terça-feira, 17 de setembro de 2013

Organização falha, e meninas encaram odisseia antes de primeiro treino

selecao_independencia-mexicana-carolinafontes

Após uma longa viagem, a seleção brasileira iniciou a última fase da preparação para a Copa América de basquete, que será disputada de 21 a 28 de setembro, em Xalapa, no México. As atletas embarcaram em São Paulo, no sábado, em direção à Cidade do México, onde fizeram uma escala na manhã de domingo e seguiram em um voo até Veracruz. Na chegada, o primeiro problema: o ônibus da organização foi buscá-las na capital mexicana, e as meninas tiveram de esperar um bom tempo no aeroporto. Uma van foi redirecionada para a cidade e, de lá, elas fizeram uma viagem de 1h30m, passando por estradas com péssimas condições, repletas de buracos, até o destino final. Na manhã desta segunda-feira, elas sofreram com mais um atraso de transporte, graças a um engarrafamento por conta do feriado de 203 anos de independência do país.

Para não perder tempo, membros da Confederação Brasileira de Basquete (CBB) pediram seis táxis para levá-las à quadra, onde o time realizou o primeiro treino de reconhecimento no ginásio da Universidad Veracruzana. O local é a casa do Halcones Xalapa, base da seleção mexicana masculina, que conquistou a Copa América, em Caracas, na Venezuela, marcada pelo fiasco do Brasil.

"Os atrasos fazem parte, não fiquei mais cansada por conta disso. O que importa é que estamos aqui e já realizamos o nosso primeiro treino. Os jogos serão duros e temos que jogar bem para ganhar de qualquer um. Nós temos o exemplo do masculino, o México foi uma surpresa e levou o título, a Jamaica ganhou alguns jogos, inclusive, contra o Brasil. Além de nós, os times com maior tradição no feminino são Cuba e Canadá, que têm se classificado nos últimos anos para os Mundiais e Olimpíadas. Temos de respeitar todos os nossos adversários", afirmou a armadora Adrianinha, de 34 anos, a única remanescente do último Pré-Mundial, no Brasil, vencido pelas anfitriãs.

A COMPETIÇÃO

A Copa América irá classificar as três melhores equipes para o Mundial de 2014, em Istambul. Atual campeã do torneio continental, a seleção brasileira está no Grupo B e faz sua estreia diante de Porto Rico no próximo sábado, às 19h30m (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV. Na sequência, o time verde e amarelo enfrenta a República Dominicana, no domingo, a Argentina, no dia 24, e encerra a primeira fase contra o México (25). No Grupo A, estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela. Classificam-se para a semifinal os dois primeiros colocados de cada chave. Os vencedores decidem o título, enquanto os perdedores disputam a medalha de bronze e a última vaga para a Turquia.

Antes da estreia, o time comandado pelo técnico Luiz Augusto Zanon irá realizar um amistoso contra Cuba, nesta quarta-feira, ainda sem horário definido. É possível que a seleção ainda faça outro jogo-treino na quinta, mas, até o momento, não há nada confirmado. "Fizemos uma preparação evolutiva e crescemos dentro da proposta da seleção. Este é um momento importante dentro do processo de reformulação e fortalecimento de um elenco novo, com jogadores experientes e outras mais novas. Algumas estão em seu primeiro ano na seleção adulta, o caso da Joice, por exemplo. A competição será fundamental para dar uma bagagem para as atletas no ciclo até 2016", analisou Zanon.

Fonte: Globoesporte.com

Um comentário:

Anônimo disse...

A adrianinha nao tinha se despedido da selecao?