segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Brasil bate Argentina por 67 x 58 e é Campeão Sul Americano com Damiris MVP

SULAME

A Seleção Brasileira Adulta Feminina conquistou o título invicto do 33º Campeonato Sul-Americano da categoria, neste domingo (dia 4), contra a Argentina no ginásio de esportes Polimini, em Mendoza, na Argentina. Na partida desta noite, o Brasil venceu as argentinas por 67 a 58 (35 a 36 no primeiro tempo) e conquistou o 24º titulo sul-americano e o 14º consecutivo invicto. A pivô brasileira Damiris Dantas foi escolhida a MVP da competição.

1146625_608062759216906_1963758258_n
"Estou muito feliz. Essa conquista é resultado de muito trabalho e a ajuda de toda a comissão técnica. Esse ano o Zanon me ajudou muito, pois ele é um técnico que me dá atenção e me valoriza bastante. Eu procuro sempre absorver ao máximo todos os ensinamentos da comissão e trabalhar forte. Graças a Deus, conquistei meu segundo título de MVP", disse a pivô Damiris, que já havia faturado o prêmio de MVP em 2011, no Mundial Sub-19 do Chile.


A cestinha da partida foi a armadora Tainá Paixão, com 19 pontos, cinco rebotes, duas assistências e quatro recuperações de bola. Outros destaques foram a pivô Damiris Dantas com um Duplo-Duplo (18 pontos e 11 rebotes), além de uma assistência e três recuperações de bola. A principal pontuadora da argentina foi a pivô Gisela Vega, também com 18 pontos.


"Foi uma disputa bastante dura, já que as duas equipes estavam muito bem treinadas. Começamos o jogo com bastante disposição, mas cometemos algumas falhas no decorrer da partida e elas abriram vantagem. Tivemos muita garra e corremos atrás para recuperar o placar. Depois foi só administrar a diferença e levar a taça. Estamos muito contentes com o resultado do trabalho", destacou Tainá, a cestinha do jogo.


CLASA Essa foi a primeira competição oficial do técnico Luiz Augusto Zanon no comando da seleção brasileira feminina e de cara o título.


"A final foi um jogo bem difícil contra uma equipe que sempre faz bons jogos. Tivemos alguns momentos ruins dentro da partida, mas soubemos reverter. E com muito equilíbrio emocional, permanecemos no jogo e na hora certa conseguimos abrir a vantagem. Apresentamos uma postura defensiva muito forte e neutralizamos o ponto forte da Argentina. Com o somatório disso construímos a vitória, que era tão almejada por esse grupo tão jovem", avaliou Zanon. "É uma satisfação enorme, primeiro pelo desafio, depois pelo prazer de representar o orgulho do país, dentro uma situação tão adversa. Não foi fácil vencer a Argentina dentro de casa. Estou muito satisfeito, contente e esperançoso em continuar e poder contribuir com o basquete feminino", completou o técnico.


A pivô Clarissa Santos, um dos destaques do Brasil na final, retornou à equipe depois de se recuperar de uma lesão na coxa sofrida no jogo amistoso contra a Argentina, no último dia 28. O Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini, esteve em Mendoza acompanhando a competição.


Brasil, Argentina, Chile e Venezuela estão classificados para a Copa América do México, de 23 a 28 de setembro, que irá classificar três países para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014.


BRASIL (17+18+22+10 = 67)
5. Débora Costa (7pts, 6 rebotes e 6 assistências), 8. Tainá Paixão (19pts, 5 rebotes, 2 assist. e 4 recuperações), 9. Jaqueline Silvestre (5pts, 1 rebote e 1 rec. bola), 12. Damiris Dantas (18pts, 11 rebotes, 1 assist. e 3 rec. bola) e 15. Fernanda Bibiano (2 rebotes). Entraram: 4. Joice Coelho (0), 6. Carina Martins (0), 7. Patrícia Ribeiro (1 rebote e 1 assist.), 10. Tatiane Nascimento (9pts, 1 rebotes, 2 assist. e 1 rec. bola), 11. Clarissa Santos (8pts, 8 rebotes e 1 rec. bola), 13. Fabiana Souza (2 rebotes) e 14. Franciele Nascimento (1pt e 4 rebotes). Técnico: Luiz Augusto Zanon.


ARGENTINA (18+18+10+12 = 58)


Confira a estatística completa: Brasil x Argentina.

7 comentários:

Anônimo disse...

A entrada da Clarissa foi fundamental, Vega estava dançando tango emcima das outras pivos. Parabéns meninas.

Anônimo disse...

Parabéns meninas, em especial a Damiris e Tainá.

Damiris perfeita como sempre e Tainá apesar do começou ruim mostrou que armadora não só passa a bola mas também vai com tudo para o ataque.

Ainnem Agon disse...

Clarissa realmente salvou o time, e Damiris foi fundamental com um sensacional desempenho, sem cometer erros. Parabens a todos!

Anônimo disse...

Preocupa a falta de padrão da equipe. o Zanon ainda tem muito o que aprender, mas merece os parabéns por estar dando espaço para uma nova geração mostrar o seu valor!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Sérgio/RJ disse...

OS ÁRBITROS FORAM CASEIROS, DE MÁ QUALIDADE, OS ÁRBITROS QUE ATUAM NO BRASIL DÃO DE 10 EM CIMA DELES, ROUBARAM NA CARA DE PAU EM FAVOR DA ARGENTINA, MESMO ASSIM O BRASIL CONSEGUIU, DRIBLOU AS JOGADORAS ARGENTINAS, A ARBITRAGEM E O PÚBLICO
ESTÃO DE PARABÉNS , MAS TEMOS QUE MELHORAR MUITO, PRINCIPALMENTE A DÉBORA.

MeninoBionico disse...

Parabéns!
Assisti ao jogo e gostei do que vi.
Jogaram bem, apesar de novas.
A equipe Argentina é estava completa, são experientes e bem treinadas.
A Gisela Vega, a Mourani, a Erica Sanchez, a Gretter apertaram bem e soubemos sobressair.
Valeu a experiência e a festa em solo Argentino.