quarta-feira, 1 de maio de 2013

Com caras novas, seleção começa preparação para a temporada 2013

20130501_777672_0105_Selecao_feminina_grupo_gde

Com média de idade de 22,6 anos e 1,80m de altura, a Seleção Brasileira Adulta Feminina se apresentou, nesta quarta-feira (dia 1º), em Americana, ao técnico Luiz Augusto Zanon. Das 14 convocadas quatro integram a equipe principal pela primeira vez, mas todas mostraram muita motivação para essa fase de treinamento. O Diretor Técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini esteve presente e conversou com as atletas e comissão técnica.
Uma das jogadoras mais animadas é a armadora Ariani Sousa Silva, de 23 anos, convocada pela primeira vez para a seleção principal. Ariani nasceu na cidade paulista de Franca e foi revelada no SESI com a professora Saiuri Yoshymura, a mesma que revelou a armadora Adrianinha Moises.
“Comecei a gostar do basquete assistindo ao time de Franca jogar, inclusive vendo o Zanon e o Vanderlei em quadra. Fiquei muito animada com o primeiro contato e surpresa pela convocação”, lembrou Ariani, que acabou de se formar em Administração Esportiva e Psicologia na Rogers State University, nos Estados Unidos. “Acabei minhas provas nesta semana. Fui à aula terça-feira, viajei e hoje estou aqui”, relatou a armadora, que disputou o Campeonato Mundial Sub-19 na Eslováquia, em 2007.
Com 22 anos e 1,92m, Fabiana Caetano de Souza, da Unimed/Americana, sabe muito bem como o técnico Zanon gosta de trabalhar.
“Estou muito motivada por estar em um grupo jovem e que sabe o que quer. Quero agarrar essa chance e estar sempre em outras seleções. O Zanon me conhece bem e também sei como ele é. Isso já tira um pouco da ansiedade”, disse a pivô.
A armadora do São José/Shopping Colinas, Tainá Paixão, também não escondeu a alegria pela convocação e está confiante nessa nova fase de sua vida.
“Quando o administrador Bruno (Valentim) me ligou para saber de passaporte e visto para os Estados Unidos fiquei desconfiada. Mas quando chegou a convocação fiquei muito feliz. É minha primeira seleção adulta, vou me dedicar ao máximo e espero treinar muito para estar nas outras seleções”, comentou a armadora de 21 anos e 1,71m.
Também convocada pela primeira vez para a seleção adulta, a armadora Débora Fernandes, da Unimed Americana, quer mostrar nos treinos o seu potencial. “Sinceramente, não esperava ser convocada, mas é um prêmio pelo que tenho feito. Fiquei muito feliz e vou agarrar essa chance para abrir as portas para outras seleções”.
Os treinos terão início, nesta quinta-feira (2), às 9h de Brasília, no ginásio Centro Cívico, em Americana. A delegação brasileira viaja para os Estados Unidos no dia 11 deste mês para dois amistosos contra equipes da WNBA: Atlanta Dream (13) e Washington Mystics (15).
Os dois principais desafios da Seleção Brasileira na temporada 2013 são o Campeonato Sul-Americano na Argentina, 23 a 27 de julho, e a Copa América no México, de 23 a 29 de setembro, que irá classificar os três primeiros colocados para o Mundial da Turquia, em 2014.
Janela de Imprensa
Durante os treinos em Americana, de 2 a 11 de maio, o atendimento à imprensa será feito sempre no treino da manhã, a partir de 11h30.
Seleção Brasileira Adulta Feminina
Nome – Posição – Idade – Altura – Clube – Naturalidade
Ariani Sousa Silva - armadora - 23 anos - 1,70m - Rogers State University (EUA) - SP
Carina dos Santos Martins - ala - 21 anos - 1,77m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Clarissa Cristina dos Santos - pivô - 25 anos - 1,84m - ADCF Unimed Americana (SP) - RJ
Damiris Dantas do Amaral - pivô - 20 anos - 1,90m - Maranhão Basquete (MA) - SP
Debora Fernandes da Costa - armadora - 21 anos - 1,64m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Fabiana Caetano de Souza - pivô - 22 anos - 1,92m - ADCF Unimed Americana (SP) - SP
Franciele Aparecida do Nascimento - Pivô - 25 anos - 1,88m - Sport Club Recife (PE) - PR
Izabela Morais de Andrade - ala - 26 anos - 1,81m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Jaqueline de Paula Silvestre - ala - 27 anos - 1,77m - Santo André/Semasa (SP) - SP
Joice dos Santos Coelho - ala - 20 anos - 1,81m - Guarulhos Fum Guaru (SP) - RJ
Nádia Gomes Colhado - pivô - 24 anos - 1,94m - São José/Shopping Colinas (SP) - PR
Patricia Teixeira Ribeiro - ala - 22 anos - 1,72m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Taina Mayara da Paixão - armadora - 21 anos - 1,71m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Tatiane Pacheco Nascimento - ala - 22 anos - 1,80m - São José/Shopping Colinas (SP) - SP
Média de idade: 22,6 anos
Média de altura: 1,80m
Comissão Técnica
Diretor Técnico: Vanderlei Mazzuchini Junior
Administradores: Bruno Valentin e Paulo Henrique Mardegan
Técnico: Luiz Augusto Zanon
Assistente Técnico: Cristiano Cedra
Preparador Físico: Clóvis Roberto Rossi Haddad
Auxiliar de Preparação Física: Rafael Fachina
Médico: Rodrigo Araujo Goes
Fisioterapeutas: Milena Perroni e Paula Hensel
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Massagista: Jailma Neves
Programação
Apresentação e concentração
Local: Nohotel Premium Americana
Endereço: Rua ítalo Boscheiro, nº 555 – Campo Limpo (Americana / SP)
Data: 1º de maio
Horário: 15 horas
Treinamentos
Local: Centro Cívico de Americana
Endereço: Rua Sergipe, nº 230 - Bairro Colina - Americana/SP
Período: 1º a 11 de maio
Amistosos WNBA
- Brasil x Atlanta Dream
Data: 13 de maio
- Brasil x Washington Mystics
Data: 15 de maio

12 comentários:

Anônimo disse...

É bom vermos a seleção de cara nova!
Boa sorte meninas!
Muita garra e força de vontade para aguarrar essa chance com unhas e dentes.
Estamos torcendo para todas se firmarem!

Anônimo disse...

Estou temerosa com estes amistosos contra as americanas.. acho que vamos pagar o mico do século, jogando por lá.

Anônimo disse...

Sejamos positivos,certo.

Anônimo disse...

Anônimo das 17:57, Que título vai ser disputado nos Estados Unidos? O mico do século foi termos ficado na pior colocação da história da seleção no último Mundial ou ter vencido apenas uma partida nas Olimpíadas, com direito a vexame internacional por cortar atleta e jogar com 11. Pode escolher. Se não mudarmos, vamos continuar sempre atingindo os mesmo resultados. Não importa perder agora, o importante é dar experiência para as meninas chegarem em 2016 com bagagem internacional e confiança.

Anônimo disse...

http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,zanon-quer-explorar-jogo-coletivo-na-selecao-de-basquete,1027820,0.htm

Anônimo disse...

Estou confiante nas meninas brasileiras. Nao somos tÃO INFERIORES ASSIM!

Anônimo disse...

Eu acho que independente dos resultados, só jogar com as americanas, as nossas meninas já vão amadurecer.
Muito bom que o Zanon esta levando uma seleção jovem, com todas meninas do grupo com muito potencial.
A comissão técnica toda tem que acreditar neste trabalho, estão de Parabéns!!!

Ainnem Agon disse...

Estou bem motivado com este novo trabalho, começando tudo do zero praticamente. E o negócio é isso mesmo: ir fazendo seleções-peneira com essa snovatas ao longo dos próximos meses, criar estrutura de jogo e ir inserindo as veteranas pouco-a-pouco.

Anônimo disse...

Os resultados agora não importam. O objetivo é proporcionar oportunidade de intercambio internacional para um grupo que ainda é inexperiente. Agora é hora de plantar e não de colher.

Kleiton disse...

Ninguém está indo para os EUA para disputar título, tenho certeza que estas meninas se bem treinadas e fazendo amistosos com seleções e times fortíssimos em menos de 2 anos já jogam de igual p igual com qualquer time do mundo. Só não pode abandonar o projeto pela metade. Estão no caminho certo acredito que dê p incluir ainda 2 jogadoras da seleção sub-19 para este ciclo. E o importante também é conhecer o basquete jogado no mundo conhecer cada dia mais as outras seleções,outras jogadoras, outros técnicos e por favor nada de amistoso contra Chile e Cuba, se não conseguir uma seleção boa que treinem o tempo todo contra times masculinos que é o que fazem as grandes seleções, no mais boa sorte meninas este é o caminho.

Will disse...

Já estava mais que na hora de ver novas caras na seleção. Todas tem muito talento e precisam ser lapidadas, acredito que joice será uma grande armadora em 2016 e clarissa uma das melhores pivos 4 do mundo. Vamos esperar pra ver, ganhar das americanas não vão mas se perder de menos de 15 pontos já esta de bom tamanho e será um ótimo resultado!!!!...Boa sorte Brasil!!!!!!!

Anônimo disse...

Então Will, mas a Joice que joga de armadora não foi nem convocada! Essa Joice é a que jogou em Guarulhos na última LBF, posição 3. E a Clarissa o Zanon só coloca ela para jogar de pivô 5. Ela deveria jogar apenas de pivô 4, para formar uma dupla com a Erika nas próximas competições.