quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A primeira vez da diretora Hortência

imagempaulinia8

Quando a Nossa Caixa/Ponte Preta encerrou seu time de basquete ao fim da temporada 94/5, Hortência foi para Paulínia, com parte do elenco (Helen e Silvinha Luz) e convocou novamente o técnico Antônio Carlos Vendramini.

Na temporada de estreia do ranqueamento de atletas da Federação Paulista, a Rainha chegou a disputar algumas partidas da pré-temporada pelo novo clube, mas logo teve anunciada a gravidez de seu primeiro filho anunciada.

Com a gravidez, Hortência virou “diretora” do time, que disputou o Circuito Paulista – extinto torneio da pré-temporada de São Paulo - ainda sem um patrocinador e acabou surpreendendo a equipe da Lacta/Santo André, que tinha um elenco muito mais poderoso (Janeth & Karina) e que ficaria com o título paulista daquela temporada.

No final do jogo, uma cena marcante. Utilizando bolas de basquete sob os uniformes simulando uma “gravidez”, as meninas de Paulínia pulavam abraçadas à diretora.

Rapidamente Hortência conseguiu um patrocinador de peso (a Seara), reforçou a equipe com Marta – também jogadora ‘categoria especial’, ao lado de Janeth, Hortência, Paula e Karina. Essas cinco não poderiam jogar juntas. Com a naturalização ainda não concluída, Karina jogou em Santo André na condição de ‘estrangeira’ com Janeth.

O time de Hortência chegou a disputar o Mundial Interclubes de 1995 com o reforço de Magic Paula, então armadora da rival Unimep/Piracicaba, tema para um próximo post.

Naquela temporada, além do Seara/Paulínia, do Lacta/Santo André (com ainda Vânia Hernandes e Leila) e da Unimep (Branca, Elena Chakirova e Jacque Nero), estiveram em ação ainda: o BCN recomeçando em Piracicaba com Maria Helena Cardoso (mais Cíntia Tuiú, Roseli e Claudinha), a Jomec/São José do Rio Preto, Bauru (Simone Pontello e Vânia Teixeira), Matão e Araçatuba.

 

imagempaulinia9aimagempaulinia10

7 comentários:

Anônimo disse...

no ano de 95 foi realizado o ranking pela FBP que durou algumas temporadas. o campeonato contou com a participação de 11 equipes: Lacta/Santo André( Janeth, Karina, Leila, V. Hernandes, Cathy, Cíntia Luz, Vívian, Alessandra Oliveira, Mina e Case´), a Unimep/Piracicaba que jogou sem patrocínio (Paula, Branca, Adriana, Jack Nero, Helena Chakirova, Jaqueline Godoy, Cláudia Pastor), Seara/Paulínia (Marta, Helen, Sílvia, Adrianne, Walléria, Ana Motta, Sandra Leão, Sandra Matias, Patrícia Silva e Maristela), BCN/Piracicaba (Claudinha, Nádia, Trisha, Tuiú, Suzy, Roseli, Patrícia Mara), Bauru TC (Deise, V. Teixeira, Márcia Prande, Edna, Simone Pontello, Vanira, Zezé), Tathi/Araçatuba (Sandra Prande, Geovana, atual técnica do Basquete Clube), Jomec/Rio Preto, Matão (Márcia Sobral), Pedreira (Regininha), Ourinhos (Ruth e Lígia) e Sta Maria/S. Caetano. Na verdade neste ano o ranking foi dividido em 3 categorias: Especial (Paula, Hortência e Janeth), Categoria A com 9 jogadoras(Branca, Marta, Nádia, Ruth, V. Hernades, V. Teixeira, Helen, entre outras) e Categoria B com 15 jogadoras (Alessandra, Leila, Cíntia Tuiú, Adriana Santos, Roseli, etc). O melhor desse ano foi a evolução de algumas jogadoras que passaram a ser titulares como a Adriana Santos e Sílvia Luz, ale´m do retorno da grande Vânia Teixeira ao basquete. Lembro que em um dos jogos da final (A Lacta ganhou da Unimep por 3 x 1 na séria melhor de 5) o time do ABC bateu as piracicabanas por um placas de 133 a 121, se eu não me engano, com Janeth e Karina com mais de 45 pontos cada.

Renato

Bert disse...

Sabia que sua memória não ia me deixar na mão. Hahaha!

Foi nessa temporada que a Ruth jogou em Ourinhos mesmo? Lembro que perderam um dos jogos por WO, pq o ônibus quebrou...

E quando a Lígia foi a Avaré? Em 96?

Abraço!

Anônimo disse...

Lembro um pouco do Paulista 96. Sei que tinha Avaré e tinha a equipe de Jundiaí também que era patrocinada pela Sundown e me recordo que a Microcamp foi surpreendida no primeiro jogo das quartas pela equipe e perdeu rs...

Anônimo disse...

Nossa, nesse ano teve dois times em Piracicaba? Me expliquem uma coisa: o BCN começou em 87 e depois ficou uns anos sem time? foi de 87 até que ano, antes de voltar em 95?

Anônimo disse...

Meu Deus sou de ourinhos e tenho 21 anos, não sabia desta história toda. haha

A ruth jogou em Ourinhos nesta temporada? A Lígia saiu de onde para ir pra Avaré? Avare ja tinha equipe adulta, ou passou a ter depois que ela foi para lá?

Anônimo disse...

ourinhos apareceu pro basquete em 95 e a ruth, junto com a lígia, jogou por lá. a ruth ficou fora de forma o que rendeu não convocação pra seleção pro resto da sua carreira. depois ela voltou pro bcn, onde maria helena a recuperou. apesar da boa estratégia do ranking da FPB se questionava que não exisitia quantidades sufucuentes de times com estruturas para abrigar jogadoras de seleção. lembro que a seara tinha hortência (categoria especial), helen e marta (categoria A) que não poderiam jogar juntas, pois o ranking só permetia uma jogadora especial com uma A ou duas categoria A. hortência abriu mão de jogar os campeonatos da FPB, mesmo antes de saber da gravidez e iria só jogar o mundial interclubes e a taça brasil. com a gravidez, a rainha anunciou sua primeira despedida do basquete. logo após a helen se contundiu, rompendo os ligamentos em um amistoso contra a UNIMEP. ana motta foi promovida a titular do time e silvinha foi exigida muito mais como jogadora o que fez com que evoluísse bastante.

Anônimo disse...

uaaaaaauuu