domingo, 23 de junho de 2013

Brasileiro SUb-17 começa hoje em Campo Grande

A partir deste domingo (dia 23) até o dia 29, dez seleções estaduais estarão em quadra para disputar o Campeonato Brasileiro Sub – 17 Feminino – 1° Divisão, no ginásio do Clube Escolar Dom Bosco, em Campo Grande (MS). Na competição de 2012, São Paulo conquistou o título ao ganhar do Rio de Janeiro por 73 a 47, enquanto o Paraná ficou com o terceiro lugar.

A primeira rodada do torneio terá os seguintes confrontos: Pernambuco x Ceará (15h de Brasília), Minas Gerais x Paraná (17h), Santa Catarina x Distrito Federal (19h) e Mato Grosso do Sul x Espírito Santo (21h30). Folgam: Rio de Janeiro e São Paulo. Paralelo ao Campeonato Brasileiro, a CBB estará realizando o 55º Acampamento de Arbitragem Eletrobras. 

O Campeonato Brasileiro Sub–17 Feminino – 1ª Divisão é organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), financiado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal por meio do convênio com o Ministério do Esporte e apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande, da Universidade Dom Bosco, do Clube Escolar Dom Bosco e da Federação de Basquetebol de Mato Grosso do Sul.

Regulamento

De acordo com o regulamento, na primeira fase, as equipes jogam entre si nos seus respectivos grupos. As duas primeiras colocadas de cada chave se classificam para fase semifinal, nos seguintes cruzamentos: 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Os ganhadores decidem o título, enquanto os perdedores disputam o terceiro lugar. Os três últimos colocados disputam a Segunda Divisão em 2014.

Os grupos

“A”: Ceará, Distrito Federal, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo
“B”: Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio de Janeiro

Opinião dos técnicos – 

“O nosso grupo está disputando o Campeonato Paulista, então, com isso acredito que seja um gancho positivo para alcançarmos o nosso objetivo. Esse ano algumas atletas terão a oportunidade de participar pela primeira vez do Brasileiro e conhecer a formatação de um torneio desse nível. Buscar o título é nossa principal proposta”. (Adriana Santos Lopez – São Paulo)

“Estamos com um grupo todo reformulado e sabemos que temos que investir na garra para alcançar bons resultados. Temos algumas atletas mais novas, mas que possuem uma motivação muito boa. Acredito que isso seja um fator muito positivo para o time. A chegada das novas atletas agregou uma união bem maior ao grupo. Estamos com expectativas muito boas”. (Donizeti Gallippi – Espírito Santo)

“Estamos levando um grupo muito jovem, então a ideia é fazer o melhor que pudermos. Tivemos um período bom de treinamento e estamos empenhados em permanecer na Primeira Divisão. O nosso grupo faz uma marcação forte e sabe realizar um bom jogo de transição. As atletas estão motivadas a fazer uma ótima competição”. (Guilherme Vós – Rio de Janeiro)

“Vai ser muito importante para o desenvolvimento do basquete no nosso estado a realização desse campeonato na capital Campo Grande. Caímos num grupo complicado, mas vamos fazer de tudo para ficar entre os quatro primeiros embora tenhaos grandes forças pela frente. A nossa torcida pode ser o diferencial para alcançarmos nosso objetivo”. (Edilson Tavares – Mato Grosso do Sul)

“A fase de preparação foi muito favorável ao time. Conseguimos unir as meninas e nos prepararmos para as competições. Temos algumas atletas que já participaram de outros torneios e vamos contar com essa experiência. Nosso objetivo é finalizar entre os primeiros colocados e garantir a vaga na Primeira Divisão”. (Rogério Santana – Minas Gerais)

“Antes da convocação, procuramos analisar bem as atletas nos campeonatos estaduais. Utilizamos o critério de experiência para formatar o nosso grupo. Queremos a classificação entre os quatro primeiros e realizar bons jogos. Vamos lutar para isso. O objetivo é trazer mais uma vez um troféu pra casa”. (Claudio Lisboa – Paraná)

“A nossa equipe realizou uma fase de treinamento que foi essencial para a união do grupo. Conseguimos construir uma boa habilidade nas atletas e, com isso, vamos tentar nos manter na Primeira Divisão. O grupo vai poder contar com a ala-armadora Carolina Teixeira, que já treinou na seleção brasileira. Mas sei que o conjunto vai falar mais alto na hora de defender o nosso estado” (Joaquins Duarte – Distrito Federal) 

“Estamos procurando aperfeiçoar os pontos positivos que temos em quadra. A velocidade e o comprometimento são peças chaves que definem o bom rendimento da nossa equipe. Vamos trabalhar para alcançarmos a vitória nas partidas e a ideia é voltar para a nossa cidade com o troféu. (Moises Atílio Cabassa – Santa Catarina)

“O Brasileiro de base da Primeira Divisão é extremamente disputado. Então, sabemos que as equipes são muito preparadas. Buscamos focar na parte defensiva do grupo e vamos trabalhar para passar pelas fases com tranquilidade. O conjunto do grupo tem muito destaque, isso ajuda. Trabalhamos bastante na fase de treinamento e sabemos que isso é que traz um resultado positivo”. (Tarcila Mendonça – Pernambuco)

“A preparação da equipe foi totalmente focada na coletividade do grupo. O conjunto do nosso time se destaca mais do que as habilidades individuais de cada uma. Vamos respeitar os adversários da nossa chave, mas iremos lutar para conseguir uma colocação entre os primeiros colocados. Se houver uma possibilidade maior, vamos brigar pelo titulo”. (Leonilton Dantas – Ceará)

Tabela

1ª Rodada – Domingo (dia 23) 
Pernambuco x Ceará (15h), Minas Gerais x Paraná (17h), Santa Catarina x Distrito Federal (19h) e Mato Grosso do Sul x Espírito Santo (21h30)

2ª Rodada – Segunda-feira (dia 24) 
Ceará x Santa Catarina (15h), Rio de Janeiro x Minas Gerais (17h), São Paulo x Pernambuco (19h) e Paraná x Mato Grosso do Sul (21h)

3ª Rodada – Terça-feira (dia 25) 
Distrito Federal x São Paulo (15h), Espírito Santo x Rio de Janeiro (17h), Santa Catarina x Pernambuco (19h) e Mato Grosso do Sul x Minas Gerais (21h)

4ª Rodada – Quarta-feira (dia 26) 
São Paulo x Santa Catarina (15h), Espírito Santo x Paraná (17h), Ceará x Distrito Federal (19h) e Rio de Janeiro x Mato Grosso do Sul (21h) 

5ª rodada – Quinta-feira (dia 27) 
Distrito Federal x Pernambuco (15h), Minas Gerais x Espírito Santo (17h), Ceará x São Paulo (19h) e Paraná x Rio de Janeiro (21h)

Sexta-feira – Dia 28
Disputa de 5º ao 8º lugares
3º B x 4º A (15h) e 3º A x 4º B (17h)
Fase Semifinal
1º B x 2º A e (19h) e 1º A x 2º B (21h)

Rodada Final – Sábado (Dia 29) 
09h00 – Disputa de 7º e 8º lugares
11h00 – Disputa de 5º e 6º lugares
13h00 – Disputa de 3º e 4º lugares
15h00 – Disputa de 1º e 2º lugares
OBS: Horário de Brasília.

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa que baboseira,nenhuma seleção pode incomodar a paulista.

Anônimo disse...

Basquete feminino o está acontecendo, acorda CBB!......

Anônimo disse...

Eu acho que a paulista mereceu o título