no final, Voce vem
me falar de uniforme.Tenho mesmo que ter muita
pasciencia.

Anônimo disse...

Concordo com o comentário acima,não entendi o porque de S.José estar de uniforme branco jogando fora,ja que eles tem inúmeros uniformes para jogo.

Anônimo disse...

Na Partida de Americana Damiris jogou 22 minutos e fez 22 pontos! Parabéns ao Técnico que soube rodar o time o que não estava acontecendo nas partidas anteriores e não carregou ninguém,com exceção da armadora Babi que jogou 33 min.Por outro lado,todas as jogadoras titulares de Maranhão... A americana Roneeka jogou 40! 40minutos de jogo(nunca mais vi isto),a outra americana tbm armadora 35 min,Iziane 34...fora que ja tinham jogado no Sáb pesado.Assim ninguem aguenta!

Anônimo disse...

O time do maranhão por enquanto é só decepção, ganhou apertado de Ourinhos e Santo André e perdeu o resto, desse jeito vai ser como Catanduva no Paulista, não chega nem na Semi-final.

Anônimo disse...

Infelizmente o Barbosa continua o mesmo, não mexe na equipe, e o Maranhão vai acumulando derrotas

Anônimo disse...

1 - Sport 2 - Americana 3 - Maranhao, sera assim, sem surpresas

Anônimo disse...

Pelo que percebi, o São José jogou com uma nova camisa, e este deve ser o motivo de ter jogado de branco. Por sinal, bela camisa e muito inovadora, com tons de rosa, remetendo a questão feminina. Mas também concordo que a questão mais importante tenha sido o jogo em si, disputadíssimo em alto nível e decidido nos segundos finais de partida. Os dois times estão de parabéns e ambos poderiam ter saído com a vitória.

Anônimo disse...

O jogo entre Ourinhos e São José foi acirrado, mas a arbitragem deixou muito a desejar.

Anônimo disse...

A Damiris fez 22 pontos por que houve muitas assistências para ela em baixo da cesta, mas nenhuma jogada individual,se o time adversário marcar sem trocas na defesa a Damiris não faz 5 pontos.