quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Com desfalques no banco e em quadra, Ourinhos se prepara para a estreia no Paulista

Ourinhos_Basquete_Treino-745x495

Depois de uma preparação de mais de dois meses, finalmente está próximo o grande dia. Na sexta-feira (06 de setembro), às 20h00 (de Brasília), o Ourinhos Basquete fará sua estreia no Campeonato Paulista Feminino, enfrentando o Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/SERT-Presidente Venceslau, que foi campeão da Série A-2 deste ano e jogará em casa, com apoio de sua torcida.

Sem poder contar nas rodadas iniciais com o técnico Cristiano Cedra e com as jogadoras Patrícia Chuca, Tainá Paixão, Joice Coelho, Fernanda Bibiano e Patty, todos servindo à Seleção Brasileira que disputará a Copa América entre os dias 21 e 28 de setembro, no México, a equipe ourinhense conta com a garra e a superação de suas atletas para vencer o difícil adversário fora de casa, a quem venceu recentemente na final dos Jogos Regionais por 65 a 63, numa partida dramática, em que virou o jogo faltando 13 segundos para o final da partida, numa cesta de três pontos da armadora Ariani Silva, que revelou que está confiante para a estreia.

“Apesar de vivermos uma grande expectativa pela estreia com esta equipe toda renovada e sabermos que a equipe de Venceslau tentará tirar vantagem do fato de estarmos sem cinco atletas que estão na seleção, acredito que fizemos um trabalho de preparação muito bom nestes meses, treinando juntas direto e temos uma química muito boa, por isto estamos preparadas para jogar e vencer. No entanto, para que isto aconteça, temos que corrigir os erros que tivemos naquela final nos Regionais, onde tínhamos as mesmas jogadoras, com exceção da Chuca que agora não estará, e não desperdiçarmos tantos arremessos, entrando firme desde o começo, sem deixar para decidir a partida no final e passarmos de novo por aquele sufoco, como aconteceu naquele jogo.  Por isto nosso objetivo é vencer Venceslau e depois Rio Claro dentro de casa, para que quando todas as jogadoras que estão na seleção voltarem e as equipes estiverem mais fortes, já estejamos numa situação mais tranquila e possamos dar continuidade fazendo uma boa campanha no paulista para chegar bem aos playoffs”, ressaltou.

Ariani destacou ainda o bom ambiente e a determinação dentro de quadra, como fatores importantes para que a equipe tenha sucesso na competição e possa lutar pelo título paulista, cuja competição a equipe não vence desde 2009. “Acredito que temos plenas condições de disputar e conquistar o título, basta treinar forte, focar e levar com seriedade todos os jogos, buscando muita defesa, muita disciplina, fazer o ataque, o rebote,  participar do jogo intensamente, ouvir o que o técnico tem a dizer para corrigir os erros e ser muito disciplinada dentro de quadra sem se desconcentrar nenhum minuto, do início ao fim, e sem menosprezar nenhum adversário. Por isso, é muito importante esta química, em que você nem precisa olhar para saber aonde está a outra para passar a bola, faz toda a diferença nas partidas. Além disto, acredito que o bom ambiente é importantíssimo e é um grande diferencial nosso, até comentei com as meninas que nunca joguei em uma equipe com um ambiente tão bom, em que todas se gostam e se ajudam umas as outras, durante os treinos, por isto posso dizer que  hoje somos aqui uma família e sem dúvida, isto nos ajudará muito durante a competição e nos momentos decisivos das partidas”, avaliou.

Entrosamento
A assistente técnica Lisdeivi Pompa, que comandará o Ourinhos Basquete nas primeiras rodadas da competição, afirmou que o entrosamento adquirido nestes meses de treinamento, além da disputa dos Jogos Regionais, pode compensar o desfalque de cinco atletas nos primeiros jogos. “Este grupo de atletas é o mesmo que vem treinando desde o início e que venceu os Regionais, com exceção da Chuca e reforçado pela Letícia e a Kananda. Por isto, elas têm um entrosamento muito grande e podemos sem dúvida, superar o fato de não termos cinco atletas e vencer as partidas. Acredito que temos um grupo jovem, mas com determinação e atitude. Por isso falei para elas que o fundamental para que possamos vencer estas primeiras partidas, será a concentração, não perder o foco e ter atitude o tempo todo do jogo na quadra, na defesa e nos rebotes”, comenta.

“Com os desfalques terei que levar mais duas ou três meninas do sub-17 para compor o banco, mas não terá nenhum problema de entrosamento na quadra, pois elas já treinam diariamente com a equipe adulta. Mas temos que estar preparadas para enfrentar os fatores extras, como uma má arbitragem, a pressão da torcida adversária, usando a raça, a determinação e o poder de superação, que sempre fizeram parte da história do Ourinhos Basquete, nos momentos mais decisivos e difíceis que enfrentou, pois desta forma, tenho certeza que podemos superar todas as dificuldades e vencer Venceslau fora de casa e depois pensarmos nas próximas partidas contra Rio Claro e Catanduva”, acrescenta a cubana.

Em relação à tabela do Campeonato, Lisdeivi afirmou que qualquer adversário será difícil de vencer, com os desfalques que a equipe terá.  “Apesar de termos dois jogos fora (Top Therm/Uniesp/Cia de Talentos/SERT-Presidente Venceslau e Catanduva BC) logo no início, acredito que seria difícil da mesma forma se fosse em casa, com os desfalques que temos. Por isto, temos que nos preocupar em vencer estas partidas superando todos estes obstáculos neste momento, para que depois, com a volta do Cris e das outras atletas, darmos continuidade a este trabalho que vem sendo feito, pois desta forma, acredito que Ourinhos tem condições totais de chegar as finais e conquistar novamente este título, que não ganhamos desde 2009”, concluiu.

Fonte: LBF

5 comentários:

Anônimo disse...

http://www.jornalacidade.com.br/esportes/NOT,2,2,877885,Recreativa+disputara+quadrangular+no+basquete+feminino.aspx

Anônimo disse...

http://www.jornalcidade.net/rioclaro/esporte/basquete/109151-ultimo-reforco-chega-e-time-feminino-se-prepara-para-a-estreia-no-Paulista-

Anônimo disse...

Americana X Santo André - sub-19:

http://www.youtube.com/watch?v=jYgMsAOVkK0

Henrique Baptista Silva disse...

Uma torcida acostumada com vitórias,naturalmente consegue ser exigente da mesma forma que produz talentos locais à partir do senso crítico nesse nível. O que por lógica,qualquer crise é tão inconcebível quanto passageira. Com certeza,a situação incomum vai ajudar a impulsionar o nome do clube e da cidade a resgatar seu orgulho,e retomar sua tragetória vitoriosa.

Anônimo disse...

http://www.foconoesporte.com/2013/09/em-um-jogo-disputadissimo-sub-19-do.html