segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Disputa do basquete nas Olimpíadas Escolares começa amanhã

Chegou a vez do basquete. A partir desta terça-feira (11), a modalidade será uma das atrações das Olimpíadas Escolares em Poços de Caldas, cidade mineira que, pela quinta vez, está sediando a competição. Com o recorde de 4.493 participantes, entre atletas e professores, distribuídos entre 1.253 escolas, a etapa de 12 a 14 anos será disputada até sábado (15).
A embaixadora da modalidade da bola laranja é a pivô da Seleção Brasileira Clarissa Santos, que disputou as Olimpíadas Escolares em 2005. Além da pivô, o assistente técnico da Seleção Adulta Feminina, Cristiano Cedra, e o técnico das Seleções de Base Masculina, André Germano, estarão representando a modalidade. Ambos são os técnicos observadores da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) na competição.
"É muito importante este trabalho da CBB na observação dos atletas durante todas as competições nacionais. Participei no ano passado das Olimpíadas Escolares, nas duas categorias, em João Pessoa (PB) e Curitiba (PR), e o resultado foi muito produtivo. Teremos a oportunidade de, mais uma vez, observar e selecionar alguns talentos para as nossas seleções de base. Além disso, vamos trocar informações com os professores e técnicos. Eles são os personagens importantes desta história, pois despertam o gosto pela modalidade nas crianças e jovens, além de ensinarem os fundamentos do jogo", disse Cedra.
Cristiano destacou ainda o número recorde de participantes. "Acredito que, em função dos futuros eventos no Brasil, a atenção nacional está mais voltada para o esporte. E com isso as crianças despertam mais o gosto pela prática esportiva", finalizou o técnico.
Maior torneio de esporte estudantil do país, as Olimpíadas Escolares revelaram 17 atletas que representaram o país nos Jogos de Londres. O evento é organizado e realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas e Governo de Minas Gerais. As Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Cuiabá (MT), com idade de 15 a 17 anos, serão realizadas no período de 25 de novembro a 8 de dezembro.
BASQUETE 3X3
Com o objetivo de fomentar a modalidade do Basquete 3x3 em todo o território nacional, a CBB realizará, nesta segunda-feira (10), às 19h, uma palestra de apresentação para os técnicos presentes em Poços de Caldas (MG). O diretor de Relações Institucionais da CBB e membro da Comissão Basquete 3x3 da FIBA, Paulo Villas Bôas, e o coordenador técnico da CBB, Francisco Oliveira, estarão ministrando o evento.
“A CBB vai fazer uma apresentação dessa nova disciplina da FIBA. O objetivo da palestra é apresentar todos os detalhes e diretrizes sobre o 3x3. Vamos mostrar todas as competições que já promovemos nesses dois últimos anos, além de um panorama geral dos projetos que ainda vamos realizar”, disse Villas Bôas.
A FIBA tenta, junto ao COI, incluir o basquete 3X3 no programa olímpico já em 2016, no Rio de Janeiro.
Veja aonde serão realizados os jogos de basquete, em Poços de Caldas (MG):
Ginásio AA Caldense - Ginásio Ronaldo Junqueira R. Pernambuco, nº 1145
Ginásio Colégio Pelicano - Rua Goiás, s/nº
Ginásio Alcoa - AV. Presidente Wenceslau Brás, nº 1500
Ginásio SESC - Rua Paraná, nº 229

Um comentário:

Henrique Baptista Silva disse...

Desculpem,eu cliquei errado. Não foi anônimo conforme vai aparecer! Este comentário sobre a tentativa de explicar o preconceito das pessoas contra o esporte amador foi meu,também. Foi uma continuação da minha primeira mensagem deste assunto.