domingo, 23 de junho de 2013

Magic Paula no Hall da Fama


A ex-jogadora Maria Paula Gonçalves, a Magic Paula, foi confirmada oficialmente como integrante doHall of Fame da Federação Internacional de Basketball (FIBA). A cerimônia de apresentação da Classe de 2013 foi realizada, nesta quarta-feira (dia 19), na House of Basketball, em Genebra, na Suíça. Paula se junta à Hortência, Amaury Pasos, Oscar Schmidt e Togo Renan Soares, o Kanela, na lista dos imortais do basquete mundial. 

"Eu gostaria de falar sobre a minha relação com o basquete, porque eu dediquei 28 anos de minha vida a ele. Nada do que eu consegui teria sido possível sem os meus pais, que me deram a coragem que eu precisava. Tive um sonho, que era jogar basquete para o meu país. Mas nunca pensei que um dia seria homenageada pela FIBA, principal autoridade do basquete. Gostaria de agradecer também aos meus companheiros de equipe, treinadores, a mídia e todos do Brasil que de alguma forma me apoiaram", disse Paula, logo após a condecoração.

O presidente da CBB, Carlos Nunes, esteve presente ao evento e destacou a presença de Paula no Hall da Fama.

"A nomeação de Magic Paula é motivo de orgulho para o basquete e o esporte brasileiro. Paula trabalhou não só pelo basquete no país, mas também teve relevante participação no cenário internacional. O reconhecimento desta esportista é merecido e traz muita honra ao nosso país", comentou Nunes.

Além de Magic Paula, passaram a integrar o Hall of Fame da FIBA: Jean-Jacques Conceição (Angola), Teresa Edwards (Estados Unidos), Andrew Gaze (Austrália), David Robinson (Estados Unidos) e Zoran Slavnic (Sérvia), todos atletas; John 'Jack' Donohue (Canadá) e Cesare Rubini (Itália), ambos póstumos, e Pat Summitt (Estados Unidos), treinadores; Valentin Lazarov (Bulgária) e Costas Rigas (Grécia), árbitros; e Aldo Vitale (Itália), como cooperador.

Nos 28 anos de carreira, Paula defendeu por 22 a seleção brasileira, tendo disputado 150 partidas oficiais e marcado 2.537 pontos. Estreou com a camisa verde e amarela aos 17 anos no Campeonato Sul-Americano no Peru, em 1977. Sua última competição oficial foi a Copa América no Brasil, disputada em São Paulo, em 1989.

Entre suas principais conquistas estão o título do Campeonato Mundial da Austrália (1994), a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Havana (1991).










3 comentários:

Anônimo disse...

Maravilhosa!!! Parabens a grande Paula, mais que merecedora, fruto de tanta dedicacao e talento quando jogadora!

Anônimo disse...

Parabénss Paula nossa eterna rainha do basquete

Henrique Baptista Silva disse...

Só 2 comentários?! Eu só não tinha dado os parabéns porque não tive tive tempo de entrar na internet neste final de semana. Mas,poxa...!...Para não dizer outra coisa. Só isso!!! Ela é a verdadeira rainha do nosso basquete! Para quem quem gosta de basquete ela foi e sempre será. A Hortência é rainha só para as pessoas que viam o resumo dos jogos em 30 segundos de um noticiário esportivo qualquer,ou se enganava sobre a programação e assistia uma partida sem querer pela falta do que fazer. Mas para quem GOSTA de basquete de verdade,a nossa rainha sempre será a Paula. Voces deveriam ter postado uns 50 parabéns no MÍNIMO. ...Estou decepcionado.