sábado, 18 de dezembro de 2010

Pivôs de Araçatuba são destaques do primeiro turno da LBF

Fernanda B.  e Ísis O primeiro turno da Liga de Basquete Feminino (LBF) encerrou na segunda-feira (13) com a vitória de Catanduva sobre Ourinhos (69 a 59), em jogo que foi adiado da quarta rodada. Terminada a metade da primeira fase, as estatísticas trazem boas notícias para as pivôs do Basquete Clube (BC), de Araçatuba. Fernanda Bibiano foi a melhor reboteira e Ísis Nascimento a melhor bloqueadora da competição.

As duas disputaram os sete jogos do turno. Fernanda, que joga com a camisa 12, pegou 76 rebotes, numa média de 10,9 por partida. A segunda colocada - Simone, do Santo André - agarrou 51 rebotes em cinco partidas, numa média de 10,2; enquanto a terceira colocada – Eliane, do São Caetano – aproveitou 67 rebotes em sete partidas, com média de 9,6.

Nos bloqueios, a pivô do BC que atua com a camisa 74 liderou a estatística: Ísis interceptou a bola do adversário 14 vezes, cinco a mais que a segunda e a terceira colocadas, Simone (Santo André) e F. Souza (Americana). A pivô do BC teve média de dois bloqueios por partida enquanto as adversárias tiveram média de 1,8 e 1,3, respectivamente.

A dupla de pivôs de Araçatuba foi destaque em mais de um fundamento. Ísis, que tem 2,02m, foi também a quinta melhor reboteira da competição no primeiro turno. Ela pegou 63 rebotes, numa média de 9 por partida.

Lance livre

Já Fernanda, que mede 1,93m, liderou a estatística de lance livre: acertou 30, numa média de 4,3 por partida. Ela foi seguida de perto por Micaela, do Santo André, que acertou 29 lances (média de 4,1) e por Bruna, do Mangueira, com 28 lances aproveitados (média de 4). Ambas também participaram das sete rodadas.

Nos arremessos de dois pontos, Fernanda foi a quarta melhor da competição: acertou 38, com média de 5,4 por jogo. O bom desempenho nos lances livres e nos arremessos de dois pontos colocou a pivô do BC entre as principais pontuadoras do campeonato. Ela foi a quarta melhor cestinha: fez no total 106 pontos, numa média de 15,1 por partida.

Entre as seis

Com isso, Fernanda está no seleto grupo de jogadoras que marcaram mais de 100 pontos no primeiro turno da LBF. Apenas seis atletas conseguiram esse feito. Além da camisa 12 do BC, integram a lista: Jaqueline (São Caetano), com 123 pontos; Karla (Americana), 115; Joice (Ourinhos), 106; Chuca (Ourinhos), 105; e Clarissa (Catanduva), 101. Já Ísis, embora não tenha ficado entre as 20 melhores pontuadoras, foi bem nos arremessos de dois pontos.

Ela acertou 30, numa média de 4,3 por partida. Nesse fundamento, foi a nona melhor jogadora da LBF na metade da primeira fase. O campeonato retorna em 2011, com a primeira rodada do returno marcada para os dias 8 e 9 de janeiro, ocasião em que o BC enfrenta Mangueira (RJ), no Ginásio Plácido Rocha , no domingo (9). O time araçatubense, bem como o projeto socioesportivo que ele envolve, conta com parceria do Governo Municipal.

11 comentários:

Anônimo disse...

gente, alguem precisa trabalhar essas jogadoras altas antes que elas passem dos 30...ai ja era, queria muito ve-las na selacao com erika...

MeninoBionico disse...

Elas dominam pq as duas são altas!
F. Bibiano esta ótima!
Quem assiste aos jogos percebe.. é nítido o domínio delas no garrafão.
Magra, alta e se posiciona sempre bem nos rebotes e rende no ataque. Ja merece ser convocada.
Chega de 4 com menos de 1.90 na seleção.
Sil é 3 e Fran já devia ser 3 a muito tempo tbem.

Anônimo disse...

Pelo menos nos dois jogos que eu vi na TV, achei a Bibiano fraca nos fundamentos, comentendo muitas violações e um pouco pesada para jogar de ala/pivô. Seleção, por enquanto não dá não...

MeninoBionico disse...

As estatisticas estão mostrando outra coisa e vc quer contestar
1. Se fosse pesada, não seria ágil e tinha pego tantos rebotes, ou marcado tantos pontos na cara das adversárias.
Pesada e lenta é Kelly, Janie Lee...
2. Ela é a jogadora com maior participação nas jogadas do BC, dá volume projogo.
Se fossem tantas as violações, ela não seria a 6ª mais eficiente

Se ela não presta, vc quer quem na seleção?
Ega, Tatiana, Mamá e Simone Lima?
me poupe...
reclamam tanto de renovação, e agora enchem o saco com jogadoras sub-15 qu só vão estar prontas em 2016
estamos falando da seleção de 2011 e jogadoras possíveis, não imaginárias.

Anônimo disse...

Falando em violações e estatísticas:

RANKING DAS JOGADORAS QUE MAIS COMETERAM ERROS - 1.º TURNO:

1º F. Bibiano - média: 5.3 - total: 37

2º Veneza - média: 4.3 - total: 26
3º Bruna - média: 4.1 - total: 29
4º Ivana - média: 4.0 - total: 28
5º Lisiane - média: 3.9 - total: 27

Fonte: site da LBF

Anderson Augusto Soares disse...

Também é preciso destacar que a F. Bibiano foi uma das que mais jogou. Quem participa mais, erra mais. O release foi feito para destacar as qualidades das pivôs do BC - e elas existem, as estatísticas comprovam.

Mas vem os do contra buscar defeitos... Tem pivô que foi muito melhor que a Bibiano realmente, que errou muito menos, mas esquentando o banco! Assim até eu sei ser impecável.

Parabéns Fernanda Bibiano! Parabéns Ísis Nascimento! Vocês atuaram bem neste primeiro turno, mas podem render ainda mais. E, com isso, calar a boca desses ilustres anônimos procuradores de defeitos.

Anônimo disse...

eu vi o jogo de catanduva contra araçatuba,fernanda bibiano passou vergonha so andava,so queria arremessar,recebia a bola e queria ir pra cesta,um total descontrole vergonhoso

Anônimo disse...

Pelo números da Bibiano, que realmente são bons desde o Paulista, estava curioso para ver suas atuações, quando vi me decepcionei, não joga nada demais e realmente errou muito nos jogos que foram televisionados.
Será que ficou nervosa diante as câmeras?

As melhores atuações de pivôs que assisti no 1.º turno foram: Clarissa de Catanduva, Tatiana Conceição de Ourinhos, Fabi e Carina de Americana.
O restante ficou devendo, mas vamos torcer para melhores atuações no returno. Até porque teremos a cubana e a sueca de Catanduva que jogaram pouco, a Plutin que chegou em Ourinhos e a Grazi voltando em São Caetano.

Anderson Augusto Soares disse...

Há aqueles que preferem as análises objetivas e aqueles que preferam as análises subjetivas. As estátisticas mostram que a Fernanda Bibiano foi amelhor reboteira do primeiro turno.

Isso é incontestável. O restante é opinião ou torcida contrária. Anônimos acima fazem julgamento de apenas dois jogos televisionados.

Dois baldes de água nunca vão mostrar a beleza do oceano. A gente tem que abrir a cabeça para o total.

Anônimo disse...

As estatísticas também mostram que ela foi a atleta que mais cometeu violações. Isso também é incontestável.

Anderson Augusto Soares disse...

Mas em nenhum momento eu contestei isso, filhinha (o). Preste atenção nos comentários. Eu inclusive disse que quem joga mais erra mais.