As seleções de desenvolvimento serão convocadas em janeiro para treinar em tempo integral até o meio do ano (fevereiro a julho), quando termina a temporada de competições internacionais de base. Depois dos Campeonatos Mundiais Sub-19, os 15 atletas das equipes feminina e masculina vão retornar aos clubes.
Luiz Cláudio Tarallo, Júlio Patrício e Cristiano Cedra, que compõem a comissão técnica que vai ao Mundial Sub-19 do Chile, vão comandar os treinos da seleção feminina. O grupo ficará treinando nos ginásios Bolão e Romão de Souza, em Jundiaí (SP).
— A vida das meninas será em Jundiaí durante os primeiros seis meses do ano. Elas vão morar, estudar e treinar. Já está tudo pronto para receber as atletas. Este é o início de um trabalho de médio a longo prazo da Confederação, visando o desenvolvimento das atletas. O que as meninas precisam é estrutura e experiência internacional, que é o que vamos proporcionar este ano. Nosso objetivo é montar as seleções de desenvolvimento sempre em ano de mundiais de base — explicou Hortência Marcari, diretora das seleções brasileiras femininas.
Os jogadores da seleção masculina vão passar um semestre treinando e estudando em São Sebastião do Paraíso (MG), onde fica o Centro de Treinamento e Desenvolvimento da Base do Basquete Brasileiro, sob o comando dos técnicos José Alves Neto, Gustavo De Conti e André Germano, que formam a comissão técnica da seleção sub-19 que vai disputar o Mundial da Letônia em 2011. Rubén Magnano também vai morar na cidade mineira para acompanhar o processo de desenvolvimento de todas as categorias do basquete masculino.
— O Magnano nos pediu para morar em São Sebastião do Paraíso para acompanhar de perto o processo de desenvolvimento dos atletas. Os 15 jogadores vão morar e estudar em São Sebastião do Paraíso até o meio do ano. Conversamos bastante com os clubes e alguns liberaram seus jogadores para participar da seleção de desenvolvimento, acreditando no projeto. O grupo será formado por jogadores entre 15 e 19 anos. Já temos escola e faculdade para receber os atletas que vão morar em São Sebastião. Conversamos bastante com as escolas para ter certeza de que o currículo escolar não seria prejudicado com a mudança no meio do ano — comentou Vanderlei Mazzuchini, diretor das seleções brasileiras masculinas, acrescentando que o Centro de Treinamento terá cerca de 30 atletas por mês, já que também receberá as fases de treinamento das seleções sub-15 e sub-16.
COMPETIÇÕES DAS CATEGORIAS DE BASE EM 2011
— Campeonato Sul-Americano Sub-15 Masculino
9 a 14 de maio – Assunção / Paraguai
— Campeonato Sul-Americano Sub-17 Feminino
24 de junho a 1º de julho – Pasto / Colômbia
— Campeonato Mundial Sub-19 Masculino
1º a 10 de julho – Riga / Letônia
— Copa América / Pré-Mundial Sub-16 Feminino
14 a 18 de julho – Cidade do México / México
— Campeonato Sul-Americano Sub-17 Masculino
16 a 23 de julho – Cucuta / Colômbia
— Copa América / Pré-Mundial Sub-16 Masculino
21 a 25 de junho – Cidade de Leon – Guanajuato / México
— Campeonato Mundial Sub-19 Feminino
21 a 31 de julho – Puerto Montt e Puerto Varas / Chile
— Campeonato Sul-Americano Sub-15 Feminino
7 a 13 de novembro – Brasil
3 comentários:
Alguém sabe os nomes das 15 jogadoras?
Antes da publicação da lista alguem pode esclarecer: Sub-19 quer dizer meninas com 19 anos de idade ?!?! ou com 15; 16 ; 17 anos !!!!!!!!!
Bem venho acompanhado o blogs e vejo o tempo todo falarem muito mal das atuações que a CBB tem tomado.
Indiferente de saber quais serão os convocados, desde já parabenizo a CBB pela tal tomada de decisão.
Acho que no Brasil ou melhor no Basquete brasileiro estamos precisando de atitudes deste nível de planejamento futuro.
Creio que será muito gratificante para o nosso basquete este treinamento.
Parabéns CBB,
Postar um comentário