quarta-feira, 3 de abril de 2013

Promessas olímpicas do basquete vão treinar em Santo André

Por: Antonio Kurazumi  (kurazumi@abcdmaior.com.br)

Seleção feminina sub-19 irá se preparar para Mundial da categoria por mais de dois meses nos ginásios do Dell´Antonia

Com o ciclo olímpico para 2016 em andamento, a safra de jovens talentos do basquete feminino do Brasil para as Olimpíadas do Rio de Janeiro treinará por mais de dois meses em Santo André. O complexo  esportivo Pedro Dell´Antonia, com três quadras aptas para a prática da modalidade, será o quartel general da seleção sub-19 a partir do dia 10 de abril, quando o Brasil inicia os preparativos para o Campeonato Mundial da Lituânia (de 18 a 28 de julho).

A CBB (Confederação Brasileira de Basquete) estreitou a relação com a prefeitura andreense desde que a ex-jogadora Marta Sobral assumiu o cargo de diretoria de esportes. Soma-se isso a própria influência de Janeth, técnica da seleção e que fez carreira no basquete no município, e da técnica Lais Elena, respeitada pela história no esporte da bola laranja. Por esses motivos é possível que as equipes de base se instalem aqui por mais vezes.

“Santo André também é um local de fácil acesso e nós conseguimos com a Marta viabilizar um hotel, academia e ginásio para treinos próximos, o que diminui o tempo de deslocamento de um lugar para o outro”, detalhou Janeth. O Brasil só interromperá as atividades na cidade para fazer uma excursão à China, onde fará partidas amistosas.

Das três quadras do Dell´Antonia, entretanto, é possível que a maior delas – palco de jogos – não esteja disponível por algum período, já que o piso está desgastado por conta das enchentes que costumam inundar o ginásio em dias de tempestades e passará por reforma em breve. “Mas Santo André tem outros ginásios bons se precisarmos”, minimizou Janeth.

O time de Santo André estará representado pela ala/ pivô Vanessa Gonçalves, a Sassa, que já integra o grupo principal. De acordo com a técnica de Sassa, Lais Elena, e a própria Janeth, do grupo de 16 convocadas podem sair atletas para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

“Há várias atletas de potencial, mas para disputar uma Olimpíada é preciso ter maturidade esportiva. As jogadoras costumam render mais no aspecto técnico e de leitura de jogo depois dos 25 anos. Mas é possível que uma ou duas se destaquem e sejem lembradas em 2016”, ponderou Lais. Janeth adiantou que o novo treinador da seleção principal, Zanon, acompanhará de perto o Mundial de Lituânia. 

Fonte: ABCD Maior

15 comentários:

Anônimo disse...

http://esportes.terra.com.br/blog-do-sormani/blog/2013/04/03/dallas-pode-recrutar-uma-mulher-para-a-proxima-temporada/

Anônimo disse...

Que bom que a cidade de Santo André foi escolhida. A Lais Helena é uma lenda do basquete, nunca desistiu do time de Santo André, muitas jogadoras foram reveladas ou passaram pelas mãos da Lais (Janeth, Leila, Marta, Chuca, Vanessa Gattei, etc.).

Anônimo disse...

http://globoesporte.globo.com/futebol/times/sport/noticia/2013/04/tres-pares-de-gemeas-sao-sensacao-da-base-do-basquete-do-sport.html

Anônimo disse...

Ei pessoal vcs sabiam que o Sport n entrou em nenhuma categoria nos campeonatos pernambucanos de base?!

Nem sub12 nem sub13 (campeonatos do 1° semestre por lá)

Investem em atletas de fora mas na base que é bom nada

Anônimo disse...

Mas, o local de treinamento no minimo teria que estar em ordem, muito triste....

Anônimo disse...

Hei Marta, parabéns pela iniciativa.
Mas, por favor o que a seus irmãos estão fazendo em São Carlos. E o que é pior tentando trabalhar com basquete sem ao minino ter feito uma faculdade de Educação Física. Estou denunciando ao CREF, pois esse orgão é pago por nós técnicos e professores para legislar. Eta país díficil em trabalhar com esportes.
O basquete precisa melhorar, e muuiiitto...
Secretaria de Esporte de São Carlos, nem tudo é só política...
Fica o meu protesto!!!

Henrique Baptista Silva disse...

Caramba...! É mesmo,Anonimo 03/04/13 23:44 . Desagradável. Então é por isso que numa outra matéria da semana passada critiquei a mentalidade de clubes que montam equipes para ser campeãs e não dão segmento se isto não ocorre de fato,houve anômimo(s) que se irritaram. Com certeza de "lá",que estejam a par da infeliz realidade.

Massimiliano disse...

pena que é a Janeth é o treinador!

Anônimo disse...

Nessa geração da para contar em uma só mão,quem tem
talento.É uma geração pobre Infelismente.

Anônimo disse...

Nessa geração da para contar em uma só mão,quem tem
talento.É uma geração pobre Infelismente.

Anônimo disse...

Infelizmente foi o seu INFELISMENTE.

Lamentável.

Anônimo disse...

A comissão técnica da sub-19 convocou também a lateral Maíra de S.J.C. e a pivô Gabriela de Jundiaí. Se o critério dela é mesmo para quem se destacou nos últimos campeonatos , Máíra é nome certo, por suas atuações, espero que não seja apenas por "obrigação" essa convocação.

Anônimo disse...

Nessa e em outra, ois a CBB está e encarregando de acabar com as gerações...e ainda vem, a adrianinha, falar em reotorno, ridculo, nao vamos amadurecer ninguem esse jeito...ficam só as mais velhas

Marco Antonio disse...

Esse Anônimo 04/04/13 20:01, pobre é o seu espírito meu amigo.
Esta seleção está cheia de meninas de talento sim, pelo pouco que as equipe podem dar a elas, são verdadeiras campeas.
A CBB não faz nada pra ajudar a surgir novas equipes de base e nem segurar as adultas vivas.
Ainda temos basquete feminino, porque equipes como americana, ourinhos, osasco, divino, sao caetano, sao josé, venceslaus, barretos, estas prefeituras ajudam a manter as equipes.
Pensa antes de postar, vamos apoiar essa nova geração.

Anônimo disse...

É uma pena que uma ex- atleta tão importante para o esporte como a Lais Elena,tenha dispensado uma jogadora em meios a gritos e ofensas essa semana em Santo André em meios a tantas conquistas acho que o respeito ao próximo é a maior dela.