segunda-feira, 13 de maio de 2013

Seleção Sub19 retorna da China e se prepara para a segunda fase de treinos

img

A Seleção Brasileira Sub-19 Feminina se despede da China, nesta terça-feira (dia 14), onde disputou nove jogos em três torneios contra as seleções dos Estados Unidos, Austrália e China nas cidades de NanAn, Ganzhou e Nanchang. Esse foi o primeiro desafio da equipe nacional desde que iniciou a preparação para o 10º Campeonato Mundial da categoria, que será realizado entre os dias 18 e 28 de julho, nas cidades lituanas de Panevezys e Klaipeda.

"Fizemos grandes partidas contra as americanas, chinesas e australianas que apresentaram um altíssimo nível de jogo e que sempre apresentam bons resultados. Além disso, poderão ser nossas adversárias na segunda etapa do Mundial. Mesmo com os resultados não sendo positivos, alcançamos o nosso objetivo que era dar experiência internacional para as jogadoras e realizar os testes táticos para avaliar melhor as movimentações que usaremos no Mundial", disse Janeth.

O time nacional volta ao Brasil e já retoma os treinamentos no Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia, em Santo André (SP).

"Precisamos evoluir na disciplina defensiva, onde estamos tirando todas as dúvidas de posicionamentos e também melhorar nossas finalizações. Esses dois fundamentos serão aprimorados na segunda etapa de preparação em Santo André", finalizou a técnica.

A equipe Sub-19 segue a preparação até o dia 3 de junho, quando embarca para as disputas do Torneio Internacional de Rezé, na França, contra as seleções da Rússia, China, Holanda, Austrália, Argentina, França e outra equipe ainda a ser definida.

TORNEIO INTERNACIONAL DE NANCHANG

Na abertura do último torneio na cidade chinesa de Nanchang, no sábado (11), o Brasil jogou com a seleção americana, e chegou a vencer o primeiro tempo por 23 a 22. Mas os Estados Unidos ganharam o confronto por 58 a 50. A ala-pivô Vanessa Gonçalves, converteu 15 pontos, e foi a melhor brasileira em quadra.

BRASIL (10+13+17+10 = 50)
Izabella Sangalli (7pts); Alana da Silva (0); Carla Lucchini (0); Vanessa Gonçalves (15); Carolina Ribeiro (5); Monique Teresa (4); Bruna Werberich (0); Maria Carolina (0); Maria Claudia (2); Isabela Macedo (11); Lorraine Silva (4); Leticia Viviane (0). Técnica: Janeth Arcain

ESTADOS UNIDOS (5+17+18+18 = 58)
____________________________________________

No domingo (12), as brasileiras enfrentaram as chinesas e foram superadas por apenas dois pontos: 57 a 55 (27 a 25). Vanessa Gonçalves, Maria Claudia e Isabela Macedo foram as melhores do time, com 16, 15 e 13 pontos, respectivamente.

BRASIL (11+14+14+16 = 55)
Izabella Sangalli (4pts); Alana da Silva (0); Carla Lucchini (7); Vanessa Gonçalves (16); Carolina Ribeiro (0); Monique Teresa (2); Bruna Werberich (0); Maria Carolina (0); Maria Claudia (15); Isabela Macedo (13); Lorraine Silva (8); Leticia Viviane (0). Técnica: Janeth Arcain

CHINA (11+16+16+14 = 57)
________________________________________

Nesta segunda-feira (13), o Brasil encerrou sua participação no Torneio de Nanchang e perdeu para a Austrália por 87 a 70 (40 a 30). Com 24 pontos, a ala baiana Isabela Macedo foi a cestinha brasileira. Outro destaque nacional foi a ala-pivô paulista Vanessa Gonçalves, com 12 pontos.

BRASIL (18+12+22+18 = 70)
Izabella Sangalli (4pts); Alana da Silva (0); Carla Lucchini (7); Vanessa Gonçalves (12); Carolina Ribeiro (0); Monique Teresa (4); Bruna Werberich (0); Maria Carolina (0); Maria Claudia (8); Isabela Macedo (24); Lorraine Silva (4); Leticia Viviane (0). Técnica: Janeth Arcain

AUSTRÁLIA (20+20+20+21 = 87)

Fonte: CBB

22 comentários:

Anônimo disse...

A soma dos pontos do jogo contra a China dá 65 pontos. Vencemos ou a CBB não sabe fazer conta?

Anônimo disse...

A soma dos pontos das brasileiras no jogo contra a Austrália dá 63 pontos. A CBB realmente não é chegada em matemática.

Anônimo disse...

Mts informações erradas na página da CBB...a estitisca não batem, na sumula no post anterior a Sassá fez 6 pontos e na CBB fez 16...o que é isso?

Anônimo disse...

O site Netscout publicou números um pouco diferentes da CBB:

Brasil (70 pontos)
4 Izabella Sangalli - 2 pontos, 3 rebotes, 1 assistência, 1 roubo
5 Alana DaSilva - 0 pontos, 1 rebote
6 Carla Patricia - 8 pontos, 1 rebote
7 Vanessa Gonçalves - 17 pontos, 2 rebotes, 1 roubo
8 Carolina Ribeiro - No Stats
9 Monique Perei - 5 pontos, 7 rebotes, 1 assistência, 4 roubos de bola
10 Bruna Nathiely - No Stats
11 Maria De Oliveira - DNP (lesionado)
12 Maria Claudia - 10 pontos, 2 rebotes, 1 assistência, 1 roubo
13 Isabela Ramona - 26 pontos, 4 rebotes, 1 assistência, 3 roubos de bola
14 Lorraine Silva - 2 pontos, 2 rebotes, 1 roubo
15 Leticia Viviane - DNP (lesionado)


Pelo menos a soma está certa.

Novamente impressiona o baixíssimo número de assistências do Brasil (6 no total) e a concentração da pontução em poucas jogadoras. Em nenhum jogo em que os números foram divulgados a seleção conseguiu distribuir mais de 8 assistências por jogo. Lamentável. Sem jogo coletivo não dá para ter esperanças num bom Mundial.

Anônimo disse...

Que conversa mole da Janeth né?

Para ela todas as seleções jogam num altíssimo nível... menos o Brasil né?

Anônimo disse...

Pelo visto a Janeth trocou a Sangalli pela Maria Claudia.
É uma pena que ela não percebeu que o que tem mudar não é a jogadora A pela jogadora B e sim o sistema de jogo, se é que existe um sistema em seus times.
Pelo visto a treinadora acha que a culpa do penúltimo lugar no Mundial sub-17 foi das atletas e não de sua falta de competência para ser treinadora.
A Iza foi chamada de nova Hortência (pela própria) e agora virou atleta que joga 10 minutos por partida.
Muito legal essa mentalidade com que o trabalho de base está sendo conduzido pela Janeth, colocando meninas de 15 anos com status de estrelas para três anos depois diminuí-las como punição por não ter conseguido levar o time nas costas nas competições.
Basquete é esporte coletivo. É o time que tem que brilhar e não um ou duas jogadoras.
Na base é preciso ter muito cuidado com o aspecto psicológico das jogadoras, que na verdade são quase crianças ainda.
Espero que a Janeth acorde e tenha a humildade de pedir ajuda para armar melhor esse time e que ela saiba que é necessário incluir as jogadoras e tirar o máximo de cada uma e não excluir e queimá-las.

Anônimo disse...

Realmente no torneio só 4 atletas realmente pontuaram. Isabela Ramona, Sassá, Maria Cláudia e Carla Patrícia. Para a França é bom inserir as atletas que não foram e que costumam ser pontuadoras em seus clubes, Kananda,Estela,Gabriela e Maíra e depois veremos o que vai dar Pq infelizmente é o nosso melhor plantel e a Janete não pode fazer milagre. Será q as pivôs lesionaram mesmo?. A Ingrid de 1,87 está jogando no Sport Não seria interessante testá-lá p ver como ela está depois da gravidez???

Anônimo disse...

Ramona e Sassá na seleção das melhores jogadoras do torneio:

http://netscoutsbasketball.com/blog/all-four-nations-netscouts-basketball-china-tour-all-tournament-teams/

Anônimo disse...

A Victória de São José foi titular de todas as seleções da Janeth e agora nem convocada foi.

Ela também foi culpada pelo penúltimo lugar no Mundial sub-17?

No Campeonato Paulista a Vick tem média de 24 pontos em 6 jogos (33, 24, 20, 23, 21, 28), número MUITO superior a pelo menos metade desse grupo que disputa o mesmo campeonato que ela.

Claro que a Janeth pode usar aquele argumento de técnico medíocre "é jogadora de clube e não é jogadora de seleção" afinal é muito mais fácil responsabilizar atletas das categorias de base pelos seus resultados ruins do que criar e implantar uma tática de jogo que aproveite o máximo de cada atleta.

Anônimo disse...

Concordo com anonimodas 13:06, por que não incluir atletas que foram Copa América ano passado Martha Imoniana e Thais Gaia?

Marco disse...

A Janeth disse na primeira convocação que ela poderia convocar outras meninas se fosse necessário.
Talvez fosse o caso de chamar as meninas que estão no basquete universitário norte-americano:

A armadora Gabriela Martins, a ala Caroline Ficher e a pivô Alana Arias (1,92m).

A seleção sub-19 masculina conseguiu negociar a liberação dos atletas brasileiros que estudam nos Estados Unidos, acho que a seleção feminina pode conseguir também, pois essas três poderiam vir a ser testadas para suprir carências em algumas posições que a seleção apresentou nesse torneio da China.

Anônimo disse...

Espero que novas meninas sejam convocadas para esse torneio da França até para Janeth poder comparar e decidir quem rende mais.
Acredito que nove jogos é o bastante para avaliar o que uma atleta pode render
Para ir para França ela deveria chamar de volta a Estela e a Maíra. Convocar a Klaudia, Camila, Ana Carolina Borges e Martha. Meninas de 1994 e 1995 que são mais maduras para encarar os desafios de um Mundial.

Anônimo disse...

Anônimo das 12:02,


Também gostaria de entender como que uma jogadora que foi MVP da Copa América a dois anos, tendo um desempenho melhor que as atletas americanas que simplesmente são campeãs em todos os campeonatos mundiais de base e as canadeneses que sempre estão disputando medalhas, hoje é uma atleta para jogar 10 munutos e fazer 2, 4 pontos por jogo.
Gostaria muito que a Janeth explicasse isso para todo mundo.
Não tem como entender até porque ela não fala com ninguém, mas uma coisa está clara, o time precisa da Iza para ter alguma chance no Mundial, afinal sem ela, foram 8 derrotas em 9 partidas!



Anônimo disse...

Uma coisa que me chama atenção em relação à Iza é que ela ganhou de melhor jogadora sub 17 da federação paulista de 2012 e estava treinando com o time adulto de Americana vice campeão da Lbf é estranho que a Janete não esteje aproveitando seu potencial, tem sim algo de errado...

Anônimo disse...

De novo vou falar a geração 94 foi vice campeã da copa America o ano passado e as meninas que estavam la com o técnico Júlio foi considerado pela técnica americana como um grande time.....

Anônimo disse...

Esse grupo não é unido. Existe uma divisão entre as meninas e a Janeth não sabe como resolver a situação.
Grupo rachado nunca ganhou nada, se isso não ser resolver logo, se preparem para um vexame no Mundial!

Anônimo disse...

Concordo com a maioria dos comentários, mas acho que uma coisa precisa ser lembrada: Deveriam convocar a Jonalisa. Ela seria a salvação da Janeth. Cadê a Jonaliza?

P.S.: É com "Z" ou com "S"?

Lan_peão

Anônimo disse...

Não adianta trocar as jogadoras. Aliás a Janeth tem feito isso desde quando perdeu para a Colômbia no sul-americano. A cada insucesso muda o grupo de atletas.
Cada campeonato foi um grupo diferente e não adiantou muito.
Não é esse o caminho. É preciso fazer o grupo de atletas jogar como um time, mas precisa ter conhecimento para conseguir implantar o jogo coletivo numa equipe. Pedir para as atletas decidirem individualmente é mais fácil, só que não funciona e dá-lhe derrota!

Anônimo disse...

Fico impressionada com tantos comentários descabidos...jogo é jogo, ninguém pode criar expectativa com jogadora A,B ou C...a Janete está treinando esse grupo há pouco tempo, e está analisando cada jogadora, com as usas características...Agora não dar pra ficar querendo que a Jogadora A, resolva s problemas de uma seleção brasileira, e diga-se de passagem, seleção brasileira...não é o time de clube A,B ou C

Anônimo disse...

O grande problema foi o que comentaram aí em cima, a cada campeonato a Janeth levou um grupo diferente, do sub-15 ao sub-19 mudou praticamente 90% do grupo, por isso não exite entrosamento. Já era para as meninas estarem acostumadas a jogarem juntas, mas a maioria não está ainda, vamos ver o que acontece até o Mundial.

Anônimo disse...

O basquete mudou muito do tempo que a Janeth jogava. Naquela época duas ou três atletas conseguiam colocar a bola embaixo do braço e resolver as partidas. Hoje é preciso que as jogadoras de todas as posições sejam acionadas e que a defesa seja muito forte. Vejam o jogo contra Austrália, a Ramona fez 26 pontos, a Sassá fez 17 pontos e nós levamos 87 pontos e perdemos de 17 de diferença. Não adianta focar em duas ou três meninas, as doze tem que jogar, até porque tem dia que a Ramona e a Sassá não conseguem render e aí as outras tem que dar conta do recado.

Anônimo disse...

parabens bruna w. estou muito feliz por vc !! bijus talita v. veiga!!