A seleção brasileira adulta feminina se aproxima do fim dos treinamentos em São Caetano (SP), antes do embarque para os torneios amistosos, que servem de preparação para o Torneio Pré-Olímpico Feminino. No comando da equipe está o técnico Enio Vecchi, que definiu, neste sábado (11), o grupo que viajará rumo a China.
“Eu e toda a equipe estamos muito confiantes. As meninas estão bastante motivadas também. E todos acreditam no trabalho que esta sendo feito aqui. A definição do time foi um critério técnico, e baseado no que seria melhor para o grupo. Desde o início, conversamos bastante com as jogadoras, pois esse momento chegaria. As jogadoras que não viajam com a seleção deixaram excelente impressão e as atitudes agradaram a toda comissão técnica”, finalizou Enio.
A equipe nacional segue concentrada até dia 13 de junho em São Caetano (SP). As disputas amistosas acontecem nas cidades chinesas de Xiangyuan e Shanxi, e servem de preparação para o Torneio Pré-Olímpico Feminino.
“Nesse primeiro período de treinamentos procuramos passar bastante a parte tática para as meninas. Nosso objetivo é que elas correspondam com um jogo intenso. Na defesa assimilaram muito bem o que foi passado. Foi muito proveitoso e dentro da expectativa. A dedicação esta sendo incrível. Todas estão sentindo a importância de vestir a camisa nacional, mesmo sendo em um amistoso. Estou bastante satisfeito", analisou Enio.
O 9° Torneio Pré-Olímpico Feminino, que acontece de 24 de setembro a 1º de outubro, será realizado no coliseu Silva Álvaro Sánchez, na cidade de Neiva, na Colômbia. O Brasil está no grupo “B” e estreia contra o Paraguai no dia 24 de setembro. Depois, as brasileiras jogam contra o Canadá (25); Jamaica (26); e México (27). No grupo “A” estão Chile, Cuba, Argentina, Porto Rico e Colômbia. A competição classifica a seleção campeã para os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. As equipes que terminarem entre a segunda e a quarta posição garantem vaga para o Torneio Pré-Olímpico Mundial.
JOGADORAS CONVOCADAS:
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Barbara Queiroz – Armadora – 25 anos – 1,80m – Unimed/Americana (SP) – SP
Bethânia Vasconcelos – Armadora – 30 anos – 1,80m – Ourinhos Basquete (SP) – MG
Carina Felippus – Pivô – 32 anos – 1,84m – Unimed/Americana (SP) – SC
Clarissa dos Santos – Pivô – 23 anos – 1,87m – Unimed/Americana (SP) – RJ
Fernanda Beling – Ala – 28 anos – 1,83m – Unimed/Americana (SP) – MG
Franciele Nascimento – Pivô – 23 anos – 1,92m – Cadi Laseu (Espanha) – PR
Gilmara Justino – Pivô – 30 anos – 1,85m – Poty/A. Cometa/Unimed/Catanduva (SP) – SP
Jaqueline Silvestre – Ala – 25 anos – 1,78m – Santo André/ Semasa (SP) – SP
Micaela Jacintho – Ala – 31 anos – 1,80m – Santo André/ Semasa (SP) – RJ
Nádia Colhado – Pivô – 22 anos – 1,94m – Santo André/ Semasa (SP) – SP
Palmira Marçal – Ala – 26 anos – 1,75m - – Poty/A. Cometa/Unimed/Catanduva (SP)
Silvia Gustavo Rocha – Ala – 28 anos – 1,86m – Ourinhos Basquete (SP) – SP
36 comentários:
Cortar a Tatiana e levar Sil e Beling, pelo amor de Deus...
E pelo jeito a Clarissa vai jogar como pivô 5, sendo que eles deveriam treina-la como pivo 4 na seleção...
Quero só ver no que isso vai dar.
este e um basquete de anao?rsssssssssssssssssssssssss.
GILMARA, CARINA E CORTAR ISIS?
NAO ENTENDI
Palmira e a FERNANDA, ainda???? E a Francielle eh tao assim : 1,92?
Cade a renovação?? só no papel, MAS NA PRÁTICA NADA, Já que vai perder, perde com quem vai trazer frutos no futuro...
Eu já abri mão, pronta para ver o vexame da seleção...
E bater palmas para as burrices...
Todo mundo ja sabia que seriam essas as cortadas ne, nao sei nem pra que chamaram.
Mew DEWS!!!! Pra que chamaram essas meninas, não era possível testar todas???
Anonimo, basquete de anão?? Temos uma geração de anãs vindo desde a base.
nossa!!
soh nessa seleção as armadoras tem 1.80cm e as pivos 1.83!!!
eh, pelo menos as armadoras-anãs caíram fora..
mas, o pior de tudo é ter que aguentar a risadinha da palmirinha depois que ela errar NNNNNNNN chutes de 3 quando mais precisar dela.
bom, o consolo que os times das hermanas só tem anãs e mini-pivôs tambem, mas, Isis vai ser mais que necessário para jogar Mundial e Olimpiada
Acho que as meninas mediram de salto alto!
Pelo menos cortou a Ivana...
Palmira.... Ninguém merece! ahahah
Fran mede 1,85
Numa época onde a precisão pode ser medida em centésimos apenas as seleções brasileiras de basquete crescem e diminuem nos scouts. Dizer que a Franciele mede 1,92 é uma covardia(com a própria) porque ela terá que lutar uma barbaridade com as adversárias deste tamanho. A Clarissa é outra que cresce e diminue. Nesta nova lista a Silvia cresceu e a Fernanda diminuiu!
Gente as jogadoras crescem. Alessandra tinha 1.97 aos 19/20 e chegou aos 2m.
ísis e Ivana foram cortadas por motivos de saúde.Isis com uma contrátura nas costas e ivana com crise alérgica
Tati realmente poderia ter ido e natália realmente muito abaixo das demais.
eu disse que ísis seria a primeira a rodar.
falta-lhe méritos!
Pelo que eu sei a Fran sempre teve 1.87, a Clarissa 1.82, Behling 1.86 e Silvia Gustavo 1.83
A Franciele cresceu foi?!
Nem acredito que a Ísis foi cortada pra dar lugar as mini-pivôs (Carina e Clarissa)!!! Desse jeito pegar rebote fica difícil, colocar Carina pra enfrentar uma Liz Cambage é loucura!!
Infelizmente nossa seleção parece que vai ter um Triste Fim, pior do que o Triste fim de Policarpo Quaresma!
A solução é que essas mini-pivôs sejam cortadas pra dar lugar a Érika e Damiris, o que deve, possivelmente, acontecer se a seleção não quiser mergulhar de uma vez por todas nas ruínas!
questão de saúde ??
Se você ler a reportagem o Técnico é bem claro no corte CRITÉRIO TÉCNICO e o que seria MELHOR PARA O GRUPO e sem desculpas nesses cortes já que para nínguem seria novidade.
Entendo a amizade com as atletas, mais por gentileza sem querer inventar desculpas. Já que teria atletas que continuaram com questões de saúde debilitada também.
Eh e continua a mesmice, meu deus quem diz pra esses tecnicos que palmira, silvia gustavo e fernada jogam alguma coisa pra ta na seleçao, essas jogadoras devem ter algum padrinho forte demais, e pra que essas pivos com altura de alas??a unica que se salva na altura eh a nadia pq o resto vao ser engolids pelas americas e europeias...e passa-se o tempo e nada muda...pior eh a nova safra de minis pivos de 183 que estao vindo ae...e ae basquete volta no tempo quando pivo era a vania hernandes com 1,79(diga-se de passagem foi uma boa jogadora pra epoca)...sera que so nos torcedore vemos que o Brasil começou a ganahar algo quando pivos altas de mais de 1,90 apareceram....afff misericordia
Muuuito bom, deixee a Gilmara e cortem a Isis, cade a nova geração e as oportunidades ??? Se ninguem acreditar nada vai acontecer, Isis tem potencial, tem altura e tenho certeza que nao decepcionaria.. Mais dizem que ele é experiente neha, veremos oq vai dar ...
BOA SORTE A TODAS
QUEM DISSE QUE MILAGRES NÀO EXISTE?
Infelizmente Ísis teve esse problema d saúde, pq pela altura e pelo q vinha jogando tinha td p/ ser titular nesses amistosos...
acho q p/ esse time falta uma pivô 5.
Quem deve ser titular é Nádia...
o quinteto titular seria então
Bethânia
Micaela
Fernanda B.
Franciele
Nádia
é gente sem Iziane e Érika vai ficar difícil
e Fernanda Bibiano, com 1.93cm, a melhor reboteira do nacional passado, a segunda melhor do paulista, cestinha de grande parte do campeonato, nem foi selecionada para treinar.
se é campeã de turn-overs, treina ela melhor.
Pelo menos altura e disposição pra pegar rebotes ela tem.
Nao acho improvavel a conquista da vaga, nao. Mesmo pq outras jogadoras devem se juntar a estas: Erika, Iziane, Adrianiha e Damiris.
Pivôs: Erika, Nadia, Damiris, Franciele... e brigando pela ultima vaga: Gilmara, Carina e Clarissa.
alas:Kae, Fernanda e Silvia disputam duas vagas.
ala/armadora: Iziane, Jaqueline e Palmira.
Armadoras: Adrianinha e mais outra que deve sair da disputa da Betania e Babi.
todo mundo fala de mas torcedor e uma coisa agora quem entendi de basket sabe q os cortes foram corretos isis e boa no time dela mas na selecao e mto fraca e falta mto ainda pois afina na hora do pau natalia so corre alias peladeira ao contrario da baby que arma pro time isso que e armadora!
ivana ta gorda canhota cega tem mto que aprender ainda mas ta bom ja foi convocada agora so entrar nu ritmo!tamanho nao vem ao caso fran joga mto pula mto e o povo ainda quer falar o que dela carina ate q fim pegou selecao joga mtu atleta exemplar nao fica arrumando confusao atoa!
agora so falta a palmira cair pq ela e mtu fraca ailas mtu atriz de novela!falta a lais a mari camargo meninas novas e tem objetivo
Em toda entrevista a Hortência declara que os objetivos do trabalho com a seleção brasileira estão voltados para 2016, mas ao invés de testar novos talentos e dar mais espaço para as jovens promessas que já fazem parte do elenco, esse torneio na China vai servir como primeira experiência internacional para atletas veteranas que não terão idade para jogar as Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Coerência não rima com Hortência.
O que dizer dos critérios da nova Comissão Técnica?
Sobre as armadoras, eu vejo em Bethânia e na Ivana características indispensáveis para a posição: excelente domínio de bola (inclusive para sair de marcação pressão quadra toda),liderança (elas param o jogo põem a bola embaixo do braço e organizam suas companheiras), boa visão de jogo, bom arremesso de 3 pontos, capacidade não só de armar, mas também de criar jogadas, mesmo que seja necessário driblar, infiltrar e entregar a bola nas mãos da companheira livre para fazer a cesta.
Não vejo isso na Babi, há rumores que ela foi convocada por liderar as estatísticas de assistências do Campeonato Paulista, mas isso é tão relativo. Ela domina com dificuldade os fundamentos básicos, inclusive o mais básico: bater bola. Alguém consegue imaginar a Babi jogando a final do Pré-Olímpico, enfrentando uma marcação pressão, tendo que conduzir a última posse de bola com segurança até definir uma jogada decisiva?
Eu não consigo, mas pelo visto o Ênio Vecchi, sim! Boa sorte!!!
Sobre as alas:
Palmira será a titular? É isso mesmo?
Jaqueline fez um Campeonato Paulista de muita regularidade, sempre demonstrando consciência na definição das jogadas, espero que ela tenha espaço no meio de tanta mediocridade.
Micaela, espero que você tenha um grande retorno e volte a ser a Micaela de 2004.
Fernanda Belling terá sua 25.ª chance, será que dessa vez ela vai aproveitar? Pra que né? Se sempre vai ter uma próxima chance.
A Sil é ala, pivô ou é a bola?
Uma pena o corte da Tatiane, preferir testar pela 25.ª vez Fernanda e Sil e não dar chance para quem nunca teve uma, é simplesmente lamentável mesmo!
Sobre as pivôs:
Gil, 30 anos, 1,85 segundo o release da CBB, (mas ela é mais baixa que a Jaqueline que tem 1,78m). Dois problemas: baixa estatura e alta idade para estrear em seleção.
Carina, 32 anos, dois problemas: baixa estatura e alta idade para estrear em seleção.
Clarissa, 23 anos e 1,87m segundo o release da CBB (1,83m segundo o site da fiba). Claro que prefiro acreditar no site da Fiba. Então temos mais um problema: baixa estatura e uma dúvida: será que ela pode superar esse problema por conta própria, sem prejudicar a equipe? Pelo que tem jogado e pela idade, vale à pena a tentativa!
Até aqui temos cinco problemas, uma dúvida e nenhuma solução!!!!
Espero que pelo menos esses jogos na China sirvam para consolidar uma nova dupla no garrafão da seleção brasileira: Franciele e Nádia.
Elas são o futuro, mas que pode se tornar realidade agora e para daqui a no mínimo 10 anos, então vale à pena todo o investimento possível.
Caso contrário será uma viagem perdida e a China não é logo ali.
faz favor de colocar aqui a seleção viaja pra china ??
que horas ???
quando ?
onde?
,
brigaduuuu
geente o proximo corte é clarissa carina e gilmara e palmira e bethania
pra entrar erika kelly damiris e iziane
Ontem fui ao jogo entre CT SUN X TULSA SHOCK (WNBA), e tive a chance de conversar com a TEREZA EWARDS. Fui pedi-la um autografo, e ela disse: "NAO sou jogadora"! Ai respondi: "nao eh, mas ja fui umas das melhores do mundo"! Ela riu, e me perguntou de onde era, e quando disse que era do Brasil, ela disse: "HORTENCIA, e PAULA...grandes jogadoras..." Me arrepie quando ela falou isso, e falei:"O mundial de 1994 foi incrivel quando o Brasil bateu os USA....
Ela disse: "Eu nao dormi naquela noite...Hortencia e Paula estavam ON FIRE!" ....depois, ela disse, o Brasil produz sempre grandes jogadoras....gosto muito da IZIANE...ela eh uma grande jogadora....
Fico triste com o estado do nosso basquete....se ate em 2000 ( Sidney) eramos ainda uma potencia...hoje, nao conseguimos ser nem um time mediano....mas como torcedor, e brasileiro ( com S), espero que dias melhores viram ....e haja mais consciencia de quem (jogadoras) podem contribuir ao nosso sucesso....nao importa com a idade de quem vai jogar ..desde que o foco seja o melhor para o nosso basquete!
"A Sil é ala, pivô ou é a bola?"
kkkkkkkkkkkkkkkk adorei essa....
E a fernada salto de ra, quando vao se tocar que nao joga nada.
e a palmira riso do curinga é outra que so da raiva pros torcedores....
So Deus
é verdade o comentario: "A Sil é ala, pivô ou é a bola?" foi otimo!!também morri de rir.
Anonimo das 13/06/11 13:47...
Nem sei porque estou respondendo seu comentario...nem deveria porque foi de tamanha loucura,infelicidade total!!!
Nem comentarei a falta de basquete e liderança da Ivana por respeito a ela.
Mas vc comparar ela com a Baby!!!
1-a Baby é uma jogadora muito inteligente(coisa que essa seleçao carece,alias praticamente não tem....se não fosse pela Bethania).
2-A maturidade que ela ja adquiriu a Ivana vai levar uns 45 anos para conseguir(e olha que estou sendo otimista).
3-ohh tia da Ivana,para de elogiar ela no painel e vai dar treino para essa menina.
Eu sei que prometi não falar da Ivana,BUT foi quase impossivel,e tambem,falei mais com a tia dela!!kkkk
Gente,alguem achar que a Ivana po-
deria ficar na seleção só pode ser
piada.Ela é muito ruim.Não entraria
nem na seleção sub 19.
Sabia que os americanáticos viriam aqui para defender sua nativa.
Olha eu não sou tia da Ivana, mas assisti aos jogos da LBF em que ela comandou a jovem e modesta equipe da Mangueira, que fez frente às grandes equipes de São Paulo, fiquei impressionado com tudo o que descrevi acima: domínio de bola, liderança, visão de jogo, bom arremesso e mais ainda, com o fato dela ter apenas 23 anos e muito o que evoluir.
Quanto a Babi, o que mais me impressiona é a desajeitada maneira com que ela conduz a bola, falta de habilidade comparável apenas com sua colega Fernanda, com um agravante, a Belling não é armadora.
Postar um comentário