sábado, 19 de fevereiro de 2011

Catanduva reage e leva semifinais da LBF para o último jogo

117750_160547_palmira

Catanduva levantou, sacudiu a poeira e deu a volta por cima. Depois de perder a terceira partida por 29 pontos dentro de sua quadra na quarta-feira, o atual campeão brasileiro conquistou uma vitória dramática sobre Santo André por 75 a 71 na tarde deste sábado na casa das adversárias e empatou os playoffs semifinais da Liga de Basquete Feminino em 2 a 2. A definição de um dos finalistas sairá segunda-feira no mesmo Ginásio Pedro dell’Antonia.

Duas personagens decidiram o quarto encontro da melhor de cinco diante dos olhos atentos de Enio Vecchi, técnico da seleção brasileira feminina, e da ex-jogadora Hortência, atual diretora de seleções da Confederação Brasileira de Basquete. No primeiro tempo, encerrado com vantagem de Santo André por 43 a 38, Ariadna marcou 25 dos 29 pontos que a transformaram na cestinha da partida. Mas a ala cubana, maior pontuadora do campeonato, caiu muito de produção na fase final, quando a forte marcação imposta pela catanduvense Sílvia Luz reduziu seu campo de ação. Foi então que apareceu o jogo da lateral Palmira, que atuou grande parte como armadora da equipe interiorana e passou a ditar o ritmo da partida, ora acelerando, ora reduzindo a velocidade da bola. Nervosa como todo o grupo comandado por Laís Elena, Ariadna também errou demais no segundo tempo e não conseguiu evitar a segunda derrota na série. No último quarto, Catanduva chegou a abrir nove pontos (71 a 62), mas Santo André, empurrado pela torcida, tentou uma reação final que não se concretizou.

Depois de contundir o quadril numa queda no jogo do meio da semana, Palmira foi obrigada a passar por sessões de fisioterapia e se recuperou plenamente. Desempenhou com a mesma qualidade as duas funções pedidas pelo treinador Edson Ferreto e deixou a quadra como um dos grandes destaques. "Para nós, era uma final. Era matar ou morrer. Matamos e vamos ter de matar de novo na segunda-feira", comemorou. "Precisávamos acreditar, porque vínhamos de duas derrotas de quase 30 pontos para Santo André e nosso time é melhor do que vinha jogando", completou Palmira, que marcou 22 pontos e apanhou oito rebotes.

Ferreto deixou a armadora titular Natália no banco. Na avaliação da pivô Ega, no entanto, a formação diferente de Catanduva não foi a principal causa da derrota de Santo André. "Elas já nos enfrentaram com várias escalações. Mas a nossa defesa hoje não funcionou. E quando a defesa não funciona acaba sobrecarregando o ataque", analisou. Ela admitiu que o time depende muito de Ariadna, que marcou apenas quatro pontos na segunda fase. "Qualquer time dependeria, porque ela é uma ótima jogadora, mas o problema foi mesmo a nossa marcação. Essa é a lição que vamos levar para a decisão da segunda-feira", afirmou.

Ainda nesta noite, com início às 20 horas, Americana recebe Ourinhos na quarta partida da outra chave das semifinais. Ourinhos está ganhando o duelo por 2 a 1 e pode liquidar a fatura em caso de nova vitória. Mas o grande público esperado para o ginásio do Centro Cívico de Americana será o combustível extra que vai ajudar o time local a levar a definição para o quinto jogo.

25 comentários:

Anônimo disse...

Quinto jogo!
Boa sorte!

Anônimo disse...

VAMOS CATANDUVA, VOCÊS CONBSEGUEM VIRAR O JOGO!

Anônimo disse...

será a ressureição de catanduva?

Anônimo disse...

JAJA COMEÇA OS INVEJOSO fala mal de catanduva e coloca defeito em tudo,nunca vi igual ! VAMO CATANDUVA !!! Brunno E.

Márcio - Ourinhos-SP disse...

Pessoal, boa tarde. Depois de um tempinho ausente, tô por aqui de novo. Feliz pelo equilibrio das semifinais, depois de uma fase de classificação pouco significante. Ou alguém aí duvidava que os semifinalistas seriam esses 4 times? Porém, como dizem, nem tudo que reluz é ouro né? Tudo que deveria ser novo por causa da criação da tão anunciada Liga, parece ter "andado pra trás"! Vi uma matéria do Bert aqui no blog sobre o que tivemos de novo nessa nova competição e assino embaixo tudo que ele disse. Só complemento com duas coisinhas. Primeira: essa final em jogo único e em São José dos Campos, num domingo, as 10 da manhã, tudo por causa da Rede Globo, que dará flashes da partida durante o Esporte Espetacular é pior do que piada de português e de mal gosto. Quem lá em São José vai torcer pra qualquer uma das equipes que chegarem as finais? Por que não um jogo único, mas numa cidade mais próxima das finalistas? Por exemplo: Americana x Santo André poderia ser no Ibirapuera ou Campinas; Ourinhos x Catanduva em Bauru! Fica a idéia pra próxima edição da Liga. E a segunda: a cobertura do SPORTV é do pior nível possível. Narrador péssimo e bom comentarista falando de um estúdio no Rio, não vivendo o ambiente da partida. Outro dia anunciaram erradamente o placar de Ourinhos x Mangueira até o terceiro quarto do jogo que eles transmitiam ao vivo. Será que eles não tinham acesso ao site da Liga? Hoje, a desinformação do repórter em Santo André (ele é reporter do programa da Ana Maria Braga?) na hora da entrevista com a Hortência foi patética. "Ah, vocês tentaram então naturalizar a cubana"? A resposta da "diretora de seleções" foi pior ainda: "precisamos trazer jogadoras estrangeiras para melhorar o nível da competição"! Parabens, "Rainha", assim você desmotiva ainda mais todas as categorias de base do país. Isso é coisa de quem não tá nem aí para as equipes. O que importa pra eles é seleção. As equipes que se lixem. Pena para nós, torcedores que amamos o nosso combalido e cada vez mais desmoralizado basquete feminino. No dia que a Ariadna do BBB11 for mãe biológica e o Corinthians campeão da Libertadores, quem sabe nosso basquete feminino terá a atenção, carinho e respeito que merecem. Parabens para as semifinalistas. Que os melhores triunfem! Abraço a todos.

Anônimo disse...

jogasso !!! parabéns as meninas de Catanduva pelo poder de reação,com ctz segunda sairá faisca na quadra.

rogerio silvestre disse...

Gente, essa Palmira eh a mesma morta- viva que foi o mundia da R. Tcheca??? Se for, ate que estou surpresa, pois ela parece que aprendeu a jogar basquete!!!

Anônimo disse...

A tecnica laís não soube administrar o jogo no terceiro e o quarto, deixou o desequilibrio agir!!!

Anônimo disse...

Não falei que a cubana alopra, pipoca KKKKKKKKK, vamos catanduva!!!

Anônimo disse...

CATANDUVA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Lamento por Santo André!!!

Segunda tem mais....

Pukkazinha disse...

LINDO JOGO!!!
Parabéns Catanduva!!!
Confiamos na vitória segunda tb!!

Anônimo disse...

A cubana pipoca e é cestinha da
Liga.Imaginem se não pipocase.
Segunda feira tem mais.Vamos espe-
rar pra ver

Anônimo disse...

Anonimo das 20:06

Quando que a cubana pipocou ??
Voce deve morrer de inveja dela ne.Na minha opinião, e tenho certeza que na opinião de todo o Brasil, pra mim ela é a melhor jogadora que o brasil tem.

MeninoBionico disse...

afff... Palmirinha não!! meu deus, achei que já era o fim dela, nunca joga nada, campeã de air-ball, ea e a Karen podem sumir pra fora do Brasil e nao voltar nunca mais.
Agora, Ariadna podia muito bem ser nacionalizada... é a melhor do nacional! haha

Anônimo disse...

Gozado, pra mim tambem .

Unknown disse...

Gente...ninguem pipoca ou não pipoca...o fato eh q hj a Ariadna naum tava bem e pto final...naum vai ser apenas um jogo q vai akabah com o baskete (q naum eh pouco) q ela tem e sabe jogah...
Vamos valorizar a vitoria de Catanduva, q sim jogou mto bem hj e o jogo coletivo da equipe funcionou...
Agora falar q a Ariadna pipoca eh coisa de kem naum entende de basquete e só sabe desmereceh as atletas...
Se for assim as duas vitorias de Sto Andre todo o time de Catanduva pipocou entaum ?!
Vamos torcer para ser um jogão segunda e independente de quem vença o mais importante é o desejo de ver o basquetebol feminino crescer novamente!!!

Anônimo disse...

de que adianta ser cestinha com 22, e ter tentado 99.

não adianta nada...

-15 de eficiencia

Anônimo disse...

quando jogou aqui em catanduva!
é desequilibrada,,, pra cima catanduva, vamos ver na segunda, mesmo!!!kkkkkkkkkkkkk!

Anônimo disse...

Parabéns Catanduva.
Basqueteiro

Anônimo disse...

é nítido cubana mal, santo andré vai mal e perde! cubana joga bem santo andré consegue fluir!

fe disse...

achei a ariadna bem durante o jogo todo, o que a ofuscou nao foi a marcaçao da silvinha mesmo, aí é merito da silvia e nao pipocada da ariadna... a palmira realmente jogou muito, o que tambem me surpreendeu...e a lais pecou tirando a katia que estava bem no jogo e colocando a paula que, particularmente, não acho que seja tudo isso que ela mesma acha que é...sempre muito afoita e nervosa e se achando muito...

Anônimo disse...

Quem perdeu o jogo foi só uma pessoa, Lais Helena que trocou errado e não tirou a cubana qdo podia tirar, e não foi só no momento da quarta falta, mas no final do primeiro tempo pra que ela descansasse um pouco. Um jogo veloz, cansativo, uma atleta que de 10 ataques conclui cerca de 7, como é o caso da cubana, não vai nunca jogar 40 min com precisão. Me espanto de ver Lais "dormir" e ficar sem reação, é tão experiente...Técnico tbem tem que manter foco e atenção no jogo, distraiu o cachimbo cai kkkkkk

Patrícia disse...

PARABÉNSCATANDUVA!!!
PARABÉNS PALMIRA!!!

Anônimo disse...

Acho que o jogo foi muito bom, mas a Lais é que errou, não sei porque td técnico tem a mania de voltar para o segundo tempo com a mesma equipe que inicia o jogo, mesmo que no intervalo a equipe saia na frente como foi o caso 43 x 38, a Katia é um boa armadora, mas nesse jg não estava tão bem e quando voltou no 3o quarto ficou o tempo td sem produzir o seu jogo e ela insistiu com ela so trocando a jogadora quando o time ja perdia e a cubana ja estava mais perdida que cego em tiroteio com a forte marcação, mas desejo boa sorte ao time que deve entrar atento por que hoje é a ultima chance, boa sorte Santo Andre.