terça-feira, 2 de julho de 2013

Projeto quer transformar Curitiba em centro de excelência do basquete

A Prefeitura e quatro equipes locais uniram-se num projeto que pretende transformar Curitiba em um centro de excelência para o basquete. O projeto inclui a implantação de escolhinhas de basquete por toda a cidade e a criação do Novo Basquete Curitiba (NBC), agremiação formada por atletas e treinadores do Círculo Militar do Paraná/Dom Bosco, Sociedade Thalia, Núcleo Viking de Basquete (Associação Volvo) e Titãs Sest/Senat.

O projeto de transformação do basquete na capital paranaense foi apresentado na tarde desta quarta-feira (26) ao prefeito Gustavo Fruet, na seda da Prefeitura. “O lançamento desta nova equipe é uma fator de incentivo para as novas gerações perceberem que há espaço para projetos de longo prazo, de profissionalização, de inclusão é até mesmo de estabelecimento de uma carreira. E amadurece para que Curitiba tenha equipes competitivas em campeonatos nacionais em outros esportes coletivos além do futebol. Que o projeto seja referência para a cidade e que sirva de incentivo para novas gerações”, afirmou Fruet.

O projeto foi proposto pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude e fez com que as quatro equipes deixassem a rivalidade de lado para colocar a ideia em prática.  “É um projeto para alavancar o basquete na capital e a médio, longo prazo formar uma equipe para disputar a liga nacional”, disse o ex-jogador da seleção brasileira de basquete Rolando Ferreira Júnior, que será o supervisor técnico do projeto curitibano.

O projeto prevê o fortalecimento das categorias de base do esporte em Curitiba. Nos complexos esportivos da Prefeitura vão funcionar as escolinhas de basquete, que serão coordenadas pelas ex-jogadoras Dalila Bulcão Mello e Joycemara Batista, que também já defenderam o Brasil em competições internacionais. “A ideia é que as equipes adulta e sub-22 do NBC sirvam de referência e alavanquem a procura da criançada pelo esporte”, comentou Dalila, que também é funcionária da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Atualmente, as aulas de basquete acontecem nas administrações regionais de Santa Felicidade, Portão, Boa Vista, Bairro Novo e Boqueirão.

“O projeto do NBC quer massificar o basquete e transformar Curitiba num centro de referência, com polos de treinamento e iniciação que vão ensinar as crianças e também direcionar os atletas para os clubes envolvidos no projeto para que, posteriormente, forneçam jogadores para compor o NBC”, complementou Rolando.  

Time

O primeiro desafio do Novo Basquete Curitiba será disputar a Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) que tem início em julho e envolve a categoria sub-22. Originalmente a vaga na LDB pertence ao Círculo Militar do Paraná, mas com a união de forças, o Novo Basquete Curitiba irá representar a capital na competição nacional. Os quatro clubes envolvidos no projeto vão fornecer atletas para a montagem da equipe.

O campeonato da LDB contará com 20 equipes participantes, divididas em dois grupos de dez, e será disputado em cinco circuitos. A equipe curitibana está no grupo A2 e seus jogos no 1º circuito vão acontecer entre 10 e 20 de julho no município de São Sebastião do Paraíso (MG). Os demais circuitos serão realizados em datas a serem definidas nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro.

A equipe adulta do NBC também está sendo estruturada e vai disputar a Copa Brasil Sul - uma das etapas para se tentar alcançar a elite do basquete nacional. A vaga nesta competição foi conquistada pela equipe do Titãs Sest/Senat. Os comandantes do time adulto do NBC serão Roberto Souza, do Titãs, e Dalila Bulcão Mello, da Smelj.

A partir da próxima segunda-feira (01), a equipe sub-22 do NBC participa de uma quadrangular de preparação – a Copa NBC - que terá jogos na Associação Volvo, na Sociedade Thalia e no Círculo Militar.

Planejamento

Este é o primeiro projeto do gênero em Curitiba. Em 2004 ocorreu uma tentativa, mas a falta de interesse e incentivo do setor público e de empresas privadas fez com que a iniciativa fosse apresentada ao município vizinho de São José dos Pinhais, que comprou a ideia e, na temporada 2004/2005, disputou a principal liga de basquete do País.  

O projeto do NBC é mais amplo  e com uma filosofia de trabalho diferente. “Essa iniciativa nasceu em prol da cidade. Equipes que são rivais estão abrindo mão de qualquer tipo de vaidade para pensar no desenvolvimento do esporte na capital”, afirmou o secretário Aluisio de Oliveira Dutra Júnior.

Homenagem

Ao final da solenidade, o prefeito, o secretário de Esportes, Lazer e Juventude e o presidente do Círculo Militar, coronel João Almeida, foram presenteados com camisas do NBC.

O técnico Fábio Pellanda (Sociedade Thalia) também foi homenageado pelo bom desempenho (3º lugar) da Seleção Paranaense no Campeonato Brasileiro da categoria sub-17. Devido aos resultados alcançados, o treinador foi convidado a integrar a comissão técnica da Seleção Brasileira sub-17 que vai disputar o Campeonato Sul-Americano de Basquete entre 5 e 10 de agosto, no Uruguai. Por esse motivo, Pellanda não poderá treinar a equipe sub-22 do NBC.

Também participaram do evento na sede da Prefeitura os vereadores Aladim Luciano e Carla Pimentel, além dos jogadores e técnicos que integram o NBC e diretores da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

4 comentários:

Anônimo disse...

Já tem uns quatro ou cinco anos que ouvimos essa história de Centro de Excelência no Paraná. E até hoje no estado inteiro não consegue manter pelo menos um único clube de basquete feminino em condições de participar da Liga Nacional.
O estado até que produziu atletas de destaque como Ega, Mamá, Palmira, Nádia, Franciele e fornece boas jogadoras para as seleções de base como Bruna, Natália Saar, Aruzha, Ana Jéssica, Daiane Sunamita mas é sempre a mesma história: a menina ganha algum destaque e já se transfere para São Paulo.
Se pelo menos um clube conseguisse repatriar as atletas do estado e manter as revelações para participar da LBF já estaria de bom tamanho.
Agora essa conversa de Centro de Excelência é coisa da madrinha da Federação Paranaense: Dna Hortência.
Queria saber de alguma atleta que tenha saído de algum das dezenas de projetos que a Hortência já iniciou. Uma atleta. Eu desconheço.

Anônimo disse...

Parabens aos cutitibanos.Precisamos de pessoas assim. acreditando sempre que é possível sim.A palavra é simples: trabalho e mais trabalho.Se São Paulo pode,porque nós não podemos?

Anônimo disse...


BASQUETEIRO
Este projeto iniciou bem,sem a presença da Hortencia e do pres.da Federação,Amarildo Rosa,que são os responsáveis pelos projetos de uma empresa,sem falar na sua outra passagem pelo Paraná,que os seus centros de excelência,foram excelentes para o seu bolso.
Parabéns e boa sorte-Rolando,Dalila,Joice,não precisamos de Hortencia,no Parana´tem pessoas competentes e comprometidas com o trabalho também,não só $$$$$!!!

Luizinhamel disse...

É um incentivo muito bacana, mas deixo um comentário aqui no qual eu fico muito triste, quando eu era adolescente jogava basquete, hj com 37 anos não há lugar para praticar basquete com esta idade, vejo muitas cidades que tem o master feminino, mas aqui em curitiba nao tem, vai uma dica.