terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Após ser atropelado na estreia, time de Brasilia se reforça para a LBF

Após um mês de negociações, partes entram em um acordo e cinco jogadoras da equipe venceslauense, mais o técnico e o preparador físico vão representar o Clube Vizinhança de Brasília na LBF.


Presidente Venceslau colhe frutos atualmente do ótimo trabalho que vem sendo desenvolvido no basquete feminino há oito anos.

A próxima evolução da equipe vem após um mês de negociações. 

O time profissional será a base do Brasília na Liga de Basquete Feminino (LBF) 2013/2014, uma das principais competições da modalidade no país.

Doze dias depois de a equipe sub-14 de Venceslau se sagrar campeã dos Jogos Escolares Sul-Americano com as cores do Brasil, a cidade de Oeste Paulista recebe mais uma grande notícia. 

Cinco jogadoras do elenco, mais o técnico e o preparador físico vão atuar pela equipe do Distrito Federal na LBF.


- Eles (Brasília) vão fornecer a estrutura, alimentação, estadia e mais uma ajuda financeira e nós estamos entrando com a equipe. Até os nossos patrocinadores serão mantidos - explica o técnico Flávio Prado.

A Liga já está em andamento e o Brasília não foi bem na sua estreia, sem contar ainda com a base de Venceslau. Derrota por diferença de 123 pontos para Americana. 

O segundo compromisso da equipe, já com o reforço das atletas venceslauenses, será na próxima segunda-feira, às 21h, contra o Rio Claro (SP), na casa do adversário. A partida será transmitida ao vivo pelo Sportv. O último duelo deste ano da equipe do Oeste Paulista foi justamente contra as rio clarenses. 

Depois disso, as atletas voltam para a região de Presidente Prudente para as festas de fim de ano e se reapresentam no dia 2 de janeiro para a continuidade da LBF.



Negociações

O interesse de Brasília em contar com a base venceslauense teve seu pontapé inicial no dia 10 de novembro. Na ocasião, os dirigentes da equipe do Distrito Federal estiveram no jogo do time da região de Presidente Prudente pelo Campeonato Paulista da primeira divisão, em São José dos Campos (SP).


- Pelos trabalhos que realizamos neste ano, eles se interessaram. Começamos então a negociar. Eles se dispuseram a disputar a competição, mas precisavam de uma equipe. Explicamos a nossa situação, que queríamos continuar o trabalho em Venceslau. Eles entenderam e houve o acordo - fala Prado.

Segundo o comandante, no começo do ano, as venceslauenses não iriam disputar nenhuma competição. Agora, com a confirmação da disputa da LBF, o torneio servirá como uma continuidade na preparação da equipe para 2014. 

Após o campeonato nacional, as jogadoras da região voltam para Venceslau e à vida normal, com as disputas dos Jogos Regionais, Abertos e Paulista. Prado expõe que a intenção é disputar a Liga 2014/2015 pela cidade do Oeste Paulista.


As negociações foram finalizadas nesta segunda-feira. Com a confirmação, o técnico viajou para São Paulo, quando conversou por telefone com o GLOBOESPORTE.COM. Após a parada na capital do estado, ele se dirige para Brasília e encontra as jogadoras.

Além dele e do preparador físico Carlos Eduardo, vão defender as cores da equipe do Distrito Federal as jogadoras Fabina Guedes, Jeanne Moraes, Ivana Silva, Cristiane Lima e Ariane Prado. 

Também reforam o Clube Vizinhança de Brasília, as atletas Ana Paula Graciano, que estava no XV de Piracicaba e Camila Jackson, ex-São Caetano. "Mais para frente queremos contar com uma ou duas estrangeiras" - revela Prado.

Reconhecimento

O comandante venceslauense credita essa oportunidade de disputar uma competição importante ao trabalho desenvolvido no esporte na cidade.

- As oportunidades aparecem porque nosso trabalho, desde as categorias de base, que vem sendo desenvolvido há 8 anos, é sério. Estamos felizes. O que me deixa muito contente é pela cidade de Presidente Venceslau. A nossa força vem dali. Estou feliz pela oportunidade que Venceslau tem nos dado pra realizar o trabalho. 

Neste ano, o time do Oeste Paulista foi medalha de prata nos Jogos Regionais e nos Abertos, além de ficar em sexto lugar no Campeonato Paulista da primeira divisão.

12 comentários:

Anônimo disse...

Quem boa notícia! Vamos torcer para que tudo dê certo a tempo da partida do dia 16 que terá transmissão do Sportv (Brasília x Rio Claro).

Anônimo disse...

Parabéns para Brasilia que reconheceu o trabalho de Venceslau, e Principalmente ao Flavio e a Anne pelo trabalho sério, competente e principalmente ético!

Muitos sucessos e vitórias!

Thiago Gabriel SP

Anônimo disse...

Alguém sabe porque a Camila Lacerda não vai para Brasília? Na reta final do Paulista, ela foi a armadora titular e jogou muito bem por Venceslau.

Anônimo disse...

Pelo visto nessa temporada teremos um número maior de jogadoras participando da LBF, o que é ótimo, mas creio que o número ideal para a LBF são 10 equipes.
Seria possível formar mais duas equipes boas, vou relacionar abaixo uma lista com atletas experientes e outra com revelações.


Armadoras

Gigi (ex-Araçatuba)
Paula Pacheco (ex-Santo André)
Kátia (ex-Santo André)

Alas

Gilmara do Amaral (ex-Araçatuba)
Fernanda Morena (ex-Guarulhos)
Cleia Crepaldi
Lisiane (ex-Joinville)
Fernanda Belling
Tayara (ex-Santo André)
Bruna (ex-Mangueira)
Silvinha Luz


Pivôs

Kelly Cota (Piracicaba)
Isis (ex-Araçatuba)
Flavia (Blumenau)
Eliane (ex-São Caetano)
Sandra Leão
Maria Cristina (ex-Guarulhos)
Geisa (ex-São José)
Alessandra

Algumas dessas atletas estão inativas e pode ser que nem todas aceitariam voltar a jogar, embora a maioria delas tenha menos de 32 anos e não anunciaram aposentadoria definitiva. De qualquer forma, creio que a maioria aceitaria uma boa proposta para jogar, tal qual fez a Alessandra que reforçou Jundiaí a menos de dois meses nos Jogos Abertos do Interior.

Também seria possível contratar várias jovens talentosas que não encontram espaço nos pouquíssimos clubes que participara da LBF. Meninas que jogam em clubes que não vão participar dessa edição, que acabaram de sair do sub-19 ou que pararam a pouco tempo por falta de opção.

Armadoras

Angela (ex-Blumenau)
Drielli (ex-Jundiaí)
Aruzha (São Caetano)
Alana (Osasco)

Alas

Bruna Werbrich (Osasco)
Natália Saar (ex-Americana)
Isadora Serpa (ex-Ribeirão Preto)
Sheila Nunes (ex-Rio Claro)
Jennifer Souza (ex-Ourinhos)
Veridiany (ex-Santo André)
Natália Beira (ex-Jundiaí)
Djane (São Caetano)
Nathália Ellen (Venceslau)
Yasmim (ex-Santo André)


Pivôs

Milena Santos
Andressa Arantes (Venceslau)
Lorraine (Osasco)
Nayara (ex-Mangueira)
Tatiane (ex-Ourinhos)
Aline Gomes (ex-Americana)
Júlia Alves (ex-Osasco)

São atletas com menos de 25 anos, a maioria bem menos, algumas com passagens por seleções de base e que estão a espera de uma oportunidade. São vinte atletas que seria possível selecionar as doze melhores para formar um bom time.

Anônimo disse...

Fico Feliz por Venceslau, mais porque não levar Deia, ao invés da Ariane, ambas são da mesma estatura, mais como torcedora a Deia é mais completa e merecia essa oportunidade de estar jogando uma Liga Nacional, já que está desde o começo lutando pra colher bons frutos e quando tem uma oportunidade o Flávio a deixa de fora. Boa Sorte a todas!

Anônimo disse...

Renata e Flavio vcs e a cris fazem o trabalho de base a muito tempo cada um em sua cidade e tendo sempre bons frutos saindo desse trabalho, acho que a união de vcs vai fortalecer não só a equipe do Vizinhança mas o basquete feminino.Estou na torcida sempre.
Boa sorte pra vcs e as atletas e principalmente aos patrocinadores que estão acreditando sempre em vcs.
maria H

Anônimo disse...

Ainda é um time fraco, principalmente por que a pivô norte-americana Jeanine, destaque de Venceslau no Paulista, não está indo para Brasília, mas pelo menos agora temos sete atletas profissionais, o que deveria ser o mínimo exigido para qualquer time se inscrever na LBF. Vamos torcer para a equipe de Brasília consiga novos reforços e ficar mais forte.

Anônimo disse...

Tem muita gente boa sem jogar e muitas meninas talentosas esquentando banco. Se cada equipe conseguir contratar três estrangeiras e redistribuir as atletas sub utilizadas como Tássia, Débora e Maria Carolina (Americana), Cacá, Estela e Thais (São José), Monica, Ariani e Ana Flavia (Ourinhos), etc... é possível montar 12 equipes competitivas.

Anônimo disse...

cara, como gostaria de ver neste momento a KARLA DE AMERICANA, defendo o Clube o Clube Vizinhança, clube onde começou a jogar basquete. certamente com sua larga experiência inclusive com várias convocações para a seleção olímpica, poderia certamente ser muito importante para o time de Brasilia.

Anônimo disse...

Anonimo 21:36

Vai ficar só na vontade............HAHAHAHAHA

Americanaticos!

Anônimo disse...

Das atletas acima, formaria um time com:


Titular: Gigi, Silvinha, Gilmara, Geisa e Isis.

Reversas: Angela, Jenifer, Djane, Maria Cristina e Milena - Julia Alves e Isadora.

Capaz de ganhar de Brasília, Rio Claro e até de Ourinhos e Santo André rsrsrs.

Anônimo disse...

Anonimo das 21;36, TUDO É POSSIVEL E NADA IMPOSSÍVEL, tendo em vista que a família da KARLA é toda de Brasilia e certamente poderá na próxima LIGA já jogar pelo Clube da Capital Federal, pois seria um orgulho para todos nós que amamos o BASQUETE FEMININO, e o CLUBE VIZINHANÇA.