sábado, 26 de outubro de 2013

Seleção Brasileira é campeã do Sul-Americano Sub-17

cbb3


O Brasil conquistou o título invicto do 17º Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino, disputado em Porto Viejo, no Equador. Na partida final, encerrada na madrugada deste sábado (dia 26), a Seleção Brasileira venceu a Argentina por 86 a 63 (36 a 30 no primeiro tempo), com 25 pontos, 10 rebotes e três assistências da cestinha Thaina Silva. Outros destaques da equipe nacional foram Caroline dos Reis (18 pontos, nove rebotes e quatro assistências), Vitória Domingos (12 pontos e três assistências) e Bianca Araújo (10 pontos e 13 rebotes).


“Brasil e Argentina é sempre um confronto de muita rivalidade, e essa final não foi diferente. Depois de um primeiro tempo muito equilibrado, conseguimos abrir uma vantagem de 11 pontos ao final do terceiro período (63 a 52). No último quarto aumentamos nosso ritmo até fechar 23 pontos na frente”, disse o técnico Guilherme Vós. “Quero agradecer a confiança e a estrutura oferecida pela CBB, o apoio da comissão técnica e a dedicação dessas meninas que acreditaram no nosso trabalho e mostraram que tem muito potencial”, completou.
cbb1cbb2cbb4



Na preliminar, o Chile derrotou o Equador por 85 a 55 e garantiu o terceiro lugar da competição. Já a Venezuela ganhou do Paraguai por 78 a 58 e terminou na quinta posição. E na disputa do sétimo lugar, o Peru superou o Uruguai por 59 a 40.



Com os resultados da última rodada, Brasil, Argentina e Chile estão classificados para a Copa América – Pré-Mundial Sub-18 de 2014, que será disputada em Colorado Springs, nos Estados Unidos.


Fonte: CBB

26 comentários:

Anônimo disse...

QUAL SERÁ O ARGUMENTO OU DESCULPAS DOS ANÔNIMOS CORNETEIROS?

PARABÉNS AS MENINAS QUE LUTARAM E REPRESENTARAM COM DIGNIDADE O NOSSO BASQUETE.

RESPEITO É BOM E TODAS VOCÊS SÃO MERECEDORAS!

THIAGO GONÇALVES

Anônimo disse...

Parabens para as meninas q jogam em sao paulo q mais uma vez mostrou q os outros estados ainda precisam melhorar mt o basquete

Luís disse...

Bom dia,para quem achou que essas meninas colocam a bola embaixo do braço e não tem visão de jogo.
Ganhamos da Argentina,que é uma pedra no sapato das brasileiras,então jogadoras novas com visão de responsabilidade.
Pare de criticar e vamos torcer sempre!
Os recalques
chupa essa manga kkkk
BrasilBrasil Brasil

ALDO SC disse...

AGORA VÃO ESCREVER O QUE?
NÃO FEZ MAIS QUE A OBRIGAÇÃO BLÁ BLÁ BLÁ . . .
PARABÉNS CT DA SUB 17 EM ESPECIAL AO CARIOCA, O PARAIBANO, À MINEIRA, A GOIANA E A QUALQUER OUTRO INTEGRANTE DA CT DE OUTROS ESTADOS!
TODOS, BRASILEIROS E COM GRANDE CAPACIDADE DE TRABALHAR COM O BASQUETE!
SÃO PAULO É O POLO, A REFERÊNCIA NACIONAL DA MODALIDADE, MAS O BRASIL TEM OUTROS ESTADOS E MUITA GENTE CAPACITADA PARA TRABALHAR COM O NOSSO ESPORTE AMADO!

Leonardo P disse...

Parabéns para todos, ganhamos e não foi deixado margens para críticas absurdas!
Campeão com autoridade sem a menor contestação!

Anônimo disse...

SÓ UMA PERGUNTA?
THAYNÁ SILVA É PAULISTA?

THIAGO GONÇALVES.

Anônimo disse...

Ganhamos o Sul-Americano como já era previsto. Isso serve de referência para avaliar a qualidade da seleção brasileira em nível mundial? Infelizmente não, pois a qualidade técnica do basquete sul-americano é baixíssima. Temos um ótima geração, mas é inconcebível que numa seleção brasileira apenas sete atletas sejam capazes de produzir numa competição de nível tão baixo. Precisamos urgentemente de uma armadora e de uma pivô pelo menos. Se realmente coincidir o Mundial sub-17 com a Copa América sub-18, impossibilitando a participação das meninas de 1997 na Copa América, temos ótimas meninas de 1996 que foram esquecidas como a armadora Elissa Saiz e a Gabriela Santos de Americana, a armadora Domenica de Osasco, a Beatriz de São José e mais algumas que tem nível de seleção. Caso o treinador queira manter seus critério regionais, temos também a armadora Susan que joga de Ourinhos, mas é de Goias, mas se a seleção brasileira tiver que cumprir cota para incluir jogadoras que atuam em clubes de diferentes estados, eu não consigo lembrar de mais ninguém, pois as melhores, independentes de onde nasceram e começaram a jogar basquete, já foram transferidas e estão atuando no Campeonato Paulista.

Anônimo disse...

O técnico da sub 17, prepare-se que você vai levar rasteira da Janete e ela vai ser tecnica do mundial. Como já aconteceu !!!!

Sta. Ignorância disse...

Olha, eu concordo que ficou muita menina boa de SP de fora, mas isso não quer dizer que meninas de outros estados não possam ser testadas. Ou vocês acham que a armadora Lilian, MVP do último brasileiro, não deveria ter sido testada?

No entanto, chega a ser ridículo criticar ou por em dúvida a competência do Guilherme Vos, como fizeram na época da convocação, só porque ele não convocou jogadora do clube A ou B. Me desculpem, mas parece que a pessoa que acha que o Guilherme não tem nível pra ser técnico da seleção, não acompanha o basquete e não sabe do trabalho que ele desenvolve (que não é de hoje).

Parabéns às atletas e que em 2014 na Copa América o tempo de preparação seja maior.

E parem com esse clubismo, até porque não tem time imbatível. Os Jogos Abertos mostraram isso.

Anônimo disse...

Thayna silva saiu da mangueira porque quis,só melhorou porque joga em jundiai!comissão técnica formada por pagamento de voto!so quero ver ficarem para mundial com dna Janeth ... MUDA MEU BRASIL!!!

basqueteiro disse...

Chega a ser ridículo lermos comentários dizendo que o nível sulamericano é baixíssimo, que fez a obrigação e bla bla bla....a Argentina andou nos vencendo nos últimos anos..... Viva o basquete brasileiro!!! finalmente tivemos uma seleção brasileira e não uma seleção paulista com o uniforme do brasil...parabéns a toda Comissão Técnica e atletas.

Anônimo disse...

Clubismo? Então vejamos, pq a Tayna Silva, Ramona, Joice saíram do RJ para jogar em SP?
O problema não é da atleta A ou B, o problema é da Federação dos Estados, pq não estimulam os campeonatos, que fazem competições para inglês ver...
O Brasil tem um problema crônico, armadora e pivô, e mais ua vez neste competição contatamos essa realidade, como o Brasil vai para a Copa América com apenas uma pivô com estatura de pivô? E a armação? Vimos que nesse sul-americano, o técnico só teve opção de levar 2 armadoras e que apenas uma armadora estava rendendo a 2ª armadora que era do RJ e atleta de Guilherme Vos, assumiu a armação, mas pelas estatísticas vimos que a mesma não está no mesmo nível da titular...Então, é preciso garimpar urgente as pivôs e armadoras.

Anônimo disse...

Boa Gui!!!
Você merece!!!!
CHUPA técnicos de Americana que se acham o máximo!!!!
Chupa CBB QUE TIROU O TARALLO DA SELEÇAO

Anônimo disse...

O que adianta levar atletas do Brasil inteiro e na hora H deixar em quadra apenas as que jogam em São Paulo. Não adianta querer tampar o sol com a peneira e nem fazer média. As melhores dos outros estados já estão jogando em São Paulo, portanto não faz sentido usar como referência para convocação um campeonato brasileiro que dura 1 semana e a final é o único jogo equilibrado do torneio. Não é questão de clubismo, nem sou de Americana, mas o clube está invicto no Paulista sub-17 com 20 vitórias em 20 jogos será que apenas a Monique é a única responsável por essa campanha? Existe um recalque muito grande sim em relação aos clubes grandes de São Paulo. Isso é nítido, o que é uma pena que profissionais experientes tenham esse pensamento tão pequeno. Isso sim é que é clubismo.

Anônimo disse...

Meu Deus o cara é campeão. Fez o que devia fazer, representou muito bem nosso país e ainda tem gente criticando?!

Venceu de maneira incontestável todos os jogos e a discussão é se a menina é de São Paulo ou não...é como aconteceu quando a Nba veio pra cá, tanta coisa pra comentar como organização, modelo de gestão, os atletas, a partida (mesmo sendo de pré temporada) mas o que a imprensa comenta é "Nenem deveria ir para a seleção Brasileira?" Putz, é difícil demais gostar de basquete aqui no Brasil.

Anônimo disse...

As meninas saem do Rio porque, no Rio se faz Olimpiada, estadio para Copa do Mundo, Centros de treinamento para as equipes que virão para os jogos, 4 Clubes grandes de futebol na capital, o campeão masculino e o feminino de Vôlei e etc.
As cidades pequenas de São Paulo desde sempre apoiam uma equipe de um esporte o que é louvavel. Mas, quando a NBA vem ao Brasil, so tem um ginásio em condições de receber uma partida de qualidade.
É uma grande besteira ficar discutindo se o interior de São Paulo é melhor ou não. O que importa é qur temos a certeza de que o problema esta na falta de equipes adultas em todo o pais. Para que as meninas possam desenvolver todo o seu potencial. Isso é o importante e não quem foi campeão do Sub 17 de São Paulo.
Parabens a CBB que parou de inventar tecnico na seleção brasileira. Vamos evoluir senhores e parar com o bairrismo pois no final estamos todos juntoa no mesmo pais cheio de problemas.

Anônimo disse...

A verdade é simples.Essa geração é boa e ganhou.Quem
fez a diferença foram as jogadoras e não os técnicos.
Foram escolhidos pela Cbb para fazer média com esse
projetinho da mangueira.O Guilherme é bom no 3x3.

Anônimo disse...

As pessoas acham que vencer Sul-Americano quer dizer alguma coisa. Aff. Até parece que não acompanham o basquete mundial. O que representa a América do Sul no cenário do basquete feminino? Nada gente! Acordem!

Anônimo disse...

O projeto do Guilherme na Mangueira é maravilhoso do ponto de vista social e de descobrimento de talentos, mas as meninas de grande potencial chegam em São Paulo totalmente cruas. TODAS. A Erika quase quebrava a tabela com os tijolos que ela mandava em direção da cesta. A Macau em Osasco ensinou praticamente tudo que ela sabe. A Clarissa tem um potencial, força e raça fora do comum, mas até hoje sofre por falta de técnica e fundamentos bem apurados. Colocar uma menina de 1,82m para jogar de pivô cinco é um crime. O mesmo aconteceu com a Isabela Ramona, talento incrível, mas treinada como ala/pivô mesmo tendo apenas 1,76m. O mesmo aconteceu com a Thayná. Todas atletas de potencial fantástico e treinadas de forma equivocada. Quem corrige as falhas de formação e fundamentos são os treinadores de São Paulo, como elas são diferenciadas, conseguem se profissionalizar, apesar das limitações técnicas, mas se fossem treinadas corretamente desde o início chegariam muito mais longe.
Outra coisa: basquete de formação é muito diferente de basquete de competição. Como podemos avaliar a capacidade de um treinador armar uma equipe taticamente, treinar esquemas defensivos, jogadas de ataque e tomadas de decisão se ele não participa de competições de alto nível de longa duração e não faz intercâmbio internacional? Não adianta querer proteger A ou B pois quando chegarmos no Mundial o nível de exigência será altíssimo. Para ser um bom profissional não basta ser uma "pessoa legal" é preciso ter muita vontade de aprender e buscar se reciclar constantemente.

Marco disse...

Não existem super técnicos trabalhando no basquete brasileiro e muito mesmo na base. Praticamente todos que trabalham nos poucos clubes formadores tiveram oportunidade de dirigir uma seleção. Agora é a vez do Guilherme Vos. Nada mais justo para quem trabalha a mais de 20 anos com formação de atletas. O sucesso do trabalho vai depender de uma série de fatores, mas nenhum existe uma fórmula pronta e infalível. Cada um tem que buscar uma maneira de fazer o melhor para chegarmos o mais longe possível. Vamos torcer pelo sucesso dessa ótima geração e que esse grupo encontre a melhor formação até o Mundial de 2015 para que possamos ter uma boa campanha e quem sabe conquistar uma medalha.

Anônimo disse...

É verdade, o nivel do mundial é altissimo e o Guilherme deve saber, mas se for ele o técnico, acredito que vá fazer uma convocação mais ampla, pois ele deve ter feito analise das jogadoras e sabe que apesar das meninas serem boas jogadoras, elas ainda vão ter que melhorar muito.
A Comissão Técnica é formada de pessoas experientes e devem saber que o time do Brasil não está pronta e que dispõe de poucas peças para a Copa América.

Anônimo disse...

É fato ou boato que a Janeth vai assumir o cargo de técnica dessa seleção na Copa América sub-18?

E quem será o treinador da seleção sub-17 no Mundial ano que vem?

Anônimo disse...

Tomara que seje boato a Janeth ser a tecnica,Quilherme é muitto bom.
A época de Janeth já passou ela pega a coisa pronta e cresce se achando.
Tem técnicos aí que nem deveria fazer parte da comiçao dela,um do vale principalment.

Anônimo disse...

Queiram ou não, hoje a Janete é a
mais preparada para dirigir as Sele
ções de base.Ganhou muita bagagem
com o mundial sub 19 e mostrou que
esta pronta para o cargo.Perder jo-
gos no mundial pelas diferenças que
foram pequenas,dão a ela crédito.

Anônimo disse...

Guilherme tem que ser o técnico da sub 17 para o mundial. Janeth técnica da sub 18 até porque no ano seguinte tem mundial sub 19. Não dá para testar novos nomes nem deixar o Júlio Patrício voltar pois ele não acompanha as meninas e deixa os técnicos de SP escolherem as atletas.Verdade seja dita a Janeth foi bem na Lithuania e o Guilherme sem comentários foi perfeito no Sulamericano.

Anônimo disse...

Macau ensinou a Érika foi dose, A Helleninha não existiu no cenário ? Maria Helena então nunca existiu.
O povo bairrista. vai chupar cana e se divertir no único bar da cidade do interioor.
Boa noite.