terça-feira, 12 de novembro de 2013

Federação de Mato Grosso traça metas para crescimento da modalidade

20131112_587914_1211_Mato_Grosso_gdeHá quase dois anos na presidência da Federação Matogrossense de Basketball (FMTB), a advogada Karine Gomes Ribeiro, projeta grandes melhorias para o basquete do estado, nos campeonatos das categorias de base e adulto. A principal meta é aumentar o número de praticantes e diminuir as distâncias entre as cidades com competições regionalizadas.
“Precisamos levar o basquete para os municípios. Nosso estado é muito grande, mas com a ajuda das prefeituras vamos conseguir popularizar o esporte em todas as cidades. Primeiro vamos incentivar a base que é o começo de tudo e tentar antecipar o amadurecimento dos atletas com muitas competições na base”, destacou Karine.
Mesmo enfrentando dificuldades com a diminuição dos recursos para as modalidades esportivas no estado, devido aos custos das obras para a Copa do Mundo de Futebol 2014 na capital Cuiabá, Karine, que conta com o apoio do marido e vice-presidente da FMTB, Arthur de Oliveira Ribeiro, afirma que vencerá a batalha para realizar os campeonatos programados.
“Na temporada 2012, tivemos um total de 16 eventos regionalizados envolvendo todas as categorias, no masculino e no feminino. Nesse ano, mesmo enfrentado muitas dificuldades com a obtenção de recursos, já fizemos 11 eventos. Em cada competição temos uma média de 400 atletas na base e em torno de 700 no adulto”, lembrou a dirigente.
Para o mês de novembro, a Federação de Mato Grosso está programando mais uma etapa dos Campeonatos Estaduais Sub-14 e Adulto, ambos no feminino e masculino.
“As inscrições já foram abertas e estamos aguardando um número muito grande de participantes, já que muitas equipes não vão para o interior e como vamos fazer em Cuiabá. No ano passado, tivemos 11 equipes no adulto masculino e cinco no adulto feminino”, lembrou Karine, que espera realizar essa etapa a partir do próximo dia 21.
Com relação ao trabalho que realiza e sendo a primeira mulher presidente da Federação, Karine apenas lembra que quando era atleta sempre tinha olhar crítico de apontar a falha sem ver as dificuldades. “Hoje é diferente porque preciso ser crítica, mas sabendo enfrentar as dificuldades e resolvendo elas. Fico feliz com essa missão porque conto com o apoio das meninas e dos meninos, e até esqueço da preocupação de ser mulher”, confessa.
Seleções Sub15
A Sub-14 é a categoria que conta com o maior número de atletas disputando os campeonatos da Federação. E a presidente tem um enorme carinho quando fala das seleções mato-grossenses Sub-15. A masculina irá disputar o Brasileiro da 2ª Divisão, de 26 a 30 deste mês, em Macapá (AP), enquanto a feminina o Brasileiro da 1ª Divisão, de 8 a 15 de dezembro, em São José dos Pinhais (PR).
“A intenção inicial era realizar várias seletivas para chegarmos à equipe ideal, mas tivemos que tirar a última etapa de treinamento por falta de recursos. Mas com certeza iremos com duas boas seleções para os dois Brasileiros”, afirmou.
Pelo quinto ano seguido Gilberto Liell será o técnico de Mato Grosso no Brasileiro Sub-15 Masculino. A equipe irá treinar de 21 a 24 deste mês e no dia 25 viaja para Macapá (AP).
“Conseguimos formar uma seleção muito boa, com jogadores altos e rápidos. Temos uma expectativa muito grande em buscar nosso retorno à 1ª Divisão. É verdade que serão oito seleções buscando o mesmo objetivo e apenas três irão se classificar. É uma idade em que os meninos podem jogar bem uma partida e não repetir na próxima, mas estamos confiantes”, explicou Gilberto, que é técnico no município de Água Boa.

Nenhum comentário: