terça-feira, 26 de junho de 2012

Entrevista – Natália Burian (LBF)

Natalia_Burian_Catanduva_01-554x600 A armadora Natália Burian (foto), que defendeu o Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva B.C. na segunda edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) – 2011/2012, está passando por uma situação adversa em sua carreira, já que acabou flagrada pelo exame antidoping durante a competição e recebeu uma punição de 18 meses de suspensão. Apesar disso, a atleta tem encarado esta situação de frente, com muita coragem e disposição.

Saiba quais são os planos de Natália Burian para o futuro, na entrevista exclusiva concedida ao site da Liga de Basquete Feminino (LBF).

Como você recebeu a notícia da sua suspensão de 18 meses?
Eu estava presente no dia do julgamento, é uma sensação estranha; eu sei da minha inocência e sei também que jamais tomaria algo que não fosse permitido pelo regulamento da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), mas infelizmente fui punida.

O que você pretende fazer nos meses em que não poderá atuar?
Vou continuar fazendo o que mais amo nesta vida que é treinar e manter a forma para quando voltar estar bem e preparada para qualquer situação do meu time.

Você pensa em recorrer da sentença?
Isso eu vou deixar na mão do meu advogado. Ele vai ver qual será a melhor situação para mim, sei que estou em boas mãos.

O Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva B.C. está dando apoio neste momento difícil da sua carreira?
O meu time, na verdade, está passando com uma crise financeira. Meus pais e mais algumas pessoas me ajudaram bastante neste momento difícil.

Você tinha uma transferência engatilhada, mas acabou sendo desfeita após o anúncio do resultado do exame antidoping. Existe a possibilidade da tratativa com a equipe voltar ou foi mesmo encerrada?
Tinha sim, mas pela minha situação do doping, o contrato foi cancelado. Respeito à decisão do time que eu iria para disputar a terceira edição da LBF.

Falando de Seleção Brasileira, como acha que será o desempenho nos Jogos Olímpicos de Londres?
Eu acredito nas meninas que estão ali na Seleção, o Tarallo é um excelente técnico, já trabalhei com ele em seleção e em clube, sou suspeita (risos). Mas acredito que o Brasil tem plenas condições de chegar ao pódio.

Quais são os nossos principais adversários na luta por uma medalha?
Todos nós sabemos do favoritismo dos Estados Unidos e da Austrália, a Rússia é muito competitiva e sempre está no pódio ou lutando para sempre estar entre as quatro melhores equipes!

Que análise você faz da segunda edição da Liga de Basquete Feminino (LBF) e o que espera da terceira?
Eu acho que foi uma competição boa, a Liga está de parabéns e espero que melhore cada vez mais, pois o basquete tem que voltar para a vitrine em nosso País.

Quem são os seus ídolos na vida, no esporte, de uma forma geral, e no basquete?
Na vida são meus pais (minha mama e meu papa), mas meu pai é o meu maior ídolo. No esporte, Ronaldo Fenômeno, pois ele é superação e para ele, sim, tiro o chapéu. No basquete, Alessandrona e Helen Luz.

Como é a Natália fora de quadra, o que gosta de fazer no dia-a-dia, especialmente nos momentos de lazer?
A Natália fora de quadra é alegre. Gosto de fazer amizades, de estar com meus pais, pois sou muito família, gosto de sair, às vezes, à noite. Uma coisa que eu gosto mesmo é de ajudar as pessoas que gosto de verdade, isso para mim não tem preço!

Você já teve a oportunidade de atuar no exterior. Quais são as principais diferenças do basquete de fora em comparação ao que é jogado por aqui?
Eu adorei a experiência, lá fora existe mais contato, é um jogo mais calmo. A única diferença, é que lá o campeonato é mais organizado em termos de calendário, a gente chega lá na Europa já sabendo o dia que começa e o dia que termina a competição.

Qual é o maior ensinamento que você está absorvendo deste momento que está vivendo?
Olha, é uma experiência que só vai me fortalecer e me fazer crescer pessoalmente e que me dá mais vontade de dar a volta por cima. Não é fácil o que estou passando, mas sou uma menina guerreira e jamais vou desistir do meu sonho, pois falta muita coisa ainda que não conquistei e que quero conquistar como jogadora de basquete.

Mensagem final:
“Os covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam, os vencedores nunca desistem”. Esta é minha mensagem, jamais vou desistir…

Fonte: LBF

8 comentários:

Anônimo disse...

Sou suspeito em falar sobre a Natalia, a conheco ha muitos anos e tambem conheco seus pais que sao pessoas maravilhosas, acredito muito na forca dessa menina, ela tem talento demais, nao precisa de nenhuma quimica para melhorar sua performance.. Tenho certeza que ela voltara mais forte do que nunca...

Rafael de Oliveira
Minneapolis/USA

Anônimo disse...

Natália #10

Estamos e estaremos Sempre Torcendo por Você e que em breve esta situação possa ser 'revertida' e que Você volte a jogar basquete novamente.
"Natália Sempre foi e será SUPERAÇÃO"

Jun10r, Marisa & G. Jun1chi.

Anônimo disse...

Eu.só espero que o acontecido sirva
de alerta para outras jogadoras.
O aviso ja foi dado e todo o cuidado é pouco.
Sinto muito pela Natalia como sen-
tiria por qualquer outra jogadora.

Anônimo disse...

Entrevista – Natália Burian (LBF)

O Poty/Açúcar Cometa/Unimed/Catanduva B.C. está dando apoio neste momento difícil da sua carreira?

Natália : O meu time, na verdade, está passando com uma crise financeira. Meus pais e mais algumas pessoas me ajudaram bastante neste momento difícil.

APOIO E RETAGUARDA NUM MOMENTO DIFICIL NA VIDA DE UMA ATLETA QUE TANTO FEZ PELA EQUIPE, A DIRETORIA SE OMITE?

Anônimo disse...

Ta na hora do basquete de Catanduva acabar com essa palhaçada e dar o apoio necessário a quem sempre deu o sangue e suor em quadra pelo time.
Acorda Catanduva ou fazem isso logo ou acabam de vez com tudo que é mais bonito.
Foram dar incentivo ao futebol, BEM FEITO, quando começarem a dar valor nas mulheres do esporte nesse País vão aprender a conviver com vitorias e conquistas.
Força Natalia, passe por tudo isso de cabeça erguida que o reconhecimento pela sua coragem virá. Não aceite que te façam desistir do seu sonho.

Anônimo disse...

Ela falar q é inocente no começo da entrevista é demais ne. Seria comico se n fosse tragico. Entrevista muito boa, so pecou nessa frase. Exames assim nao dao errados hein.
Boa sorte a ela.

Anônimo disse...

Ela se julga inocente, pq tem convicção de q não usou nada conscientemente, p/ obter vantagens.
Infelizmente a diretoria e o técnico Ferreto, são ingratos e oportunistas.
O basquete de Catanduva, esta na UTI.
Catanduva te ama Natália!

Anônimo disse...

É muito importante a implantação dos exames anti-doping nos campeonatos de basquete feminino no Brasil. Em outros tempos, quando nao haviam exames, muitos titulos foram conquistados na base de drogas... Ja era tempo!!!