quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Meninas de São José vencem Santo André na prorrogação: 1 a 0 no playoff

Começou com emoção o mata-mata semifinal do Campeonato Paulista de basquete feminino. O jogo foi decidido somente na prorrogação, com vitória do São José sobre Santo André por 75 a 69. Com o triunfo conquistado em casa, as joseenses abrem 1 a 0 na série melhor de cinco jogos do playoff.

Karen, cestinha do São José, parte para o contra-ataque (Foto: Tião Martins/TM Fotos)
Karen, cestinha do São José, parte para o contra-ataque
(Foto: Tião Martins/TM Fotos)

O duelo teve um São José impondo superioridade somente a partir do 3º quarto. Mas o time complicou-se no 4º período e teve de vencer no tempo extra. A cestinha da partida foi Carina, de Santo André, com 20 pontos, Pelo lado joseense, Karen foi a maior pontuadora, com 16. Plutin fez 15 e como pegou 10 rebotes, terminou com duplo-duplo. Menos de cem pessoas assistiram ao confronto no ginásio da ADC GM, em São José.

Nervosas e afobadas as duas equipes começaram muito mal a partida, com erros de parte a parte. Tanto é que na metade do 1º quarto o placar mostrava apenas 4 a 0 para as visitantes. Como em outras partidas pelo estadual o quinteto joseense foi se acertando no derrorrer do jogo, desta vez ajudou bastante na subida de produção as entradas de Cacá e Ramona antes de terminar a parcial. Elas acertaram as duas primeiras bolas que pegaram, marcando 4 pontos cada. O jogo ficou equilibrado e Santo André fechou o quarto com vantagem de 16 a 14.
A armadora Babi fica com a bola em lance do 1º quarto (Foto: Daniel Mello/Jogando Juntos)
A armadora Babi fica com a bola em lance do 1º quarto
A bola teimava em não entrar em arremessos de São José no começo do 2º período. O time até que jogava melhor que na etapa anterior, mas Santo André também havia aumentado seu volume de jogo. A pivô Fabi entrou bem para São José. O time acabou levando a melhor na parcial, marcando 6 pontos a mais que o adversário. Os times foram para o vestiário com São José faturando por 31 a 27, com a ala Karen marcando praticamente no estouro do cronômetro.
Segundo tempo
Santo André empatou o jogo no início do 3º quarto, mas estava difícil de segurar Karen, uma das destaques do São José no Paulista. Em uma bobeada da defesa contrária, ela penetrou com velocidade e fez uma bandeja sozinha, em grande jogada. No lance seguinte, converteu bola de, 3 chegando aos 12 pontos.
Tudo passou a dar certo para as joseenses, inclusive a cubana Plutin, que vinha apagada, começou a jogar basquete. A equipe abriu 12 pontos de diferença e não chegou a perder mais a liderança do placar. O 3º período terminou com o time jogando bem, apesar da vantagem ter caído para 6 pontos no final: 53 a 47.
O jogo começou pegado e tenso no 4º período. Era o momento de definição. São José passou a se complicar, errando tudo no ataque. Até a metade da parcial,a equipe da casas só havia feito 1 ponto; por isso, Santo André virou o placar. O técnico Carlos Lima parou o jogo e pediu tempo. Seu quinteto melhorou a marcação e retomou a ponta. O jogo ficou indefinido e novamente marcado por nervosismo e erros.
A cubana Plutin briga muito com as adversárias (Foto: Tião Martins/TM Fotos)
A cubana Plutin briga muito com as adversárias (Foto: Tião Martins/TM Fotos)
Faltando 22 segundos para acabar, São José tinha 3 de vantagem e posse de bola. “Não podemos perder a bola, temos que valorizar”, instruiu o treinador em pedido de tempo. “O jogo está na nossa mão, é só usar a consciência e vencer”, prosseguiu. Só que o time do ABC fez falta e São José só converteu um lance livre, dos dois tentados. No ataque adversário, veio a bobeira. A cestinha Carina arremessou de longe, pois era o que restava para Santo André a 5 segundos do fim. Ela errou, mas São José brincou com fogo de novo, ao cometer falta. A jogadora acertou os 3 tiros livres que teve direito e levou a partida para a prorrogação (62 a 62).
No tempo extra, só deu São José. A equipe jogou com muita garra, teve a mão certeira e fechou o jogo com seis pontos de diferença sem sofrer muita dificuldade como antes. Nesta quarta tem mais São José x Santo André.
As partidas
Jogo 1 - 12/11: São José 75 x 69 Santo André
Jogo 2 - 13/11, quarta-feira: São José x Santo André – 20h na ADC GM, em São José
Jogo 3 -  15/11, sexta: Santo André x São José – 18h gin. Celso Daniel, Sto. André
Jogo 4 (se necessário) - 16/11, sábado: Santo André x São José – 18h, Sto. André
Jogo 5 (se necessário) – 18/11, segunda: São José x Santo André – 20h na ADC GM

3 comentários:

Anônimo disse...

Sexta feira em Santo André o jogo será as 20 horas e não as 18h como foi postado.

Anônimo disse...

Anônimo das 9:44 o jogo em Santo Andre é as 18 hs
e não as 20:00.Entre no site da fpb e Voce terá a
certeza.

Anônimo disse...

Anônimo das 9:44 o jogo em Santo Andre é as 18 hs
e não as 20:00.Entre no site da fpb e Voce terá a
certeza.