segunda-feira, 25 de março de 2013

Priscila Santos encerra com destaque sua temporada de estreia na NAIA

2012-HS-WBB-23-Priscila_Santos.7014 No ano passado fiz aqui no PBF um relato da trajetória da ala Priscila Santos (25 anos, 180 cm) nos Estados Unidos.

Naquela época, a jogadora encerrava o college em Utah com bons resultados acadêmicos e também dentro de quadra (relembre aqui).

Priscila agora está na cidade de Fulton (Missouri), onde frequenta a William Woods University.

Depois de perder a metade da temporada por uma lesão no pé, Priscila voltou com tudo para a disputa da NAIA.

Foi o principal destaque do seu time, com média de 18,9 pontos na temporada regular. Com isso foi eleita a novata do ano da American Midwest Conference.

A média de pontos subiu para 27, rp_primary_8573105268_f044b8faef_o2 na pós-temporada, e Priscila teve 37 pontos na primeira partida do torneio nacional da NAIA (79-75 Nazarene). Seu time caiu na rodada seguinte, contra a Vanguart Universisty (85-60, com 25 pontos da brasileira).

Encerrada a temporada, Priscila foi eleita para o segundo time da NAIA.

Segundo o técnico Dan Chapla trata-se de uma honraria merecida: “Ela provou ser uma das melhores jogadoras no país” diz ele.

A melhor jogadora do ano na AIA foi a turca Tugce Canitez, que disputou as Olimpíadas de Londres no ano passado pelo seu país.

16 comentários:

Anônimo disse...

Bom, está aí mais uma opção para a posição 3 na seleção brasileira. Merece pelo menos ser convocada para ser observada de perto.

Anônimo disse...

Priscila Santos era reserva da Izabela Moraes na seleção sub-21 de 2007, comandada pelo Tarallo, mas após três anos nos Estados Unidos é bem provável que ela tenha evoluído mais que sua colega que ficou no Brasil.

Paty Monteiro disse...

o nome da turca é Tuche Canitez!!!!

e eu sinto muito meu caro Bert, mas, isso não quer dizer, NADA!!!!
A NAIA é MUITO fraca.

No Pan 2011 os EUA mandaram destaques da NAIA e tomaram borrada de seleções fraquíssimas.

A Turca citada, Tuche Canitez, A MELHOR JOGADORA da liga, foi a Londres e não fez, NADA!!!!!!!!!!
Péssima!!!!!!!!!!!!!!
Atuação desastrosa!!!!!!!!!

Ou seja, a Priscila Santos precisa ser lembrada sim, mas, não pode criar falsas expectativas sobre ela!!!!!!!

Bert disse...

Bem, minha cara Paty, em primeiro lugar no site da FIBA consta o nome Tugce:

http://archive.fiba.com/pages/eng/fa/p/q/Tugce%20CANITEZ/pid/57565/_//players.html

A menina tem 21 anos, seus números foram realmente modestos em Londres. Eu não esperava que fossem espetaculares.

Além da Tugce, aparecem na lista de prêmio da NAIA, atletas que já estão ganhando a vida em ligas européias como acontece desde que o mundo é mundo.

Não estou defendendo que a Priscila seja salvadora da pátria, nem ao menos sugeri que ela seja convocada.

Nem se sabe se ela quer isso. Uma série de meninas que foram para os EUA e se destacaram na NCCA, Primeira Divisão (exemplo: Erica Vicente) pararam com o basquete. Porque o ambiente que elas frequentam abre caminhos...

Na história da seleção brasileira temos uma série de atletas universitárias nos EUA que apareceram e tiveram seus caminhos.

Quer melhor exemplo que a campeã Mundial Dalila?

Tatiana Conceição, por exemplo, veio da NCAA e não se firmou. Mariana Camargo...

Da NAIA tivemos a Jacqueline Godoy, por exemplo, que tinha excelente nível.

O Enio Vechhi convocou uma jogadora de uma divisão mais fraca da NCAA (Natalia Santos) e a cortou antes do Pré-Olímpico.

Assim acho que divulgar os números da Priscila não seja pecado. Assim como eles podem não dizer nada, eu desconfio que fazer 10 pontos por jogo na LBF tenha significado semelhante em nível internacional.

Anônimo disse...

Na minha modesta opinião: seria chamada , com certeza; para ser observada pela comissão técnica.
Ela é cestinha absoluta lá... O basquete americano em certas divisões não é tão forte como a WNBA,fato! Mas, a Ncca e NAIA não são tão piores assim que a LBF...rsrsrs
Atentem para a realidade!
Por exemplo:
Um técnico dessas categorias sabe treinar qualquer pivô melhor que "certos" técnicos que atuam no "profissional" ai no Brasil.
O basquete feminino brasileiro, além de ser péssimamente dirigido, ainda precisa de mais humildade, pro-atividade, vontade de aprender mais...

Schineider Oliveira

Anônimo disse...

Priscila Santos estaria na minha seleção, juntamente, com Thais Pinto , desde da convocação para as olimpiadas de Londres. Nem que seja para observa-las de perto e saber de seus reais pontênciais.
Claro, temos que ser lúcidos: não seriam a salvação-da-lavoura, mas sempre fica essa icognita; do quanto podem, realmente, render dentre as "profissionais" brasileiras.
Outro lado da moeda é saber o quanto essas meninas querem defender a nossa seleção.
Explico: Inglês fluente, carreira profissional no mercado americano, brasileiro ou mundial. O que as fariam jogar tudo pra o alto e participar desse circo Mambembi da CBB?
A vocação e talento pro basquete dessas meninas pode até ser pauta para discurssão. Mas, com certeza vocação pra caramguejo (ou seja, andar pra trás) isso, certamente, não acho que faz parte do vocabulário delas...rsrsrs
Força PRISCILA SANTOS, força THAIS PINTO, venham somar ao nosso pobre basquetinho! Tuda ajuda será necessária.

Bert...parabéns pela digníssima matéria...pena que nem todos vêem assim. Vc eh quase um olheiro da seleção , e tenho certeza que faz um trabalho que muitos na CBB deveriam estar fazendo: Atento a todos os talentos brasileiros pelo mundo do Basquete feminino.

Schineider Oliveira...

Anônimo disse...

PRISCILA Santos E umidamente que esta sendo lapidado nosEUA e que escola espetacular do basquete mundial tudo isso não custou nada aCBB ela já provou Q estima ,jogadora agora e só a CBB chamar valeu BERt pelo comentário .

Anônimo disse...

Vale lembrar que a Priscila Santos já atuou por São Caetano no Campeonato Paulista adulto antes de ir para os Estados Unidos, sendo cestinha de diversos jogos. Fora isso, diferente da maioria das atletas que jogam nos Estados Unidos, a Priscila já defendeu as seleções brasileiras de base num Mundial.

Anônimo disse...

A ala Priscila foi a maior cestinha De todos tempos no college eastern Utah TÁ com acamiseta no hall da fama da escola E. Da. NJCAA liga universitária americana merece uma oportunidade na seleção acorda CBB.

Anônimo disse...

Esta menina Priscila abriu as portas para muitas brasileiras nos EUa pois e uma ótima jogadora e tem um grande caráter acorda CBB.

Anônimo disse...

Esta menina Priscila abriu as portas para muitas brasileiras nos EUa pois e uma ótima jogadora e tem um grande caráter acorda CBB.

Anônimo disse...

Parabéns BERT pois você não deixa os nossos talentos esquecidos !!!!!!!!!!!!l. Mudando de assunto tem um povinho Q só sabe criticar e igual Aquele saudoso Jornalista carioca o espirito vira lata se joga muito bate record eruim vamos valorizar. Obasquete asnossas jogadoras questão destaque lá fora.

Anônimo disse...

Queria agradecer ao painel do basquete feminino sou pai de atleta minha filha joga basquete desde os 9 anos se federou com 10 anos desde os primeiros jogos delas venho acompanhando o esporte é difícil varias amigas delas desistiram sem apoio sem dinheiro....
O Pai....trocinio é essencial.
Mas o que faz ela continuar é perceber pessoas como você Bert , Marcos , Paulino, Paulo Sergio, Renato, Santa Ignorância, Sawer e alguns outros que mantem o este e outros site e mostram as meninas do Brasil que jogam por amor ao esporte queria um dia agradecer pessoalmente a vocês e dizer, que bom que não estamos sozinhos......
Obrigado..

Anônimo disse...

discuRssão? caraMguejo?

Com que autoridade, alguém que não sabe se expressar, quer falar mal dos outros como se fosse dono da razão?

Schineider, quem tem telhado de vidro não joga pedra no telhado dos outros.

Anônimo disse...

Desculpas...não moro no Brasil a muito tempo. Mas a questão central era a valorização da Priscila, não meu português...Mesmo assim , valeu pela crítica, agradeço!

Sinceramente;

Schineider Oliveira...MR Telhado de vidro! rsrsr

Anônimo disse...

O Brazil mundo afora tem vários talentos esquecidos os americanos sabe válorizar os talentos despercebidos muitas vezes. Por nos brasileiros vamos repatriar essas meninas obasquete brasileiro precisas de todo apoio. Possível Valeu abnegados BERT SNEIDER Pela luta de vocês pela busca de talentos não vamos ser mesquinhos para ficar discutindo erros de português PRISCILA E outras brasileiras valem ouro só precisa de uma oportunidade da CBB,!