segunda-feira, 29 de julho de 2013

Seleção brasileira estreia no Sul-Americano na quarta-feira

20130729_260567_2907_Brasil01_gde

Depois de quase dois meses de preparação entre os treinamentos nas cidades paulistas de São Carlos e Santo André e oito jogos internacionais – realizados contra duas equipes da WNBA, Atlanta Dream e Washington Wizards, e as seleções do Canadá, Porto Rico e China –, a Seleção Brasileira Adulta Feminina está pronta para a estreia no 33º Campeonato Sul-Americano de Mendoza, na Argentina. Sob o comando do técnico Luiz Augusto Zanon, as 12 jovens jogadoras brasileiras trilharam uma longa estrada.
"Para nós foi um crescimento muito grande durante esse período de preparação. Elas começaram a entender e a perceber a nova ideia que estamos apresentando. Fazendo uma retrospectiva de todo o período eu diria que nos Estados Unidos elas se assustaram um pouco por serem partidas de altíssima referência. Já nos torneios na China estávamos melhores, pois a compreensão delas estava bem mais afinada. As jogadoras conseguiram executar o que está sendo pedido e evoluímos bastante como grupo. Não foi o resultado, mas o comportamento do time que foi bastante satisfatório”, analisou Zanon. “Na retomada dos treinos no Brasil o grupo chegou mais confiante, teve um desenvolvimento muito legal e evoluíram como um todo. Num processo, de alicerce as atletas vieram crescendo e agora estão prontas para entrar na sua primeira competição oficial", completou o treinador.
O Brasil está no grupo “A” e faz sua estreia na competição contra o Chile, às 14h de Brasília. As brasileiras terão ainda como adversários na primeira fase o Peru (quinta) e a Colômbia (sexta).
"Tivemos algumas informações sobre os adversários. Sabemos que o Chile, vem com seu melhor plantel e que fez um bom amistoso contra o Paraguai, que estava desfalcada de sua melhor jogadora. Mas acho que o Brasil é a bola da vez e todos os adversários, independente do nível vão querer nos vencer pelo histórico que o país possui em Sul-Americanos. Nosso preparo foi todo para manter essa hegemonia, mesmo com um grupo bastante novo em que o lado emocional ainda não está aflorado, no que diz respeito ao comportamento", disse o técnico.
"A principal característica do Brasil é o trabalho coletivo, mas também fazemos um jogo mais interior, dentro do garrafão ou nas proximidades. Procuramos criar situações para todas as atletas, então dependendo do momento elas também estão liberadas para chutar. Acredito que isso ocorrerá muito nesse torneio, pois uma das características dos países sul-americanos é muita marcação de zona fechada. Tudo vai depender do jogo e do momento", finalizou Zanon.
Clóvis Roberto Rossi Haddad, o Vita, falou sobre a preparação física da Seleção Brasileira para o Sul-Americano. As brasileiras buscam o 24º titulo sul-americano e o 14º consecutivo invicto.
"Fizemos uma programação visando duas competições: o Sul-Americano e na sequência a Copa América, no mês de setembro, que será o pico da preparação. Mas para este momento já atingimos algumas condições que consideramos muito importantes, o nível de força bastante adequado e a condição de resistência, que nada mais é que resistir a esforços extensos e repetitivos. As atletas se encontram em um nível bastante homogêneo nessas qualidades e para o Sul-Americano fizemos aplicações de algumas atividades de desenvolvimento da velocidade e agilidade, que são características do jogo", explicou o preparador.
"Em conjunto com a fisioterapia, dentro do Departamento de Ciência e Performance, estamos desenvolvendo ao longo de muitos anos o trabalho de prevenção de lesões. Isso tem sido muito importante para que não tenhamos perdido nenhuma jogadora durante o treinamento e acabou contribuindo para que tenhamos alcançado essa homogeneidade do grupo. As atletas estão prontas fisicamente para o que julgamos necessário para o Sul-Americano, que é a capacidade de resistir a sequência de jogos, em condições de velocidade, agilidade e força", acrescentou Vita.
No grupo “B” do Campeonato Sul-Americano, estão Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Os quatro primeiros colocados garantem a vaga na Copa América do México, de 23 a 28 de setembro, que irá classificar três países para o Campeonato Mundial da Turquia, em 2014.

Um comentário:

Anônimo disse...

Teremos transmissão pela internet?