quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Guilherme Vos define seleção sub-17 para o Sul-Americano

20131016_198692_SUB17 FEM_GDE

O técnico Guilherme Vós definiu, nesta terça-feira (dia 15), as 12 jogadoras da Seleção Brasileira Sub-17 Feminina que vão disputar o 17º Campeonato Sul-Americano da categoria. A competição será realizada de 21 a 28 deste mês, em Porto Viejo, no Equador, e classificará três seleções para a Copa América – Pré-Mundial Sub-18 de 2014.
"Só definimos nesta semana as 12 jogadoras que vão viajar para o Equador. A equipe brasileira sofreu perdas importantes, mas felizmente tivemos peças para a reposição. A maioria das jogadoras não possuía experiência internacional e vieram de clubes diferentes. Nesse período de treinamento, elas ganharam no conjunto e já se reconhecem em quadra, além de terem conquistado uma boa leitura de jogo. Estou muito contente com a evolução do grupo. Todas cresceram muito e seguem em uma projeção maior", disse Vós.
O técnico brasileiro destacou as principais características do jovem elenco. "A principal característica do time é a velocidade e a boa condição de arremessos de fora. Além de uma marcação forte e um jogo de transição bastante ágil", analisou.
Concentradas há um mês na cidade paulista de Santa Bárbara D'Oeste, a equipe nacional realizou um jogo-treino, nesta terça-feira (15), contra a equipe adulta de Piracicaba (SP). O Brasil venceu por 48 a 45.
"Já havíamos enfrentado anteriormente o time de Piracicaba, mas ainda estávamos com 15 jogadoras. Chegamos a perder a primeira partida, mas estávamos com o objetivo de avaliação e análise do comportamento de cada uma das jogadoras. Ontem (terça), entramos com o objetivo diferente de dar ritmo de jogo para as atletas e colocar em prática tudo que estamos treinando", finalizou o comandante.
A Seleção Brasileira embarca para o Equador, na madrugada deste sábado (19).
Seleção Brasileira Sub-17 Feminina
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURALIDADE

Bianca Araujo da Silva – Pivô – 17 Anos – 1,90m – A.D. Santo André (SP) – SP
Caroline Fernanda dos Reis de Oliveira – Ala – 16 Anos – 1,78m – Casa do Garoto/Tupã (SP) – SP
Gabriela Guimaraes de Paula – Pivô – 17 Anos – 1,80m – Divino/Coc/Junidaí (SP) – SP
Gabriela Leticia Bonamigo – Ala-Pivô – 17 Anos – 1,83m – Abasfi/Foz Do Iguaçu (PR) – PR
Kananda Ribeiro Benedicto – Ala – 17 Anos – 1,78m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
Leticia de Oliveira Senff – Ala-pivô – 16 Anos – 1,83m – Abavi/Rio Do Sul (SC) – SC
Leticia Maria Costa Xavier – Ala – 17 Anos – 1,75m – Sport Recife (PE) – MA
Lilian Carvalho de Gonçalves – Armadora – 17 Anos – 1,70m – Mangueira/Petrobras (RJ) – RJ
Nicole Cristina Xavier Chirinda – Pivô – 17 Anos – 1,83m – Mangueira/Petrobras (RJ) – PR
Tayna Fernanda dos Reis – Armadora – 17 Anos – 1,70m – Casa Do Garoto/Tupã (SP) – SP
Thayna Silva – Ala – 17 Anos – 1,76m – Divino/COC/Jundiaí (SP) – RJ
Vitoria Maria Domingos Marcelino – Ala-Pivô – 17 Anos – 1,79m – São José/Atleta Cidadão/Heatgraft (SP) – SP
Comissão técnica
Diretor: Vanderlei Mazucchini Junior
Administradora: Andreia Luisa Cavalcante Lopes
Técnico: Guilherme Pedro Antonio Gomes Castro Vos
Assistente Técnico: Bruno Pimentel Guidorizzi
Assistente Técnico: Adriano Lucena de Araujo
Preparador Físico: Marcos Vinicius Strapasson
Médica: Adriana Gomez Carballo
Fisioterapeuta: Thayse Cristine de Melo Lins
Nutricionista: Emy Takahashi

21 comentários:

Anônimo disse...

PQ SERA QUE NAO TEM NENHUMA ATLETA DE AMERICANA? OU SE ELAS SO SAO CONVOCADAS POR CAUSA DO PANELAO E NAO DA SELECAO?
OU SE E POR SER UNIMED? BOA GUILHERME AI SIM CONFIAMOS EM VC!

Anônimo disse...

NENHUMA JOGADORA DE AMERICANA??

Anônimo disse...

Parabéns Guilherme, só tome cuidado com a janete que ela é mestra em passar a perna nos tecnicos que classificam as equipes para o mundial.....

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Alguém duvida que esse time vai arrasar no Sul americano? time muito bom. Claro que há jogadoras 97 excelentes mas é bom ampliar o universo de meninas selecionáveis.Parabéns Gui! Aprenda um pouco com ele Sr. Júlio e tente sair da mesmice de convocar sempre as mesmas atletas experimentando outros talentos que estão surgindo nos Brasileiros e escolares.

Anônimo disse...

E a saga das mini-pivôs continua.

Célio

Anônimo disse...

Pelo que vi dessa seleção, quem vai segurar o tranco mesmo são as meninas de SP e do Rio...Ainda bem, que é um sul-americano...

Anônimo disse...

Meu grande amigo desejo a vc e sua equipe todo sucesso do mundo vc merece abraços Marcelo SP

Cleide de Barros disse...

As jogadoras de Americana são em sua maioria 97, as 96 que poderiam estar na seleção ou estão bancando ou está com problemas pessoais!
Bom trabalho a todos da comissão técnica!
E por favor parem de secar e ficar de picuinha e este pesamento tacanho, achando que só em americana tem treinadores!
Aliais é bom explicar como algumas pessoas estão assinando as sumulas,pois não tem o cref!

Anônimo disse...

Campeonato Sul-Americano sub-17, qualquer seleção escolhida do Brasil vai se sagrar campeã. O povo acorda, e só olhar o que acontece em qualquer campeonato sul-americano.
Olhem o basquete feminino e acordem, nivel baixissímo.

Anônimo disse...

Ganha o Sul-americano, depois passa vergonha no Mundial. Como podemos jogar um Mundial com pivôs com menos de 1,80m? Que falta de noção!

Marco disse...

Li num post abaixo que a Mangueira está interessada em participar da LBF.

Seria muito interessante que o Guilherme Vos conseguisse conversar com os clubes e com a CBB para conseguir a liberação das atletas da seleção sub-17 para continuar treinando e jogando juntas na equipe que ele comanda no Rio de Janeiro.

Como a LBF deve acontecer mais ou menos no período de intervalo entre a temporada de 2013 e a de 2014 dos campeonatos de base, imagino que os clubes não teriam problemas em ceder essas atletas, afinal elas voltariam melhores após três meses jogando um competição adulta.

Isso sem falar que os clubes ficam felizes em ajudar o desenvolvimento do trabalho das seleções de base, não é mesmo?

A Mangueira poderia formar com Tainá e Caroline (Tupã), Thayná e Gabriela (Jundiaí), Bianca (Santo André), Kananda (Ourinhos), Victória (São José), Lilian e Nicole (Mangueira) + três atletas experientes para dar uma base mais forte para a equipe e tranquilidade para as meninas.

Com certeza o Guilherme faria um belo trabalho de preparação para a Copa América sub-18 em 2014 e o Mundial sub-19 em 2015.

Algo parecido com o que ele fez no Campeonato Brasileiro em 2008, se não me falha a memória, quando jogou com a seleção carioca sub-17, que tinha Clarissa e Ivana como destaques. Se não me engano Clarissa foi a jogadora mais eficiente dessa competição.

Anônimo disse...

Se os treinadores de americana fossem tão bons não precisaria de Virgil que é gringo e também não teriam tanto medo de perder e não contratariam as melhores do campeonato! Não são os treinadores que são bons e sim o dinheiro que é bastante! Se fosse bons quem estaria na seleção seria a Anne e não o Gui! Para Molina dinheiro traz felicidade

Anônimo disse...

Todos sabemos que Guilherme teve que reduzir a convocação das meninas que a principio eram 24, mas as coisas acontecem na CBB desse jeito e não é culpa dele. E para ser justo convocou as meninas da geração 96 pra dar oportunidade, pena que algumas não foram chamadas...mas as principais e as que vao seguram o Brasil estão lá, são as meninas do Rio de de SP...

Anônimo disse...

Marco,só para Voce saber,a Bianca esta treinand com o
adulto de Santo Andre e é completamente inviável a
participação dela em qualquer time.

Anônimo disse...

Se é melhor para o desenvolvimento da Bianca treinar em Santo André, mas não jogar nunca, só ficar no banco abanando as colegas com toalha nos pedidos de tempo e carregando gatorade vai fazê-la evoluir bastante. O mesmo vale para Victória de São José.

Anônimo disse...

Sabemos o motivo do corte de Monique.Quem não sabe cale a boca!

Marco disse...

Anônimo das 14:23,


É uma ideia que daria continuidade ao trabalho da seleção sub-17 visando as próximas competições, com certeza os resultados para o grupo e para o desenvolvimento individual das atletas seriam excelentes.

Entretanto acredito que essa iniciativa deveria ser planejada em conjunto entre o técnico, a CBB, a LBF e os clubes.

Em termos de organização, a LBF e a CBB pecam bastante. As duas entidades estão com sérios problemas financeiros para agravar ainda mais a situação. Também não sei se o Guilherme Vos conseguiria viabilizar a participação de seu clube (Mangueira) e alguém teria que arcar com os custos de alimentação e estadia das atletas. Tem também os clubes que, como você citou priorizam apenas o imediatismo e os interesses próprios.

Realmente é algo difícil de acontecer, aliás é muito difícil acontecer algo novo no basquete feminino.

Falta união, planejamento e visão de futuro.

Anônimo disse...

É anônimo do dia 20/10 eu sei muito bem o motivo do corte da Monique! Que coisa em!

Anônimo disse...

Marco,


Sua ideia é ótima, mas como bem disse o Ricardo Molina em matéria no balanacesta sobre o cancelamento da Copa América Feminina: "o planejamento do basquete feminino é o próximo jogo. Calendário para 30 dias não existe, imagine para temporada". "Não conseguem fazer o básico, torneio programado com início, meio e fim".

Se nem o básico conseguem fazer seria pedir demais que saia da cabeça de nossos dirigentes alguma inovação.

Anônimo disse...

Sim muito difícil perder a Monique nessa competição,,visando que élá é ótima jogadora...