terça-feira, 9 de julho de 2013

Ponte Grossa vai receber Sul-Brasileiro de Basquete

Ponta Grossa foi confirmada como sede do Campeonato Sul-Brasileiro de Basquete Feminino. A informação veio através de um documento, assinado pelas três federações da região - Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul - e que chegou à Liga Desportiva de Ponta Grossa (LDPG) na última sexta-feira; a nota oficial marca a competição entre os dias 8 e 11 de agosto, no Ginásio Borell du Vernay. Atual vice-campeão estadual, o Novo Basquete Ponta Grossa/CCR RodoNorte (NBPG) já está classificado para o torneio.
Ao todo, seis equipes - duas de cada Estado - podem participar do Sul-Brasileiro, mas algumas federações ainda não definiram seus representantes. "Cada federação tem seu critério, então vamos aguardar esta definição. No Paraná as vagas são do NBPG e de Maringá [atual campeão paranaense], mas até onde a gente sabe elas desmancharam o time e devem desistir", explica Paulo Moreira, Diretor Técnico da LDPG. Uma das equipes que deve marcar presença em Ponta Grossa é Chapecó (SC), que derrotou o Novo Basquete na decisão da Copa Unimed.
Caso a desistência das maringaenses se confirme, a tendência é que a outra vaga paranaense seja ocupada por Circulo Militar (Curitiba) ou São José dos Pinhais; já em Santa Catarina, além de Chapecó, Blumenau deve ser a outra equipe do Estado vizinho na disputa. "Será muito interessante receber este Sul-Brasileiro. O nosso time tem brigado de igual para igual com as melhores equipes da região, e terá uma chance de dar um passo a mais neste objetivo", disse Moreira.
Nesta temporada, o time feminino do NBPG - comandado por Carmen Silva - disputou apenas duas competições: a Copa Unimed, em São José dos Pinhais, onde terminou com a medalha de prata, e o Campeonato Metropolitano, torneio que está em andamento e a equipe segue invcita. No 2° semestre, além do Sul-Brasileiro, o Novo Basquete Ponta Grossa está na luta pelo bicampeonato dos Jogos Abertos do Paraná (JAP's) e o título do Campeonato Paranaense.
Liga Nacional
Sem competições como a Copa e a Supercopa do Brasil - que acontecem anualmente no masculino - para as mulheres, a ideia dos dirigentes da região Sul é pleitear uma vaga na Liga Nacional de Basquete Feminino (LBF) através do Sul-Brasileiro. "Estamos consultando a CBB [Confederação Brasileira de Basquete] sobre esta possibilidade, para que o nosso campeão siga para uma outra competição nacional", destaca o Diretor Técnico da Liga Desportiva.

Fonte: Diário dos Campos

Um comentário:

Anônimo disse...

É uma pena não termos núcleos mais fortes de basquete feminino no Rio Grande do Sul pois lá as mulheres são muito altas, com um ótimo biotipo para o basquete!