A seleção brasileira sub-19 feminina derrotou a Espanha por 71 a 64 (35 a 33 no primeiro tempo) na estreia do Mundial da categoria, que está sendo realizado na Arena Puerto Montt, no Chile. A cestinha da partida foi a pivô Damiris do Amaral, que marcou um duplo-duplo (19 pontos e 13 rebotes). Damiris foi também a mais eficiente do jogo, somando 27 pontos. Outros destaques nacionais foram a amadora Carina Martins com 14 pontos, cinco rebotes e três assistências; a pivô Thamara Freitas com 10 pontos e três rebotes; a ala Joice Coelho com sete pontos e três rebotes; e a armadora Tássia Carcavalli com sete pontos e dois rebotes. Pelo time espanhol, Querett Casas anotou 16 pontos.
“Entramos bastante nervosas querendo muito jogar e conquistar a vitória. Acredito que pela própria ansiedade da estreia nosso primeiro quarto não foi tão bom, mas mesmo assim vencemos o primeiro tempo (35 a 33). No segundo, relaxei e o grupo conversou voltando para o jogo com mais foco ainda. Uma das características do nosso time é a união. Jogamos muito entrosadas e isso nos fortaleceu muito. Desde o início da preparação estava bastante focada no objetivo e venho me esforçado muito. A minha eficiência no jogo de hoje é consequência dos fortes treinos que realizamos na preparação”, analisou a pivô Damiris.
No momento em que a bola subiu na Arena Puerto Montt, o time de Luiz Cláudio Tarallo saiu na frente e chegou a abrir seis pontos de vantagem, mas com cinco minutos decorridos da partida a Espanha reagiu e fechou o primeiro período na frente (18 a 15). No segundo quarto, a reação brasileira aconteceu e a defesa apertou o ataque espanhol. Faltando quase um minuto para o fim, o time nacional passou a frente do marcador vencendo o primeiro tempo por 35 a 33.
No terceiro quarto, Damiris começou pontuando já nos primeiros minutos e com bons movimentos de defesa e a união do grupo o Brasil foi aumentando a vantagem. O período finalizou com 10 pontos de vantagem para brasileiras, 58 a 48 (23 a 15 no quarto). Nos últimos dez minutos do jogo, o time de Tarallo permaneceu na frente do marcador durante todo o tempo e fechou a partida com uma incrível vitória sobre o forte time espanhol por 71 a 64.
“Viemos para a partida com uma expectativa muito grande. Além disso, sabíamos que havia o peso da estreia e que o time espanhol era muito forte. Nós nunca havíamos jogado contra elas, então as conhecíamos de estatísticas e dos jogos por DVDs. Foi um jogo bastante disputado, com bastante troca de liderança no placar, mas soubemos driblar a dificuldade. A boa defesa do Brasil soube anular o ataque da Espanha e conquistamos a vitória. Você estrear em uma competição desse nível com uma vitória, além de ser importante por causa da pontuação, soma confiança para o grupo”, disse Tarallo.
BRASIL (15+20+23+13 = 71)
4. I. Sangalli (4pts); 5. Carina (14pts, 5 rebotes e 3 assist.); 6. Tássia (7pts, 2reb e 1 assist); 7. Vanessa (4pts e 4reb); 9. Aruzha (0); 10. Mariana (2); 11. Joice (7pts e 3reb); 12. Damiris (19pts e 13 rebotes); 13. Aline (3 rebotes); 14. I. Ramona (4pts e 3reb); e 15. Thamara (10pts e 3reb). Não entrou: 8. Drielle. Técnico: Luis Claudio Tarallo.
ESPANHA (18+15+15+16 = 64)
4. Delgado (2); 5. Diaz Y. (6); 7. Zanoguera (2); 8. Ortiz (13); 9. Casas (16); 10. Diaz E. (8); 11. Calvelo (2); 13. Vivas (0); 14. Gil (8); e 15. Ndour (7). Não entraram: 6. Claret e 12. Espana. Técnico: Carlos Colinas.
Nesta sexta-feira (22), às 22h do Brasil, a seleção comandada pelo técnico Tarallo enfrenta a Eslovênia.
“Em um campeonato Mundial sempre será difícil o próximo adversário. Estamos mais tranquilos por termos uma vitória, mas sabemos que a Eslovênia está vindo de uma derrota inesperada contra a China, além disso, elas vêm muito fortes para o jogo, atrás da chance de se manterem vivas na competição”, finalizou o técnico.
Infelizmente conforme anunciado anteriormente o Sportv não transmitiu a partida, devido a problemas com o sinal enviado para a emissora. No comunicado, o canal avisa que irá transmitir as semifinais e finas do Mundial Sub-19 Feminino.
FORMA DE DISPUTA
A competição será realizada de 21 a 31 de julho, nas cidades chilenas de Puerto Montt e Puerto Varas. As 15 seleções participantes foram divididas em quatro grupos. Na primeira etapa da competição, as equipes se enfrentam nos seus respectivos grupos. Os três primeiros de cada chave avançam para as oitavas-de-final. Devido a ausência da equipe da Nigéria, a FIBA irá informar no fim da primeira fase o sistema de disputa para próxima etapa.
14 comentários:
Primeiro, uma grande roubada o Sportv.
Depois uma grande vitória.
Parabéns a todos!!!
TO PASSADA, GANHAMOS DA ESPANHA, ESTAMOS NO CAMINHO CERTO, QUE BOM!!!
Duvido. Eles nao estao dormindo?
FORÇA MENINAS! TE AMAMOS MUITO!CONTINUEM ASSIM.
Grande vitória das meninas do Brasil. Pra começar com o pé direito a competição.
Abraços
Parabens!
Vamos com os pes no chao, pensamentos positivos mais ainda agora. Damiris olha os lances livres, hein!!!!!
Parabéns para as Meninas e também para toda Equipe que sabemos que sem vocês talvez não atingiríamos esse rendimento.
PARABÉNS BRASIL!!!!
Ligar a TV no canal sportv e ficar esperando eles e vendo que na grade estava dizendo que teria o jogo foi uma frustação muito triste...que absurdo.
A partir de hoje não assisto nada neste canal esse será o meu protesto.
Chupa Colinas!!!
Parabens meninas voces merecia esta vitoria pois acompanhei a luta de voces para esta no mundial.Eu acredito que a Tassia estava bem marcada mais mesmo assim ela nao deixou de fazer o seu bom jogo,tambem fiquei muito feliz com a Tamara,Caca,Iza,jogaram bem na sub 19 nao tem pivo malhor que Damires ela e Tassia fazem uma dupla perfeita tem muita sintonia
Olha, vencer o nervosismo da estreia já é difícil, imagina quando pegamos, logo de cara, uma seleção como a Espanha, um dos candidatos ao título.
Essa vitória valeu muito mesmo!
Nosso garrafão esteve muito forte, Damiris comandou e a Thamara fez 10 pontos em 12 minutos. Cacá, Joice, Sassá e Iza também tiveram boa participação.
Pontos para melhorar: lance livres (erramos 11, inaceitável) e faltas precipitadas (Ramona, Tássia, Thamara Aline ficaram penduras muito cedo).
Ótima vitória, mas agora é página virada, temos que focar na Eslovênia da Baric, elas virão na base do tudo ou nada para cima da gente.
As meninas precisam entrar muito concentradas para dominar o jogo.
Boa sorte, vamos torcer muito por vocês!!!
Que raiva do Sportv!!!
Parabéns, meninas.
olá,
Conheça o www.snfc.com.br um agregador de noticias sobre esportes e comece a enviar seus links!!!!!!!
hortencia,aqui vai uma sugestão:
como voce gosta muito do Colinas e
acha que ele é competente,traga ele
novamente para dirigir alguma das
nossas seleções,assim ele vai voltar para a Espanha com algum
conhecimento.
Postar um comentário