quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ourinhos chama medalhista olímpico para sair da má fase

115420_157563_chuca_ourinhos_e_isabela_ramona A má fase de Ourinhos custou a cabeça do técnico Urubatan Paccini. Depois de perder em casa para Catanduva na terça-feira, o atual vice-campeão brasileiro demitiu o treinador. Antonio Carlos Barbosa, um dos profissionais mais respeitados do País e que tem a medalha de bronze dos Jogos Olímpicos de Sidney (Austrália) em 2000 à frente da seleção brasileira feminina como ponto alto do extenso currículo, foi contratado para o seu lugar e estreia nesta sexta-feira contra Mangueira, no Rio de Janeiro. A partida começará às 21 horas com transmissão ao vivo pelo SporTv 2.

A derrota diante do vice-líder, a terceira consecutiva na Liga de Basquete Feminino, acendeu a luz vermelha para os dirigentes de Ourinhos. A equipe manteve a quarta colocação, mas está cada vez mais pressionada pelos adversários que vêm atrás na classificação. Com cinco vitórias em onze jogos, o time não tem mais chances de terminar a primeira fase entre as duas primeiras que passarão direto às semifinais. "É uma situação difícil, já que estou chegando justamente em cima da fase de definição", admitiu Barbosa. "Mas o grupo é bom", ressalvou, avisando que não pretende promover modificações radicais. "A mudança será mais motivacional. Claro que vamos fazer alguns ajustes, mas sem grandes alterações táticas neste primeiro momento."

Barbosa já começou a trabalhar. Na quarta-feira, esteve na quadra para a apresentação e treinamentos iniciais. "Conheço praticamente todas as meninas. Grande parte esteve comigo em minhas experiências anteriores como técnico ou na coordenação das seleções de base. Isso ajuda muito na adaptação. Confesso que fiquei até emocionado com a recepção que elas me ofereceram", afirmou Barbosa, que deve sair jogando diante de Mangueira com a mesma formação que vinha sendo utilizada pelo antecessor. "Aos poucos, quero dar a minha cara ao time. Se essa cara será feia ou bonita, só vamos saber mais tarde", brincou. O treinador sabe que o adversário precisa da vitória para continuar sonhando com os playoffs e antevê as dificuldades. "Mangueira vem fazendo um trabalho sério há tempos e se reforçou com jogadoras experimentadas como Bruna, Leão e Kelly Cota. Além disso, a Ivana vem fazendo uma ótima temporada", lembrou Barbosa, que não perdeu o contato com o basquete no período em que esteve afastado das quadras. "Acompanhei as partidas da LBF pela TV e pela Internet", disse.

Mangueira pretende usar o mando de jogo como arma extra para subir da 7ª posição que ocupa e se infiltrar entre as seis que continuarão na competição ao final do returno. As cariocas ainda receberão o líder Americana e as catarinenses de Joinville, atuais quinta colocadas. Mas o foco imediato é mesmo Ourinhos. "Será o jogo das nossas vidas", prevê a jovem revelação Isabela Ramona, que completará 17 anos no domingo. "Temos de entrar concentradas como na vitória desta semana contra São Caetano e acreditar que podemos vencer."

Isabela imagina que as mangueirenses poderão tirar proveito da instabilidade atravessada por Ourinho, pentacampeão nacional de 2004 a 2008. "O novo técnico ainda precisará de um tempo para se entrosar com as jogadoras", justificou. A integrante das equipes de base do Brasil, aposta do treinador Guilherme Vos para o futuro, disse que a chave para o resultado que a equipe precisa passa pelos cuidados defensivos. "Temos de fazer uma boa marcação que não dê liberdade a Ourinhos e nos permita sair rápido nos contra-ataques. E precisamos evitar que algumas jogadoras que desequilibram fiquem livres um só instante. Uma delas é a Chuca, que arremessa muito bem. Uma vitória nos deixará em ótimas condições para decidir uma vaga com Joinville na última rodada", completou.

Nenhum comentário: