sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

FIBA muda fórmula de disputa do Mundial Feminino 2014 e deixa tudo mais complicado

event_logo.selected A Ramona me alertou na caixa de comentários sobre uma mudança na fórmula de disputa do Mundial Feminino da Turquia (2014) e eu fui checar a informação no site da FIBA.

No site do Mundial, já há inclusive uma matéria com Clarissa (Dos Santos eager to continue tradition), mas as notícias sobre a fórmula da competição inicialmente não me parecem boas.

A FIBA deu uma enxugada no torneio.

Sai aquele modelo em que dos quatro grupos de quatro se classificavam os três primeiros de cada. Esses três se ajeitavam em dois novos grupos de seis, dos quais após novas disputas se classificavam os quatro primeiros para o tradicional caminho quartas, semi e finais. Os finalistas teriam disputado no total nove jogos.

Para 2014, a FIBA quis inovar. Dos quatro grupos iniciais (com quatro equipes cada), os quatro primeiros colocados já terão vagas garantidas nas quartas-de-final.

Logo após a fase preliminar, as oito equipes que ficarem classificadas em segundo e terceiro lugar nos quatro grupos já enfrentarão jogos eliminatórios (segundo de um grupo x terceiro de outro), que definirão os outros quatro participantes das quartas-de-final.

Ou seja, depois de quatro rodadas da competição, metade dos times já voltou pra casa. O campeão pode levantar o caneco tendo disputado apenas seis jogos.

Um esquema assim não permite oscilações, “nervosismo de estreia”, ajustes, o que é muito ruim para um time em busca de identidade como o do Brasil e para a competição como um todo.

As próximas notícias podem ser ainda menos animadoras. No dia 08 de março (dia do Jogo das Estrelas da LBF), acontece o sorteio dos grupos.

3 comentários:

Anônimo disse...

nossa odiei o sistema de disputa....qualquer vacilo vai ser fatal....

Anônimo disse...

A Ramona de São José ?

Anônimo disse...

A fórmula é parecida com a do Mundial de Volei de 94.
A diferença é que os primeiros colocados além de garantirem vaga direto nas quartas, disputavam uma partida entre si 1Ax1B, 1Cx1D para definirem os confrontos das quartas com as equipes que disputaram as oitavas.
Célio