sábado, 19 de outubro de 2013

Atleta do Ourinhos Basquete representará o Brasil no Sul-Americano do Equador

 DSC_5333 Depois de três semanas de preparação na cidade de Santa Bárbara D’Oeste, a ala/pivô do Ourinhos Basquete, Kananda Benedicto de 17 anos, foi confirmada pelo técnico Gui Vos como uma das 12 atletas que  defenderá a  seleção brasileira de basquete feminino sub-17 que embarca na madrugada de sábado (19), para  o Equador, para disputar o Campeonato Sul-Americano de Basquete Feminino Sub-17, entre os dias 21 e 27, cuja competição será classificatória para a Copa América (Pré- Mundial de 2014), que acontecerá em agosto na cidade de Colorado (EUA).

Kananda que joga atualmente pela equipes adulta e sub-17 do Ourinhos Basquete, é uma das atletas mais experientes do grupo, sendo  campeã sul-americana pela seleção brasileira sub 15 em 2010 e vice-campeã da Copa América pela equipe sub-16 em 2011. 

Trabalho de base foi determinante

A assistente técnica da equipe adulta do Ourinhos Basquete e técnica da equipe sub-17, Lisdeivi Pompa falou sobre o trabalho de base feito pela equipe ourinhense que tem revelado várias atletas formadas na própria cidade, além de Kananda, a quem treinou desde a categoria mini. “Eu acompanho a Kananda desde seus 12 anos quando já treinava na categoria  mini e posso dizer que  sempre percebemos que era uma atleta diferenciada que se bem trabalhada poderia se tornar uma grande jogadora. Então nestes anos fizemos este trabalho e ela participou de todas nossas categorias de base e hoje além de jogar na equipe sub-17, faz parte também da equipe adulta. Por isto hoje, ela tem capacidade tanto para enfrentar adversárias de sua faixa de idade como jogadoras adultas, com a mesma desenvoltura.   

Além disto, sua participação em competições internacionais pelas seleções de base sub-15 e sub-16 lhe deram muita experiência para que possa disputar o Sul-Americano sub-17 agora e seja um dos destaques da equipe na competição, ajudando o Brasil a conquistar a vaga para o Mundial e quem sabe até o título sul-americano”, considera.

De acordo com o regulamento, as equipes jogarão entre si em suas respectivas chaves e os dois melhores colocados fazem as semifinais do Torneio, cujos vencedores disputam a final, já classificados para o Mundial e os perdedores disputam o 3º lugar e a última vaga para a competição que acontecerá em agosto do ano que vem em Colorado (EUA). 

Sul-Americano terá 8 equipes      

O Campeonato Sul-Americano Sub-17 terá a participação de oito países, que foram divididos em duas chaves:

* Grupo A: Brasil, Paraguai, Equador e Uruguai

* Grupo B: Venezuela, Chile, Argentina e Peru 

 

A seleção brasileira fará sua estreia no Sul-Americano no dia 21, contra a seleção do Uruguai. Na sequência, pega o Paraguai (22) e o Equador (23).

Nenhum comentário: