Rhafael Padilha - Correio Braziliense
Renovar e reciclar. Essas são as principais atividades para modernizar e fortalecer ainda mais o basquete brasileiro. Esta afirmação foi feita por ninguém menos que a ex-jogadora Hortência, em entrevista coletiva nesta sexta-feira, no Club Méd, em Itaparica. Também diretora da Seleção Feminina de Basquete há um ano, Hortência falou sobre a disponibilidade de dois mil empregos para gestores esportivos e a falta de profissionais qualificados para ocupar esses cargos.
”No geral são técnicos, assistentes e dirigentes que precisam desta reciclagem. Procuro me qualificar sempre, diferente dos que insistem em se perpetuar no cargo sem ao menos buscar novos ares. Fui muito crucificada quando afirmei que isso era necessário, mas não pode ser assim. Muitos acham que já sabem de tudo”, disse a rainha do basquete brasileiro, que lembrou ainda, na sua opinião, um exemplo de competência no ramo: Ary Graça, da Confederação Brasileira de Vôlei. “O que falta no esporte brasileiro é mais credibilidade, não vai ser nada fácil essa fase daqui pra frente. Estou preocupada, não temos material humano para tal”, explicou.
Hortência também deixou claro a sua aposta em Janeth para realização de um trabalho de base para renovar o esporte. “Ela começou com a seleção sub-15, vai subir para as outras categorias e espero que esteja pronta para dirigir o time principal em 2016. Adoraria não ter que antecipar sua nomeação para a seleção adulta, mas posso ser obrigada a isso se as coisas não melhorarem”, concluiu.
Fracasso no Mundial
A ala da seleção feminina de basquete, Iziane, não mostrou tudo que sabe no último Mundial, na República Tcheca. Com um modesto nono lugar na competição, o time comandado por Carlos Colinas teve problemas com o calendário da WNBA e pouquíssimo tempo para integração do conjunto. Dessa maneira, Hortência fez questão de colocar panos quentes e aliviou a barra da ala brasileira diante do fracasso da seleção. “Iziane chegou faltando dois dias para o início da competição por causa da liga americana. Eu jogava por amor, mas hoje não é assim que funciona. O atleta profissional prioriza o dinheiro”.
Sobre a permanência do espanhol Colinas, o maior empecilho para mantê-lo no cargo, segundo Hortência, é o fato dele morar fora do Brasil. “Ele não está 100% garantido no cargo”, revelou.
Outro assunto comentado durante a coletiva foi a sua aposta na mais nova pivô Damiris, de 18 anos. “Não gosto de apostar tudo numa jogadora só, mas falta alguém que ponha a bola debaixo do braço e organize a equipe em quadra, como a Paula fazia”, encerrou Hortência.
Fonte: SuperEsportes
13 comentários:
Para se pôr a bola embaixo do braço, é preciso ter as chances e oportunidades de se pelo menos pegar na bola... Apostar em UMA jogadora, n é apostar numa modalidade. Ela não vai ganhar nada sozinha. Isso n é trabalho em grupo, ou seja, isso nao cabe ao basquete.
Faltam oportunidades, faltam acreditar em algumas gerações, faltam investimentos técnicos, isso pra tdas as atletas. Não apenas UMA jogadora.
A COMEÇAR POR ELA, NÉ?
rr.
materia ruim d+. nao diz nada de novo. todo mundo sabe que o colinas nao ta 100% garantido no cargo. o contrato dele acabou, ora bolas.........
MUITA BOBAGEM..CANTANDO A BOLA DA JANETH QUE ATÉ AGORA NO MUNDIAL , COM COLINAS COM TODO O RESPEITO DEIXOU O BRAZIL EM SITUAÇÃO MEDIOCRE.
E VEM FALAR DE PARAGUAI E SUL AMERICANO SUB 10. 15 ..PAREM COM ISSO !!!
Pesooal da area está achando que Muncial e Olimpiadas vai ser como sub 10.....15 , dá licença ...
se penssarem assim já Perdemos.!
Vai ser guerra e com meninas fortes e habilidosas. Jogo de Comate mortal e Guerreiras.na força Física ..!!!
Receita do Bolo pra Hortência
Mundial e Olímpiadas são pura Guerra.
Meninas fortes e habilidosas.
Jogo coletivo e Finalização .
Tem que ser as melhores atletas do Momento !!!
Esquema de jogo compátivel com o adversário, jogar com intepridez!
"intepridez" ????
HAHAHAHAHHAHAHAHHAHAHAHAH!
Morro e não vejo tudo!
intrepidez ..erro de digital velox
A Hotência é louca. fica falando em reciclagem, capacitação e tudo mais, ela é capacitada em quê?
Foi sem duvida uma das melhores atletas que ví jogar, mas isto não a credencia para o posto de diretora , tão qual a Janeth para técnica!
Que o diga Maradona,rs
Amigos deve ser desanimador saber o que esta pessoa diz a respeito dos profissionais do nosso basquete.
Como pode ela falar em capacitação e trabalho quando pega uma de suas amigas e investe o DINHEIRO DA CBB,nela e ponto final
Porque não se dá a MESMA oportunidade a outros PROFISSIONAIS, que estão há muito no basquete!
Ganhando o que ela e as suas "amigas" ganham, muitos técnicos poderiam fazer cursos ou melhor se capacitarem e com uma vantagem, já tem a experiencia de longo tempo!
Qual o problema da Hortência com os mais experientes?
Será que é porque ela não pode mandar neles?
Minha tristeza é grande quando vejo tanta falta de respeito com nosso basquete!
Quanto a Hortência ganha para fazer isto?
UUUUUUUUUFA!!!! titia hortencia já cansou minha beleza....
"Muitos acham que já sabem de tudo” inclusive você né Hortência?
Queria que ela contasse melhor como foi e como está sendo sua qualificação, deve ter sido dentro de quadra né?
Acho que ta na hora de começar a pensar la na frente,helen ja deixo a seleção e outras vão deixar, precisa pensar em uma solução para renovação.
Fazer um projeto para trabalhar essa meninas novas e boas 89,90 e 91.
Um trabalho feito certo desde o começo, sempre vai da certo.
Ela primeiramente deveria ir assistir as patidas que definiram o juvenil, podiam ter mais meninas lá além da Damiris
Postar um comentário