sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Cedra analisa adversários do Brasil na Copa América

As dez seleções que vão disputar a Copa América – Pré-Mundial do México, de 21 a 28 deste mês, já estão em Xalapa. O Brasil, atual campeão do torneio, está no grupo "B" e faz sua estreia contra Porto Rico, neste sábado (21), às 20h30 de Brasília. O SPORTV transmite ao vivo. A primeira rodada no ginásio da Universidade Veracruzana terá ainda Chile x Venezuela (16h), Jamaica x Cuba (18h15) e Argentina x México (23h10).
Na sequência da competição, o Brasil irá enfrentar a República Dominicana (domingo), Argentina (terça) e encerra sua participação na primeira fase contra o México (quarta). No grupo "A" estão Canadá, Chile, Cuba, Jamaica e Venezuela. A competição classificará os três primeiros colocados para a Copa do Mundo da Turquia, em 2014.
O assistente técnico da Seleção Brasileira, Cristiano Cedra, que auxilia o técnico Luiz Augusto Zanon, é também o responsável pela parte tecnológica do time, fazendo todas as edições de vídeos dos jogos do Brasil e de seus adversários. Cedra avaliou e fez um perfil das seleções que vão enfrentar as brasileiras na primeira fase da competição.
PORTO RICO
O técnico Omar Gonzalez, de Porto Rico, trouxe a mesma base de atletas que disputaram os amistosos na China e em São Carlos (SP), com algumas modificações. São elas: Ashley Prim, Jazmine Sepulveda, Angelica Bermudez, Carla Cortijo, Paola Crespo, Sandra Garcia, Angiely Morales, Carrie Ojeda, Mari Placido, Kristina Rosario, Stephanie Rosado e Kiara Quiñones.
"Porto Rico possui uma estatura baixa, mas é uma equipe muito rápida. Elas usam bastante o contra-ataque e o corta luz direto. Tentam sempre desequilibrar a defesa e aproveitar essa situação para uma infiltração ou um arremesso mais fácil. Além disso, possuem jogadoras que arremessam bem. Os destaques são Jazmine Sepulveda, Carla Cortijo, Sandra Garcia e Mari Placido. É claro que pra estreia contra o Brasil elas devem vir com jogadas novas e defesas diferentes, mas já estudamos bastante esse adversário. Sabemos como vão nos marcar e o que fazer para fugir dessa situação. Está tudo pronto para esse jogo".
REPÚBLICA DOMINICANA
A República Dominicana veio para Xalapa com a equipe formada por Marlem Almonte, Johanna Morton, Jennifer Diaz, Andreina Cuevas, Lily Maceo, Genesis Martinez, Eyandra Cavallo, Marian Nuñes, Escarlin Roa, Melissa Segura, Viviana Paredes e Sugeiry Sierra. A equipe do técnico Ariel Portuondo será uma surpresa para o Brasil.
"Esse é um time que não estamos acostumados a enfrentar no feminino, nem nas categorias de base nem no adulto. Temos as estatísticas e o desempenho delas nos últimos campeonatos que disputaram. Mas não temos imagem para fazer uma análise mais precisa o que muitas vezes pode nos enganar. As dominicanas podem ter atuado contra um time muito fraco ou muito forte, então não é um parâmetro tão real quanto temos de um time que já enfrentamos, vimos e testamos situações. Elas vão folgar na primeira rodada e como serão nosso segundo adversário, vamos enfrentá-las sem conhecer. Acreditamos que se fizermos a nossa parte e impormos o nosso ritmo de jogo, conseguiremos superá-las".
ARGENTINA
A seleção argentina comandada pelo técnico Cristian Santander sofreu modificações desde a última vez que enfrentou o Brasil, em São Carlos (SP). Elas chegam à Copa América com Agostina Burani, Diana Cabrera, Nadia Flores, Melisa Gretter, Cecilia Lineira, Natasha Perez, Paula Reggiardo, Macarena Rosset, Carolina Sanchez, Ornella Santana, Sthefany Thomas e Gisella Vega.
"A Argentina é um time que defende muito bem e que valoriza a posse de bola. Possuem jogadoras muito fundamentadas e com boa leitura de jogo. Suas jogadas táticas são para explorar as pivôs, principalmente a Gisella Vega quando próxima da cesta e os arremessos da veterana Carolina Sanchez. O time sofreu uma alteração principal com a saída da Debora Gonzalez, que era uma jogadora importante, e a entrada da Sthefany Thomas, que tem sido bem efetiva na pontuação. A Sthefany tem passagens pelo basquete universitário americano e pela Austrália. Ela tem um bom arremesso e infiltra bem. Teremos que ter uma atenção maior nela. Além disso, a armadora Gretter controla muito bem o jogo, dificilmente perde a bola e consegue dar muitas assistências para suas companheiras".
MÉXICO
O último adversário do Brasil na primeira fase será o México, comandado pelo técnico espanhol Ray Santana, que jogará com o apoio da torcida. Na formação da equipe estão: Alexis Estrada, Nadia Moreno, Sofia Moreno, Abril Alvarez, Sofia Alvarado, Brisa Rodrigues, Maria Antonieta Castro, Monica Espino, Rosaura Subealdea, Myriam Ackerman, Frida Martinez e Maria Gollaz.
"Temos material do México e algumas informações, mas por ser o último jogo teremos a chance de estudá-las bastante. É uma partida importante e que poderá definir a posição na classificação. Acredito que elas tenham um pouco de vantagem por estar atuando em casa e pelo fato da equipe masculina ter entrado como convidada na Copa América e ter conquistado o título. Os mexicanos mostraram um basquete de muita raça e vontade na Venezuela. Todas essas lições que o masculino deixou o feminino tentará aproveitar. Estamos tratando desse confronto com bastante cautela. Vamos estudar, filmar os três primeiros jogos e editar os pontos principais para vermos qual será a melhor estratégia contra o México".

Um comentário:

Anônimo disse...

acho o grupo do brasil mais forte que o outro já que além do brasil brigam pelas duas vagas argentina e porto rico...lá do outro lado com certeza canadá e cuba passam....