segunda-feira, 1 de abril de 2013

Basquete feminino explode e vira febre na imprensa pernambucana


O sucesso do time feminino de basquete do Sport tem dividido o espaço da imprensa esportiva local com o futebol. Num estado onde todas as manchetes eram dadas ao futebol de Nautico, Santa Cruz e Sport, hoje é possível ver reportagens de páginas inteiras nos principais jornais do estado. Sem falar na mídia televisiva (Globo Esporte passa matérias quase que diárias) que vem dado grande cobertura a modalidade; prova disso é o contrato fechado para transmissão a vivo para todo o nordeste das finais da competição.

Esse "boom"se explica pela carência do povo nordestino em eventos esportivos de qualidade. Aqui, os atletas de alto rendimento "ainda são tratados como ídolos", o que é fundamental para ginásios cheios e reconhecimento da modalidade.Imaginem mais um time na Paraíba.... outro no Pará...


Segue abaixo a matéria de meia página estampada hoje - um dia depois de um clássico local de futebol - em um dos principais jornais de Pernambuco.




Sport a um passo do título da LBF

Com apoio da torcida, Leão continua rotina normal e foca no rival Americana

Publicado em 31/03/2013, às 19h59

Do JC Online

A um jogo do primeiro título de um time do Nordeste na Liga de Basquete Feminino (LBF), o Sport segue normalmente com a programação de treinos, focando na vitória do próximo sábado (6/4), na Ilha do Retiro. Após vencer o Americana/SP por 54x44, fora de casa, no último sábado, as leoas, que podem ser campeãs invictas, provaram mais uma vez do carinho da torcida rubro-negra depois do jogo mais nervoso da competição.
“Quando saímos da sala de desembarque, nos deparamos com uma torcida apaixonada, que estava nos esperando no aeroporto, às 23h30 de um Sábado de Aleluia”, contou o comandante Roberto Dornelas, grande responsável pelo projeto de investimento no basquete do Leão. “Para as jogadoras, que saíram de um jogo tão difícil, o reconhecimento é o maior presente”, continuou.
Fazendo uma análise do jogo de ida, Dornelas reconheceu que a equipe leonina entrou em quadra muito ansiosa. “No primeiro e no segundo quarto, o placar foi muito baixo, já que ambas as defesas estavam muito fortes. No terceiro e quarto, o Sport conseguiu chegar ao seu volume normal de jogo, tanto é que o Americana só fez cinco pontos no último tempo”, comentou. “Como temos a melhor defesa do campeonato, acho que o adversário é que vai entrar preocupado em fazer pontos na partida de volta.”
Focando na técnica do rival paulista, o treinador rubro-negro gravou o jogo e avaliou algumas situações novas. “Vamos continuar com a programação normal e manter a estratégia de focar no time de Americana”, afirmou. Hoje, as meninas do Sport realizam treino de musculação de manhã. Durante o dia, farão atividades de relaxamento e, no resto da semana, os treinamentos serão normais, com exceção da sexta-feira, véspera da decisão.“Vamos treinar só de manhã. Quero o grupo tranquilo e descansado para a final.”
Ex-atleta do Sport, Dornelas só tem olhos para o título. “Para nós pernambucanos, essa vaga na final demonstra que o centro do basquete de alto nível pode sair de São Paulo. Para eles, estarmos a um passo do troféu inédito parece uma conquista extraordinária”, analisou Dornelas, ressaltando a qualidade dos profissionais envolvidos na conquista. “Se realmente vier, essa vitória não vai só para o Sport ou para o Estado. É um triunfo do basquete do Nordeste.”
Repetindo o que aconteceu em todos os jogos das meninas na Ilha do Retiro pela LBF, as leoas esperam casa lotada. Antes da final, Dornelas demonstrou desejo de realizar os, talvez, dois jogos da série melhor de três da decisão em um local maior, que abrigasse mais torcedores. Pensou-se no Geraldão e Centro de Convenções. Provada a indisponibilidade dos dois espaços, a partida passou para o ginásio do Leão, que tem capacidade para 2 mil pessoas. “Vamos fazer na nossa casa e fazer dela um caldeirão. As meninas precisam do clima caloroso da torcida para lutar pelo campeonato.”

8 comentários:

Henrique Baptista Silva disse...

Será necessário o mesmo empenho pela vontade de superar o time de Americana na próxima partida. A postura defensiva de Americana foi muito boa durate todo o jogo. O maior erro delas foi o excesso de confiança num formato que estava dando certo,passar a não funcionar. Sentimentos opostamente extremos estão sempre separados por uma linha tênue. Se não tiver equilíbrio para se manter do lado certo,desmorona em queda livre para o outro. Elas(de Americana) são fortes, e não podem ser subestimadas. O Sport vai precisar da mesma garra,se quiser vencer.

Anônimo disse...

Essa liga ainda não tem campeão definido, o Sport vai ter que ralar mto! E ainda assim, Americana tem mais chances...

Henrique Baptista Silva disse...

Concordo,Anônimo 01/04/13 19:32. E foi por enxergar da mesma forma,que disse o oque escrevi acima. Se o Sport não jogar com a mesma garra que venceu a primeira partida,pode perder as outras duas e deixar escapar o título.

Anônimo disse...

ANONIMO
O SPORT DEU UMA DEMONSTRAÇÃO DE PROFISSIONALISMO E SERIEDADE EM SEU PROJETO,POR ISSO É UM PROJETO JÁ VENCEDOR!JÁ O OUTRO TIME DO NORDESTE,O MARANHÃO DEMONSTROU UM AMADORISMO,FALTA DE SERIEDADE E INCOMPETENCIA TOTAL EM SEU PROJETO.SÓ O ÍNICIO DOS TREINAMENTOS NO MES DE JANEIRO,UM TÉCNICO QUE DE EXPERIENCIA SÓ NA BASE,UM SUPERVISOR QUE NÃO SE SABIA SE ERA O TÉCNICO OU O IRRADIADOR DO JOGO PARA O BETINHO,ENQUANTO O SPORT,COM TIME FORMADO E TREINANDO DESDE SETEMBRO,COM TÉCNICO JÁ COM EXPERIENCIA DE OUTRAS LIGAS E MESMO NA CATEGORIA ADULTA.QUE ISTO SIRVA DE LIÇÃO E EXEMPLO,QUE O MARANHÃO SE ORGANIZE COM SERIEDADE E COMPETENCIA,PARA O BEM E SUCESSO DO BASQUETE NAQUELE ESTADO.

Henrique Baptista Silva disse...

Concordo sob vários aspectos,Anônimo 02/04/13 10:45. Quanto a falta de seriedade... depende da ótica. A seriedade na teoria,como boa intenção;é verdadeira. Na prática ao meu ver,a atitude imperativa e exarcebada,atrapalha tudo pela absurda falta de noção do desrespeito à todos ao redor. Sem ele,poderia ter maiores chances de dar certo.

Henrique Baptista Silva disse...

Caramba,eu engoli o nome do Barbosa no texto entre vírgulas. Corrigindo. Quis dizer que,"Na prática,a atitude imperativa do Barbosa atrapalha pela falta de noção do desrespeito à todos ao redor". Não sei como o Betinho suporta tudo isso,sem chamar o Barbosa numa conversa séria. Sim,uma conversa séria e ponderada. Porque criaturas agressivas e arbitrárias como o Barbosa,o único jeito de colocar algum senso na cabeça;é usando a paciência e calma que neles faltam. Senão,fica impossível de dar certo. Quando pessoas gritam,não se ouvem. Alguém precisa falar baixo para o outro parar de gritar e passar a prestar atenção no que se tem a dizer.

Anônimo disse...

Esse Dornelas é um gozado.Monta um time fortíssimo e
vem fazer média com todo o nordeste.Gostaria de saber
Quantas jogadoras do time do Sport,foram formadas no
Nordeste.
O gozador,deixe o seu time jogando e vá as compras,
quando Voce voltar elas já ganharam o jogo.Esse time
não precisa de técnico.
E tem mais,vocês ainda estão correndo perigo.

PAULINO disse...

Antes de uma jogadora ser formada, a menina precisa VER o jogo, ver o que ela quer ser!

O projeto pernambucano tem varias fases e a primeira delas passa pela divulgação do basquete feminino (que nao passa na TV aberta ha anos).

Esse time montado em Recife tem atraido novas meninas nas escolinhas e, daí sim, podem surgir talentos.

Não esqueçam que projeto social nao visa criar jogadoras de alto nivel, e sim tirar criancas das ruas e integra-la ao esporte.

Impressionante como existem pessoas negativas que em nada, absolutamente nada contribuem. Não é a toa que a modalidade esta onde esta!