sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Maranhão busca entrosamento para estreia na LBF

maranhao01

Já são quase quinze dias de preparação, e a cada dia a equipe do Maranhão Basquete parece estar mais “encaixada” dentro de quadra. As jogadoras do time maranhense ainda não estão em sua melhor forma física, mas a evolução de cada atleta a cada treino é visível. E esta evolução física é motivo de elogios tanto por parte das jogadoras como da comissão técnica.

Nessas primeiras duas semanas de preparação, o foco principal está no condicionamento das meninas do Maranhão Basquete. Por isso, os preparadores físicos Fabiano Furtado e Samir Sotão, exigem muito das atletas, que têm consciência de que precisam suar a camisa para atingirem os 100% o mais rápido possível.

Destaque do MB desde a temporada passada, a ala maranhense Iziane sabe que é fundamental todo esse esforço nesse início de trabalho. “Os treinos estão fortes, principalmente nessas duas primeiras semanas. Acho que a gente tem que se desdobrar para estarmos em boa forma física que a liga precisa e pede da gente. Lógico que o foco é quadra, mas não se pode deixar baixar a intensidade para que a gente possa ter condições de jogar forte os minutos de quadra”, analisou a ala Iziane.

E os treinos físicos são tão importantes que estão servindo de base para que as atletas do MB se aperfeiçoem dentro de quadra. As jogadas já aparecem com mais naturalidade nos treinos e o Maranhão Basquete começa a se “encaixar”.

“O time está se encaixando. Essa é a vantagem de ter jogadoras experientes. Você não precisa de muito tempo para aprender a jogar uma com a outra. Acho que, com a idade, essa maturidade em quadra de perceber as coisas vem mais fácil. Acho que isso vem a favor nesse pouco tempo de treinamento que a gente tem em comparação às outras equipes”, afirmou Iziane.

Comissão técnica satisfeita
E o “encaixe” também é motivo de elogios por parte do técnico Betinho Lima. “Inicialmente, estamos cuidando mais da parte física, de dar pelo menos uma adequação maior ao condicionamento físico delas. E a parte de entrosamento a gente está colocando a cada dia alguma coisa do ponto de vista tático para que se entrosem e iniciar o padrão que a comissão técnica quer que elas coloquem em quadra”.

Para o manager do Maranhão Basquete, o experiente Antônio Carlos Barbosa a evolução da equipe passa muito pela qualidade das jogadoras. Segundo Barbosa, quando um time tem jogadoras do nível de Iziane, Kelly, Damires, Patrícia Chuca e Bethânia o trabalho do dia a dia fica bem mais fácil. Por isso, é preciso pensar na Liga de Basquete Feminino como um todo e não apenas na estreia contra o Sport-PE no próximo dia 27, no Ginásio Castelinho, em São Luís.

“Quando você trabalha com jogadoras de alto nível, jogadoras que jogam competições internacionais, olimpíadas, mundiais, campeonatos nacionais, você vê que elas são jogadoras que têm potencial e condição de adquirir rapidamente uma forma física, uma melhora técnica. E, logicamente, que a parte tática flui de uma maneira mais tranquila. O Betinho fez uma programação e o time está realmente assimilando bem o trabalho e o progresso é diário. Temos pouco tempo, mas não podemos pensar no campeonato no primeiro jogo. O campeonato vai se decidir a partir de março”, analisou Barbosa.

Vale lembrar que o MB entra em quadra no próximo dia 27 (domingo) para enfrentar a forte equipe do Sport-PE. O jogo começa às 09h00 (horário local e 10h00 de Brasília), no ginásio Castelinho, em São Luís. O torcedor maranhense está convocado para comparecer ao ginásio e incentivar o Maranhão Basquete nesta edição da LBF. Os ingressos para este jogo serão trocados por 1kg de alimento não-perecível a partir da semana que vem.

O Maranhão Basquete é patrocinado por Gatorade e tem o apoio do governo do Estado do Maranhão, do Sistema Mirante, da Academia Estação Saúde, da Bus Transportes, do Hotel Praia Mar e da Federação Maranhense de Basquete.

Um comentário:

Anônimo disse...

Espero que Barbosa assuma mesmo o time, pq esperar por Betinho, Deus nos livre!