quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Liga de Basquete Feminino abre returno com times reforçados

Diversas caras novas prometem ampliar o nível técnico da segunda fase da Liga de Basquete Feminino. Depois do recesso de quase um mês, três jogos abrirão o returno neste sábado, todos marcados para o interior do Estado de São Paulo - Catanduva x Joinville, Ourinhos x São Caetano e Americana x Santo André.

Americana lidera a classificação com sete vitórias e 100% de aproveitamento, além de comandar grande parte das estatísticas da LBF. Apesar da situação confortável, a equipe dirigida por Luiz Augusto Zanon reforçou o grupo com a pivô argentina Florência Fernandez, que havia sido incorporada ao grupo em princípios de dezembro e desde então vinha aprimorando o condicionamento físico. "Ela chegou bem abaixo das demais jogadoras e precisou de uma preparação individual. Até o ritmo de treinamento aqui é diferente daquele ao qual estava habituada. Treinamos duas vezes por dia em Americana, enquanto na Argentina os clubes não trabalham todos os dias", explicou Zanon.

A estreia das pivôs Grazi e Nádia é a maior aposta do técnico Norberto Borracha para retirar o São Caetano da incômoda lanterna - o time do ABC venceu apenas uma partida no turno. Com experiência olímpica, Grazi assinou com o São Caetano depois que sua transferência para a Europa não se concretizou. "A equipe crescerá muito com elas. Além disso, a tabela nos favoreceu, já que receberemos em casa nossos adversários diretos, Basquete Clube, Joinville e Mangueira", lembrou Borracha, que fixou como meta levar suas meninas ao Top 4 dos playoffs da LBF.

Quarta colocada, Ourinhos corre contra o relógio para regularizar a documentação da experiente pivô cubana Plutin ainda em tempo de colocá-la em quadra pela primeira vez contra São Caetano. "Ela estava afastada da seleção do seu país há dois anos e não está no melhor da forma física, mas já melhorou bastante desde que chegou a Ourinhos no meio de dezembro. É uma grande jogadora, muito técnica, e juntamente com a Fernanda Beling, que está recuperada depois de voltar lesionada da seleção, fará nossa equipe crescer de 30 a 40%", previu o presidente Júlio Barbin. "Agora temos opção de banco, o que nos faltou no primeiro turno."

Basquete Clube repatriou a ala Renatinha do basquete espanhol e Mangueira foi buscar em Piracicaba a pivô Kelly - são outras equipes que estarão mais fortes no segundo turno. Santo André não contratou nenhuma jogadora, mas inscreveu a infanto-juvenil Vanessa. O clube treinado por Laís Elena acredita que o elenco é forte o suficiente para fazer frente a Americana e Catanduva, apontadas como principais favoritas ao título. "Com a Micaela mais entrosada com as companheiras e a Taiara recuperada da cirurgia no joelho, temos possibilidades de manter o ritmo que apresentamos a partir da metade do turno", avisou a supervisora Arilza Coraça. Santo André entra no returno defendendo a terceira posição na tabela diante das poderosas garotas de Americana.

A classificação da LBF ao final do turno:

1 - Americana (14 pontos, 100% de aproveitamento)
2 - Catanduva (13 pontos, 85,7% de aproveitamento)
3 - Santo André (12 pontos, 71,4% de aproveitamento)
4 - Ourinhos (11 pontos, 57,1% de aproveitamento)
5 - Jonville (9 pontos, 28,6% de aproveitamento, average 0,81086)
6 - Mangueira (9 pontos, 28,6% de aproveitamento, average 0,76259
7 - Basquete Clube (8 pontos, 14,3% de aproveitamento, average 0,77861)
8 - São Caetano (8 pontos, 14,3% de aproveitamento, average 0,83027)

Nenhum comentário: