sexta-feira, 7 de setembro de 2012

“Quero ajudar a equipe, vim para somar”, afirma Damiris

Há quatro dias treinando no Ourinhos Basquete, Damiris já tem boas expectativas para o Campeonato Paulista. É a primeira vez que a jovem de apenas 19 anos participa de um campeonato da equipe adulta no Brasil e destaca que esta feliz com sua escolha: “quero ajudar a equipe, vim pra somar”, disse.
 
A reportagem do Diário procurou Damiris na manhã de quarta-feira (5) e conversou com a jovem após os treinos que acontecem no Ginásio José Maria Paschoalick, o “Monstrinho”. Feliz por estar em Ourinhos, à atleta destacou sua vontade de estar perto da família e também afirmou que ano que vem pretende jogar no WNBA dos Estados Unidos, campeonato considerado de maior nível do basquete mundial.
 
“Eu preciso de mais tempo para me entrosar, esse é só o meu terceiro dia de treino então eu quero poder estar mais entrosada, mesmo conhecendo algumas meninas ainda falta bastante. Mas eu estou bem feliz, a cidade me abraçou, me receberam muito bem, as meninas, o Ferreto, o Sr. Chico, então agora é só focar nos treinamentos para poder me entrosar mais e dar o meu melhor para a equipe”, disse.
 
Damiris já havia acertado sua participação na Liga Nacional de Basquete com uma equipe brasileira, e com a lacuna durante o campeonato Paulista, estava procurando uma equipe e optou por Ourinhos.
“Eu já acertei um time para jogar o brasileiro. Faltava uma equipe para eu jogar o Paulista, e eu já estava devendo para o seu Chico vir jogar aqui. Ele já tinha me feito essa proposta e eu aceitei. Todos me falam muito bem daqui, e também tenho que procurar uma equipe que eu consiga espaço porque eu quero jogar. Eu tenho afinidade com algumas meninas daqui e esse foi meu critério, um time que eu vá jogar”, afirmou.
 
Damiris que é de São Paulo ainda não teve oportunidade de passear pelas ruas de Ourinhos, mas afirma que já gostou da cidade logo ‘de cara’. Essa é a primeira vez que a jovem vai participar de campeonatos grandes no Brasil, pois até antes das Olimpiadas, estava na Espanha.
 
“Sai daqui muito nova, ano passado eu joguei na Espanha logo quando sai do juvenil e passei para o adulto. Desde então não joguei aqui, então é meu primeiro ano jogando essas competições no meu país. Eu estou muito ansiosa, como todos os campeonatos que eu participo, mas eu estou muito feliz de estar jogar aqui no meu país, e ter o apoio da galera que é importante, estar perto da família, dos amigos, isso vai me dar bastante força”.
 
Ela ressalta que ainda não deu pra sentir muita diferença entre o basquete espanhol e o brasileiro, já que Ourinhos ainda não estreou no Paulista. “Vai dar pra sentir a diferença quando a gente começar a competir. Mas o nível do basquete brasileiro está muito alto, não é a toa que muitas jogadoras estão voltando pra cá. Mas foi bom passar esse tempo fora, foi bem diferente afinal estava muito longe de casa, só tinha 18 anos e tive que amadurecer”.
 
“Lá foi muito importante para meu desenvolvimento profissional. Com 18 anos eu joguei contra estrelas de WNBA, jogadoras que tem campeonato europeu, bem mais maduras do que eu. Eu cheguei verde lá e fui amadurecendo bastante. E eu fui para uma equipe que o técnico era o Collinas, técnico da seleção brasileira em 2010, e ele me deu muito espaço para jogar, então foi bem legal”, disse.
 
Com relação a expectativa do campeonato Paulista, que Ourinhos estréia neste sábado, Damiris destaca que as perspectivas são as melhores. “Quero fazer bons jogos, quero ajudar a equipe, eu vim pra somar, pra ajudar o máximo e dar o meu melhor. Esse é meu primeiro ano aqui, se eu for campeã vai ser muito bom”, finalizou.

Fonte: Diário de Ourinhos

3 comentários:

Anônimo disse...

então procede o q o povo anda dizendo q ela vai jogar no maranhão... Ela fechou c/ Ourinhos só p/ o Paulista.

P/ Damiris vai ser muito bom, p/ ter ritmo d jogo.

Anônimo disse...

Fechou sim com o Maranhão Basquete. É pura verdade.

Henrique Baptista Silva disse...

Será um ótimo reforço! Atitude comprometida para ela não falta. Notei em algumas situações no pré-olimpico,e também em alguns jogos amistosos,ela tentando alcançar a bola além da sua capacidade física. Porque o momento do lance pedia que ela se doasse para ser determinante à favor do time. E acredito que,com toda esta força de vontade. Ela tem tudo para se tornar uma jogadora cada vez melhor.