sábado, 22 de janeiro de 2011

Ourinhos garante passagem à próxima fase da LBF

LIGA DE BASQUETE FEMININO - LFB O técnico Antonio Carlos Barbosa, medalha de bronze com a seleção brasileira feminina nas Olimpíadas de Sidney em 2000, estreou com o pé direito no comando de Ourinhos. As atuais vice-campeãs nacionais interromperam uma série de três derrotas, bateram Mangueira por 64 a 57 na noite desta sexta-feira no Rio de Janeiro e garantiram presença na próxima fase da Liga de Basquete Feminino. Com a sexta vitória no campeonato, Ourinhos consolidou a quarta colocação na classificação geral e dificilmente será ultrapassado pelas adversárias mais próximas nas últimas duas rodadas do returno.

Mesmo jogando na quadra do Tijuca Tênis Clube e atravessando uma má fase sem precedentes em sua vencedora história dos últimos anos - foi pentacampeão brasileiro de 2004 a 2008 -, Ourinhos dominou as ações desde o início, chegou ao intervalo em vantagem por 34 a 26 e conteve sem maiores dificuldades as tentativas de reação do time dirigido por Guilherme Vos. Barbosa mandou à quadra a formação-base que vinha sendo utilizada pelo treinador Urubatan Pacini, mas a equipe melhorou com a entrada de Fernanda Beling no segundo quarto. A lateral fechou as estatísticas como a cestinha da noitada com 16 pontos.

Mangueira não teve forças para sustentar o crescimento verificado a partir da presença de Sandra Leão entre as titulares - a pivô estava particularmente inspirada nos ganchos no garrafão e foi a principal anotadora do time com 15 pontos - e viu as paulistas voltarem a abrir frente toda vez que se aproximou no placar. O resultado manteve Mangueira na sétima posição e com a dura missão de se colocar entre as seis que avançarão aos playoffs nas partidas finais contra o líder Americana e as surpreendentes catarinenses de Joinville, que ocupam a quinta posição.

Apesar do desfecho favorável, Barbosa sentiu que terá trabalho para deixar a equipe preparada para o restante da competição. "As jogadoras se abateram com as derrotas. A equipe teve bons momentos e depois começou a se perder, errar lances fáceis. Por exemplo: no primeiro tempo a defesa foi bem, mas depois relaxou e poderia ter sofrido um problema mais sério", comentou. A ala Chuca, uma das jogadoras mais importantes de Ourinhos, voltou a apresentar uma atuação abaixo de seu potencial e marcou apenas seis pontos. Começou jogando, terminou no banco e atuou apenas 17 minutos.

A antepenúltima rodada será complementada neste sábado com três jogos. A partir das 17 horas, Joinville receberá Americana em seu ginásio; às 18 horas, São Caetano - com apenas uma vitória e na última colocação desde a rodada inaugural - medirá forças contra o segundo colocado Catanduva no Ginásio Corujeira. Santo André e Basquete Clube fecham a programação em encontro com início previsto para as 20 horas no Ginásio Pedro dell’Antonia.

14 comentários:

Pietro Gentile disse...

-é lamentável uma equipe como a mangueira,com jovens jogadoras e um elenco com tanta raça e disposição,não ter um técnico a altura...

Anônimo disse...

Pietro,

Essas jovens jogadoras que você citou foram FORMADAS pelo treinador Guilherme Vos, por isso acho que você deveria procurar se informar melhor antes de julgar o trabalho de um profissional do gabarito dele.

Anônimo disse...

O guilherme esse ano não é o mesmo!

Anônimo disse...

Não é o mesmo?

Viaje pra 2 Jeb's quase que seguidos, 3x3 no outro lado no mundo e um sul-americano de colégios, além de dirigir Infanto e Juvenil e entenda o cansaço dele. Sem férias.

Anônimo disse...

Se ta cansado, porque não abre mao e deixa de fazer as coisas pela metade !!

Anônimo disse...

Anonimo das 1:31 Hrs. Isso explica mas não justifica. Técnico apático, time desmotivado.

Anônimo disse...

Acho que essas pessoas qeu julgam o trabalho dos outros sem conhecer deviam guardar comentarios inuteis, pq ja é uma dificuldade para as equipes no brasil, o guilherme esta é de parabens por amar tanto o esporte e lutar por ele!

Anônimo disse...

Deviam é separar o tempo do Fluminense e o da Mangueira. Para quem passou dificuldades e hoje esta num clube que banca ele deveria estar mais alegre no banco. Continua com aquela camisa preta ridícula debaixo do uniforme do mesmo jeito que antes. Ja esta na hora dele acordar para vida antes que a Mangueira resolva apresentar a realidade a ele. Este ano a equipe é melhor que a de 2008 que já era a melhor que ele já teve. Leão, Keli, Bruna e Denise já rodaram bastante. Perder sentado num jogo de 7 pontos e ir para o vestiário com apenas um tempo pedido e sem jogar com as atletas é imperdoável. Povo do Rio acorda pois o time de vcs é bom. Há aproveita e acorda o tecnico tbm.

Anônimo disse...

Vamos lá...Primeiro quem está cornetando pq não tenta ocupar o lugar dele? Não dá né?! ele é muito melhor do que vcs.

Time de 2008: CLARISSA, Ivana, Camila, Bruna,Táta,Joseane,Carolzinha,Júlia essas eram as principais do elenco naquele momento.

Só o fato de não ter a clarissa já mostra que esse time não é melhor que 2008.

Pois, a dupla Josi e Clarissa é muito melhor do que Leão, Kelly e Denise... ter rodado não é quesito para ser boa ou não. Denise é rodada e não joga mais do que nenhuma outra que foi citada.

Bruna,Camila e Ivana continuam

Carolzinha x Tamara (armadora reserva)... Acho que a primeira leva vantagem, mas a menina do juvenil está numa crescente.

Isabela Ramona x Táta... A Táta fez um bom campeonato e a menina da seleção permanente está ganhando volume ainda, pois aqui no Rj na base todas respeitam ou melhor tem medo dela,enfim deita e rola.

Então julgar esse time melhor do que o de 2008 chega a ser leviano.

Com relação ao amigo fica tranquilo que a moral dele na mangueira é muito grande.

E vcs não convivem no dia dia do clube então não digam asneiras.

Anônimo disse...

Faltou Alice e Juliana. Elas tbm estão este ano.

Anônimo disse...

Pessoal, vamos tentar tratar o Basquete com a mesma elegância que agente vê o pessoal do Volei se tratarem.
Tente buscar melhoria e não sai derrubando uns aos outros. Porque se nós que estamos dentro do Basquete não nos valorizarmos, não tentarmos nos entender.
Quem irá valorizar nossa Categoria ou quem irá nos respeitar.
Técnico errando ou não, é o maior dentro de um time. E tem mais acho que atleta competente quando não está satisfeita com o técnico deve pedir para sair e mostrar seu potencial em outro lugar com outro técnico.
Essa história de ficar falando mal do técnico e continuar com ele sob o poder dele é não se valorizar como profissional. Converse com seu técnico e tente ver se melhora alguma coisa ou então vá para outro time.
Mas valorize nosso Basquete.

Anônimo disse...

Engraçado, que de uma hora pra outra um time formado durante a competição ganhou ares de potencia nacional
Os tempos que o Vos não pediu, deveriam mesmo fazer com que tudo desse certo, como por exemplo as 18 bolas arremessadas de 3pts e uma convertida
Eu tbm acho que ele deveria pedir tempos mas cada um tem seu jeito
Qdo dá certo, ninguem fala nada mas qdo não dá, chove pedra, sempre foi assim e sempre será
Tenho certeza que alguns comentários aqui, me parecem bastante MATERNAIS
Gui, segue em frente, cães e cadelas ladram e a caravana passa

Ronaldo disse...

Pelo visto as criticas fizeram efeito vi agora o resultado do jogo da Mangueira contra Americana.
Os defensores e acusadores do Técnico devem estar felizes. Seria bom demais para o Basquete se a Mangueira fosse para a próxima fase junto com Joinville.
Guilherme tem um trabalho louvavel no Rio, mas seus defensores tem que entender que este ano teve transmissão e erros e acertos aparecessem mais. Ontem o criticado Borracha virou supertécnico por ter montado uma grande jogada na prancheta nos segundos finais.
Nos tempos que o Guilherme pediu ele foi bem na sua fala. Mas, não muda o fato de que estava apático no banco e deixou de parar o jogo quando devia. As meninas terem errado não muda o que ele errou. Os ares de potência nacional que o anônimo das 17:35 colocou, penso que é bom para a Mangueira pois ela é sim uma potência nacional. O fato das criticas aparecerem mostra o quanto já esta incomodando pois antes as equipes do Rio so recebiam elogios aos seus técnicos aguerridos, idealistas amantes do basquete que colocavam dinheiro do bolso e iam para o nacional com equipes fracas pelo simples prazer de participar. Triste é ver o que acontece no banco de Araçatuba com as jogadoras e a Ex jogadora Claudia questionando as ordens do Tecnico, ridicula as atitudes desta equipe.

Anônimo disse...

ronaldo concordo com vc , mas pelo que sei a ex jogadora CLAUDIA TBM FAZ PARTE DA EQUIPE DO ARAÇATUBA, DIRETORA SENÃO ME ENGANO, E VC SABE COMO É MANDA QUEM PODE OBEDECE QUEM TEM JUIZO... MAS ACHO UMA FALTA DE ETICA DAS JOGADORAS E ATE ME DECEPCIONO COM ALGUMAS ATITUDES DE ATLETAS DISCUTINDO COM TECNICO JA VI JOGADORAS SE RECUSANDO A JOGAR DEPOIS QUE FOI SUBSTITUIDA, SE EU FOSSE TECNICO NO MEU TIME NÃO JOGARIA MAIS, PARECE QUE AGORA NÃO SE JOGA MAIS POR AMOR AO ESPORTE, AH VELHOS TEMPOS, QUEM FOI ATLETA DO FERRETO QUE O DIGA...MAS ATE ELE TEVE QUE CEDER..