domingo, 17 de novembro de 2013

De virada, nos minutos finais, São Paulo é tri no basquete dos Jogos Escolares

imagemje

As equipes dos colégios Divino Salvador, de Jundiaí (SP), e ADN Master, do Rio de Janeiro (RJ), chegaram à final do basquete feminino, Primeira Divisão dos Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 - Etapa de 15 a 17 anos, depois de vencerem todas as partidas da fase classificatória e as semifinais na véspera. Com uma virada emocionante nos minutos finais do último quarto, a equipe de Jundiaí venceu por 79 a 76 (43 a 45) e conquistou o tricampeonato da competição.

O jogo começou com o Divino mostrando personalidade e se impondo diante da rápida equipe carioca. O primeiro período foi vencido pelas paulistas por 25 a 23, mas a partir daí só deu Rio de Janeiro. Bastante entrosadas e com um dia inspirado das jogadoras Nicole Chirinda e Rayane Sant'Anna, as meninas da ADN fecharm o primeiro tempo em 45 a 43.

"Nós passamos um sufoco durante o jogo, mas tínhamos um objetivo desde que chegamos aqui. A gente vem se preparando há muito tempo para esse campeonato. Mostramos que o merecimento vem para quem trabalhou forte, e valeu muito a pena", declarou a ala-pivô Gabriela Paula, cestinha da partida com 27 pontos. "Nós começamos muito forte, mas acho que quando o Rio virou acabamos dando uma desanimada. Felizmente nossa treinadora ficou em cima para não desistirmos e isso nos contagiou para conseguirmos a virada", completou a jogadora, que este ano foi campeã sul-americana com a seleção brasileira Sub-17, no Equador.

No início do último quarto, o Rio de Janeiro chegou a abrir uma vantagem de sete pontos, quando Gabriela levou uma cotovelada e abriu o supercílio. Sangrando muito, a jogadora foi atendida fora de quadra, recebeu um curativo e uma bandagem na cabeça, mas não quis abandonar a partida.

"Em um jogo como esse, você não pode perder a atenção e o foco em nenhum segundo. Você tem que pensar em ganhar o jogo o tempo todo. As meninas confiaram, foram para cima com uma garra incrível, e a Gabriela, mesmo machucada, quis voltar, não foi por imposição. Acho que isso mostra o espírito dessa equipe. A gente precisava vencer para oferecer esse título, além do estado de São Paulo, ao nosso diretor que faleceu há 15 dias, Padre Divo Binotto, e que fez de tudo para nós estarmos aqui. Eu tinha certeza de que seria assim", comemorou a professora Lucia Gumerato, treinadora da equipe paulista.

Morando há um ano em São Paulo, a ala carioca Thayna Silva também festejou bastante o título conquistado nos Jogos Escolares da Juventude, em Belém. Thayna também fez parte da seleção sub17, campeã sul-americana este ano.

"A primeira coisa que fiz foi mandar mensagens para a minha mãe e para o meu namorado", brincou Thayna. "Acho que no início ficamos nervosas, apesar de já conhecermos as meninas da equipe do Rio, mas sempre rola aquela ansiedade, natural, de você querer ganhar. Felizmente, tivemos muito foco e garra dentro de quadra, e esse foi o deferencial para conquistarmos o título", finalizou.

Mais cedo, na partida válida pela disputa da medalha de bronze, o Colégio C. Dinâmica, do Paraná, venceu sem muita dificuldade o Colégio Sinodal, do Rio Grande do Sul, por 52 a 34 (14 a 8)

Os Jogos Escolares da Juventude Belém 2013 são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizados por Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Basquete feminino - Belém 2013:

Primeira Divisão:

Ouro - Divino Salvador (SP)
Prata - ADN Master (RJ)
Bronze - C. Dinâmica (PR)

Segunda Divisão:

Ouro - BJ Colégio e Curso (PE)
Prata - Darwin (ES)
Bronze - Colégio Batista SD (CE)

Terceira Divisão:

Ouro - Santa Catarina (PA)
Prata - CE Adalberto Valle (AM)
Bronze - Colégio Anchieta (AL)

Fonte: COB

Nenhum comentário: