terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Primeira rodada do Campeonato Brasileiro sub-15


São José dos Pinhais, PR - A Seleção de Santa Catarina estreou com vitória sobre a do Rio Grande do Sul por 52 a 45 (24 a 19 no primeiro tempo), no Ginásio do Centro de Esportes e Lazer Ney Braga, na cidade paranaense de São José dos Pinhais. A cestinha do jogo foi a ala gaúcha Gabriela Soares com 21 pontos. A ala-armadora Giulia Kuck foi a melhor pontuadora do time catarinense com 13 pontos. O técnico Julio César Patrício destacou a importância do primeiro resultado positivo do grupo.

"Estreia é nervosa e a ansiedade dominou as meninas, ainda mais em clássico da Região Sul, mas que é sempre uma rivalidade sadia. Iniciamos bem o jogo, mas sabíamos que o Rio Grande do Sul poderia crescer durante o jogo e equilibrar a partida. Na metade do último quarto elas conseguiram empatar (40 a 40), mas revertemos e conquistamos a vitória. Agora é fazer uma boa partida contra o Mato Grosso e acredito que brigar com Minas Gerais pela classificação. Esse é o nosso primeiro objetivo na competição", analisou. 

Na disputa entre as seleções de Minas Gerais e Mato Grosso, as mineiras levaram a melhor e ganharam por 76 a 19 (28 a 8). Com 18 pontos, a cestinha da partida foi a pivô Lorena da Silva (MG). Já a pivô Tainara Dal-Bo anotou sete pontos para o time mato-grossense. O técnico André Luis Machado analisou a partida.

"Foi uma estreia da equipe, de algumas jogadoras e a minha também no comando de uma seleção estadual. Foi uma conquista importante que possibilitou a avaliação das atletas para as próximas partidas, que serão mais duras e decisivas na briga pela classificação. O fator primordial para essa vitória foi a consistência e a boa defesa da nossa equipe", avaliou o técnico mineiro.

Na sequência, a equipe do Espírito Santo venceu a Paraíba por 68 a 33 (40 a 17), com 21 pontos da ala Gabriela Nascimento. A ala-pivô Maryanna Farias marcou 12 pontos para a seleção paraibana. O técnico capixaba, Gilmar da Silva, destacou a defesa como uma das armas para conquistar a vaga na semifinal.

"Foi um começo bastante nervoso, pois estamos com um grupo novo e sem muita rodagem. Mas as meninas cresceram durante o jogo e abriram uma boa vantagem que me permitiu colocar as mais novas para ganharem experiência. Estou contente com o desempenho da equipe. E acho que o diferencial para o resultado foi a defesa forte. Vamos nos preparar para enfrentar o Paraná, um dos favoritos ao título. Precisamos melhorar em alguns aspectos se quisermos conquistar a classificação para a próxima fase", contou Gilmar.

Fechando a primeira rodada, a Seleção do Paraná derrotou a do Distrito Federal por 77 a 26 (43 a 14). Com 11 pontos, a ala paranaense Julia Machado foi a cestinha da partida, enquanto a melhor da capital federal foi a armadora Milena Galina, com nove pontos. O técnico Adilson Novak Junior gostou do desempenho das anfitriãs na estreia do Brasileiro.

"A equipe foi muito bem defensivamente o que proporcionou as cestas fáceis o contra-ataque rápido. Agora nosso foco é o próximo jogo contra o Espírito Santo que ganhou bem da Paraíba. A equipe delas é rápida e possui duas meninas bastante altas. Amanhã (terça) é um outro dia e vamos com tudo para essa partida", finalizou o técnico paranaense.

A segunda rodada da competição terá os confrontos entre Rio Grande do Sul x São Paulo (14h de Brasília), Santa Catarina x Mato Grosso (16h), Rio de Janeiro x Distrito Federal (18h) e Paraná x Espírito Santo (20h). Minas Gerais e Paraíba folgam na rodada. Os três últimos colocados disputam a 2ª Divisão em 2014. A entrada é franca. 



A competição conta também com a presença da técnica Anne Amália Sabatini, assistente técnica da Seleção Brasileira Sub-16 Feminina e técnica da Sub-15 feminina do Unimed Americana (SP).


Como técnica observadora da CBB no Campeonato Brasileiro, Anne irá acompanhar o desempenho das atletas e trocar informações com os técnicos das seleções estaduais durante a competição. 


"Acredito que é uma grande oportunidade de visualizar no mesmo local todas as meninas de diferentes estados brasileiros. Inclusive essa situação facilita um pouco na hora da confecção de uma lista da Seleção Brasileira, pois uma das particularidades da Sub-15 é que é a primeira categoria a disputar competições internacionais. Então quanto mais pudermos avaliar as meninas melhor", disse Anne. 




O Campeonato Brasileiro Sub–15 Feminino da 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), com o apoio da Federação Paranaense de Basketball, e financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte.

Um comentário:

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao/noticia/2013/12/na-lbf-brasilia-tera-base-da-equipe-de-presidente-venceslau.html