sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Seleção Sub-17 faz final do Sul-Americano com a Argentina

20131024_939339_2410_Brasil_Sub17_gde

O Brasil está na final do 17º Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino, que está sendo disputado em Porto Viejo, no Equador, e garantiu sua vaga na Copa América Sub-18 de 2014. Nesta quinta-feira (dia 24), pela fase semifinal, a Seleção Brasileira venceu o Chile por 84 a 65 (39 a 29 no primeiro tempo), com 19 pontos, duas assistências e um rebote da cestinha Kananda Ribeiro. Outros destaques da equipe nacional foram Vitória Domingos (17 pontos, dez rebotes e cinco assistências) e Thaina Silva (15 pontos, dez rebotes e quatro assistências).
“O primeiro período foi disputado ponto a ponto e o Chile dificultou muito nossas ações. A partir do segundo quarto conseguimos impor nosso ritmo de jogo e administramos a vantagem até o final. Destaco mais uma vez a postura e o jogo de equipe das meninas”, disse o técnico Guilherme Vós. “Conseguimos nossos dois primeiros objetivos no Sul-Americano que foram a vaga na final e na Copa América. Agora é preparar a equipe para a decisão do título”, completou.
O Brasil segue invicto no Sul-Americano, com quatro vitórias, e irá decidir o título nesta sexta-feira (25), às 23h de Brasília. O adversário será a Argentina que derrotou na outra semifinal o Equador por 73 a 41. A disputa do terceiro lugar será entre Chile e Equador, às 21h. Os três primeiros colocados do Sul-Americano estão classificados para a Copa América – Pré-Mundial Sub-18 de 2014, em Colorado Springs, nos Estados Unidos.
BRASIL (17 + 22 + 16 + 29 = 84)
CHILE (15 + 14 + 15 + 21 = 65)
Confira a estatística completa de Brasil x Chile.
Forma de disputa
Na primeira as oito seleções foram divididas em dois grupos de quatro e se enfrentaram em suas respectivas chaves. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificaram para a fase semifinal, no sistema de cruzamento olímpico: 1º A x 2º A e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze.
Tabela – 1ª Fase
1ª rodada – Segunda-feira (dia 21 de outubro)
Venezuela 66 x 49 Peru, Brasil 123 x 19 Uruguai, Chile 52 x 70 Argentina e Paraguai 52 x 77 Equador
2ª rodada – Terça-feira (dia 22 de outubro)
Peru 33 x 95 Chile, Brasil 112 x 43 Paraguai, Argentina 87 x 58 Venezuela e Uruguai 35 x 70 Equador
3ª rodada – Quarta-feira (dia 23 de outubro)
Paraguai 95 x 73 Uruguai, Argentina 85 x 31 Peru, Venezuela 75 x 95 Chile e Equador 34 x 83 Brasil
Quinta-feira (Dia 24)
Disputa de 5º a 8º lugares
Venezuela 91 x 52 Uruguai e Paraguai 53 x 51 Peru
Fase semifinal
Brasil 84 x 65 Chile e Argentina 73 x 41 Equador
Rodada Final – Sexta-feira (dia 25)
17h00 – Disputa de 7º e 8º lugares – Peru x Uruguai
19h00 – Disputa de 5º e 6º lugares – Paraguai x Venezuela
21h00 – Disputa de 3º e 4º lugares – Chile x Equador
23h00 – Disputa de 1º e 2º lugares – Brasil x Argentina

10 comentários:

Anônimo disse...

Metade dessa seleção foi para o Sul-Americano por puro melindre do treinador. Apenas para querer valorizar os outros estados, mas na hora H, ele só utiliza as meninas que jogam em SP, as outras ficam só assistindo do banco. Qual a necessidade disso? Seleção tem que ser algo maior que essas picuinhas entre técnicos da bae. Assim o sr. Guilherme não chegará a lugar nenhum. Se não convocar doze atletas de nível de seleção para a Copa América vai classificar no sofrimento e se insistir em ser teimoso vai passar vexame no Mundial e nunca mais voltará a ser treinador na CBB. Que ele baixe a bola e aceite que seleção não é lugar para corrigir as desigualdades sociais do país. Não tem que ter cota por estado. Seleção jogam as doze melhores, atletas com bons fundamentos, talentosas e habilidosas. Simples assim!

BOCA disse...

Este comentários,do anonimo das 10.13, só vem demonstra a falda de entendimento do Basquete!
Se São paulo fosse o único estado que faz basquete de alto rendimento, porque contrata e chama a toda hora meninas de outros estados!

A convocação para a sul-americano é simples e bem objetiva, classificar para copa América e se para isso temos que fazer uma seleções só com as atletas de São Paulo estamos frito! Outros estados são os formadores de atletas e são paulo o captador!
Se isso é bom ou ruim só o futura dirá.
Mas ficar com essa de o Treinador deve convocar só atletas de São Paulo isso é muito recalque!

Carolina Sena disse...

Não...pra variar ou é anonimo ou coloca nome fantasia...Conheço o Guilherme e duvido muito que ele tenha sido político ou forçado a fazer qualquer coisa, muito menos desigualdade social...ele não precisa disso...é coordenador de basquete de um dos maiores projetos sociais do Brasil, reconhecido no mundo inteiro e lá sim ele se preocupa tbm com a parte social.
Ficou feio seu comentário desfazendo das atletas que estão lá prontas para servirem a seleção.
Todas mereceram estar lá pois são destaques em seus estados e nas competições brasileiras.
Acompanhei a convocação e sei que ele buscou nomes diferentes pois as outras boas atletas são da geração 97 e estarão fora da preparação a se manterem as datas do mundial sub17 e Copa América sub 18.
E ele ainda teve que desconvocar uma atleta titular da grande estrutura do basquete de Americana.
E se as experiencias não estão dando certo, tenho certeza que ele e a comissão técnica são competentes para avaliar.
Se as atletas mais experientes são as de SP, no seu texto, vc só está confirmando que ele esta dirigindo da maneira certa.
Vi o jogo na internet e percebo que as atletas precisam melhorar muito, tanto técnica como taticamente...e que eu me lembre tem mais atletas de outros estados participando bastante tempo em quadra.
Esse texto aqui deve ter vindo da corrente que não aceita que fora de SP possa existir vida inteligente no basquete...
Tenho certeza que se forem necessárias mudanças a comissão vai fazer.
Boa sorte e bom trabalho Guilherme e meninas...façam o sinal da cruz pois tem muita gente no basquete brasileiro que esta torcendo contra...lamentável.

Anônimo disse...

Concordo com o anônimo , pois pelo que estamos vendo nas estatísticas, algumas jogadoras só foram pra completar o time...Ele deveria, sim, chamar as meninas da seleção sub-16 para completar a sub-17, pois as mesmas vão para um mundial no próximo ano, e daria mais experiencia internacional para elas...Levar meninas só pra completar o time foi o cúmulo, mesmo com a justificativa de que as competições vão coincidir.Tenho certeza que ele não vai colocar pelo menos 3 jogadoras deste time em quadra hj, pois elas estão com o nível abaixo das outras, principalmente as armadoras...

Anônimo disse...

E outra, nunca ouvimos falar de algumas jogadoras que estão nessa seleção, ser destaque em campeonato de base, não significa que a jogadora tenha leitura de jogo, elas simplesmente colocam a bola embaixo do braço e se tornar as principais jogadoras, isso não é basquete...

Anônimo disse...

Vencemos o jogo por quase 20 pontos de diferença, mas apenas 7 atletas tiveram participação efetiva na partida.

Anônimo disse...

eu acho que o anônimo é quem deve estar melindrado em mostrar a cara.

o currículo deve ser inferior a língua afiada sem necessidade.

O planejamento foi feito de forma correta, basta pegarmos o calendário de 2014. As meninas que disputaram a copa américa sub-16 estarão focadas no Mundial sub-17.Logo, seria inviável a convocação das mesmas.

Um novo grupo está sendo montado para copa américa e isso inclui um trabalho de desenvolvimento de novos valores e o basquete agradece.

Talvez pelo hábito de sempre termos atletas de Sp na maior parte das seleções nos anos anteriores, possa te dar a ilusão que isso é o certo. Não digo que é o errado, mas se essa receita de bolo fosse 100%,ganharíamos todos os campeonatos e mataríamos qualquer novo valor que esteja surgindo no basquete nacional.

No final das contas ele é o técnico e você é o que?

Será que é mais uma viúva que cobra atletas de americana?

Será que é ligado a algum clube que não teve sua atleta querida convocada ou cortada?

Para ser sincero nem me importa que tu és,confio e acredito no trabalho do meu colega.

Sempre é assim, com o cristiano,júlio,janeth, Tarallo,enfim quando sai o técnico ninguém fala nada,mas depois que sai a lista de convocadas, surge das cinzas como uma fenix, o corneteiro.
Cada comentário desse é uma falta de respeito e credibilidade para com um grupo de meninas que estão nesse exato momento trabalhando para alcançar o objetivo traçado.

Meninas sucesso e ótima final para todos.

Thiago Gonçalves.

Carolina Sena disse...

Se os senhores anônimos entendem tanto de basquete, pq n se identificam? Pode ser que a CBB esteja perdendo valiosos consultores. O único que mostrou ter noção do que acontece no basket femino brasileiro foi o senhor Boca, pois a maior parte das meninas aprenderam a jogar basquete em outro estado, os paulistas só colhem os louros dos outros treinadores. Todo mundo tem sua opinião quanto a convocação, mas é importante salientar que a supremacia do basquete de são paulo fui ilusória diversas vezes e que finalmente essa panela pode acabar, pois o Guilherme Vos é um técnico justo e não um técnico político como a maioria que passou por lá. Mais uma vez, é o cúmulo ver tanta gente torcendo contra um trabalho legítimo e cheio de possibilidades.

Anônimo disse...

Anônimo aí de cima,não entendi elas colocam a bola embaixo do braço e o que?
Recalque sua parenta ta lá não???
Não é?

Anônimo disse...

Sou o autor do primeiro comentário desse post. Lido sem muita atenção pode soar bairrista, mas não é nada disso. Eu comentei que as atletas QUE JOGAM em São Paulo estão num nível técnico acima, mas muitas das atletas que jogam em São Paulo foram reveladas em outros estados, como a Thayná por exemplo que começou na Mangueira e hoje joga em Jundiaí.
É isso que acontece com 99% das atletas que se destacam em Campeonatos Brasileiros de Base jogando por outros estados, elas são convidadas para jogar por clubes que disputam o Campeonato Paulista.
Não é uma situação ideal, mas é a realidade que temos e não é a convocação da seleção brasileira que vai mudar essa situação, pois se uma atleta que hoje joga fora de São Paulo for convocada e se destacar numa competição internacional, o que vai acontecer? Ela fatalmente será convidada a se transferir para um clube paulista.
Isso ocorre porque São Paulo é o único estado que mantém um Campeonato de alto nível, que dura boa parte do ano, com um número de jogos que permite que a atleta evolua em termos técnicos e aprimore seus fundamentos.
Se uma atleta não está jogando em São Paulo é porque ela não passou na peneira dos clubes, justamente por não possuírem fundamentos básicos ou porque não quiseram ficar longe da família.
Muitas meninas que hoje estão em clubes paulistas, saem de sua cidade natal, deixam suas famílias porque acreditam que podem chegar numa seleção, por isso é extremamente injusto que por critérios regionais e não por méritos próprios, meninas que com menos qualidade técnica tenham preferência numa convocação.
Ainda não foi confirmado o calendário de 2014, por isso é ainda mais injusto que por conta de uma POSSIBILIDADE que vai se confirmar ou não, meninas com condições de estar numa seleção sejam privadas dessa oportunidade.
Além disso, existem muitas meninas de boa qualidade que são de 1996 que estão de fora dessa seleção sub-17.
Que os critérios sejam analisados, reavaliados e que todos possam agir com consciência, tendo em mente que se uma menina que não possui qualidade estiver na seleção brasileira, ela estará ocupando uma vaga que por justiça seria de outra menina, que está sendo prejudicada.