domingo, 24 de março de 2013

Americana derrota Maranhão e disputa final da LBF

Americana_Maranhão_Semifinal_01Americana_Maranhão_Semifinal_02Americana_Maranhão_Semifinal_03

O atual campeão Americana garantiu classificação a decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2013 ao derrotar o Maranhão Basquete, na manhã deste domingo (24 de março), por 76 a 59 (40 a 22 no primeiro tempo), em partida realizada no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), no segundo confronto da série melhor-de-três do playoff – semifinal. Com a vitória, o time dirigido pelo técnico Luiz Zanon fechou a disputa com duas vitórias e nenhuma derrota.

O primeiro quarto foi totalmente dominado pelo time da casa, que, apoiado pelos seus torcedores, iniciou em ritmo forte, marcando apertado e saindo com rapidez para o contra-ataque, chegando a abrir 14 a 0. Na metade do período, a equipe visitante melhorou, converteu algumas bolas ofensivas e chegou a baixar a diferença, no entanto, logo voltou a falhar no ataque e também a deixar espaços na defesa e o atual campeão da LBF aproveitou muito bem (25 a 07). Destaques para a pivô Gil Justino e para a ala/armadora Karla Costa, ambas do representante paulista.

O segundo quarto foi equilibrado (15 a 15). Americana iniciou melhor, com boa performance da norte-americana Roneeka Hodges, mas o Maranhão Basquete igualou as ações na parte final, com o crescimento ofensivo da lateral Iziane Castro e boa presença defensiva da pivô cubana Plutin Tizon.

Na volta do intervalo, o jogo seguiu mais equilibrado (23 a 19), mas ainda assim com o Americana tendo o domínio das ações. Destaques para Karla Costa e Clarissa dos Santos, pelo time mandante, e Bethânia Vasconcelos e Kelly Santos, em favor do visitante.

No quarto final, com as duas equipes desgastadas, o Maranhão foi melhor (13 a 18) e baixou um pouco a diferença, mas Americana alegrou seu torcedor, que lotou as dependências do ginásio, chegando a mais uma decisão.

Os principais nomes da partida foram a norte-americana Rooneka Hodges (12 pontos e 04 assistências), Karla Costa (12 pontos, 05 rebotes e 04 assistências), Clarissa dos Santos (12 pontos e 10 rebotes – double-double) e Gil Justino (10 pontos e 03 rebotes), pelo time da casa; Iziane Castro (17 pontos e 05 rebotes), Damiris do Amaral (12 pontos), Bethânia Vasconcelos (11 pontos, 04 rebotes e 04 assistências) e Kelly Santos (08 pontos e 08 rebotes), em favor do visitante.

“Todas as vezes que jogamos com união, que é o ponto forte deste grupo, e de maneira coletiva, atingimos o nosso objetivo e nesta semifinal foi assim. Agora, temos que seguir trabalhando com o mesmo empenho, já que o Sport Recife está invito e possui uma equipe forte, mas somos os atuais campeões da LBF e a tendência é de uma série final com grandes jogos, muito bom para quem for assistir”, comenta a ala/armadora Karla Costa, do Americana.

“Fica um pouco de tristeza, pois jogamos abaixo das nossas condições, no entanto, conseguimos um feito importante, terminando esta edição da LBF na terceira colocação, que era uma de nossas metas. Quero agradecer a nossa torcida, que sempre esteve ao lado do Maranhão Basquete. Infelizmente, não deu para avançar a decisão”, relata a lateral Iziane Castro, do Maranhão Basquete.

Na série melhor-de-três do playoff – final, o Americana vai encarar o invicto Sport Recife, que já havia garantido sua classificação ao eliminar o São José/Colinas Shopping na outra série semifinal, também com duas vitórias e nenhuma derrota. O primeiro confronto acontece no dia 30 de março (sábado), às 13h00 (de Brasília), no ginásio Municipal Milton Fenley Azenha (Centro Cívico), na cidade de Americana (SP), com transmissão ao vivo pelo SporTV.

10 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Americana! Além de vencer deu um show na defesa!

Anônimo disse...

O Maranhão sempre ficará para trás, enquanto não aprender a respeitar a competição e ter mais profissionalismo.
Não adianta montar um time "2" dias antes do início do campeonato e achar que vai levar...
Será quantas edições da liga será preciso para que possam aprender sobre isso?

Parabéns à Americana! O "mais bem preparado" merece vencer.


Schineider Oliveira

Anônimo disse...

parabéns a toda equipe de americana, pela bela exibição contra o Maranhão. KARLA, como é gostoso ver como voce é guerreira.

Anônimo disse...

parabéns a toda equipe de americana, pela bela exibição contra o Maranhão. KARLA, como é gostoso ver como voce é guerreira.

Anônimo disse...

Parabéns Americana pela aula de basquete , uma equipe bem treinada , e com atletas que aprenderam a se respeitar, sendo assim dando prioridade ao trabalho coletivo e tbem respeitar o comando.
Realmente é o melhor trabalho de basquete feminino do país.

A nota triste ficou para pivô Monica que em vez de melhorar ao longo do tempo só regride, pois só faz escolhas por equipes erradas e acredita em besteiras que agentes falam. Abre o olho garota seja mais humilde.

Anônimo disse...

Americana vai levar contra o Sport. Cresceu muito seu nível de jogo coletivo durante a competição, enquanto Sport depende exclusivamente de Erika e Adrianinha estarem em um bom dia.

Anônimo disse...

Americana vai tomar pau!
O único time que vai parar Americana é o Sport!

Anônimo disse...

To pagando pra ver esse pau que Americana vai tomar do Sport!
AMERICANA VAI SER CAMPEÃO!
VEM SPORT, VEEEEMMMM!

Anônimo disse...

foi bom ver a Iza Sangalli jogar. Pela primeira vez vi essa menina jogar pela tv, apesar do pouco tempo, mas mesmo assim gostei. Sempre me falaram tanto dessa menina, espero que ela tenha mais tempo em quadra.

Anônimo disse...

Melhores momentos: http://www.youtube.com/watch?v=ksqEfbVmdB4

Karla falando do jogo coletivo: http://www.youtube.com/watch?v=2uAV5eNPs0k

Iziane chorando e falando dela mesma: http://www.youtube.com/watch?v=ctWPW1LIXPQ