terça-feira, 23 de novembro de 2010

Americana faz nova vítima e mantém 100% na LBF

111377_151066_176_22.51.2010_6215_ef_20101122 Santo André bate Joinville e assume a vice-liderança; no Rio, Mangueira supera São Caetano

O Basquete Clube foi mais uma vítima do poderio das meninas de Americana. As comandadas do técnico Luiz Augusto Zanon mantiveram 100% de aproveitamento no primeiro turno da Liga de Basquete Feminino ao bater o quinteto de Araçatuba por 75 a 62. A partida, válida pela quarta rodada, foi disputada na noite desta segunda-feira no Complexo Poliesportivo Milton Fenley Azenha, em Americana.
Em busca de sua primeira vitória na competição, o time orientado por Alvacyr Lazarini Júnior entrou em quadra com personalidade e disposto a criar problemas para as favoritas. E até chegou a equilibrar as ações no início do primeiro quarto, graças principalmente às infiltrações da ala Gislaine. Mas, aos poucos, Americana foi encontrando espaços dentro do garrafão ofensivo e começou a abrir vantagem, tanto pelas mãos de Carina quanto pelos arremessos com precisão cirúrgica desferidos pela experiente e talentosa Karla, cestinha da noitada com 19 pontos.
Antes de o primeiro tempo ser encerrado com a parcial de 42 a 24 para as donas da casa, Zanon já havia decidido poupar as titulares e recorrer ao banco de reservas de reconhecida qualidade. Apesar das mudanças e de algumas oscilações ao longo da segunda etapa, principalmente no terceiro quarto, a nova formação manteve o ritmo e foi capaz de administrar a diferença. Ao Basquete Clube, que no último quarto ficou a apenas cinco pontos do empate, restou o mérito de lutar até o último instante, vender caro a quarta derrota e usar a partida como mais um proveitoso ensaio num campeonato longo que está apenas começando.
Carina, que marcou 18 pontos e ficou atrás apenas de Karla como principal opção ofrensiva de Americana, reconheceu que o Basquete Clube foi um adversário difícil. "Não tinha essa de favorito, porque cada jogo é um jogo. Elas estão de parabéns, mas poderíamos ter atuado um pouco melhor, especialmente no sistema defensivo. E nosso time rodou muitas jogadoras, o que sempre altera a dinâmica", explicou.
Destaque pelo lado do time de Araçatuba, Gislaine anotou 18 pontos e disse que, ao priorizar a defesa, a equipe cresceu. "Chegamos aqui sabendo que teria de ser assim para o ataque funcionar. Além disso, nosso jogo sempre encaixou bem contra Americana, como havia acontecido no Paulista. Vínhamos de três derrotas feias, que não esperávamos, mas esta atuação de hoje servirá de estímulo para nossa primeira partida dentro de casa, onde esperamos conquistar a primeira vitória contra São Caetano."
Em Santa Catarina, o quinteto do Joinville sofreu a terceira derrota seguida jogando em casa. Desta vez, o algoz foi o Santo André, que fechou o placar com a vitória por 78 a 57. Grande atuação teve a ala cubana Ariadna Capiró, cestinha do jogo com 21 pontos, sete rebotes e quatro recuperações de bola. A treinadora Laís Elena jogou forte também com ala Micaela (16 pontos e seis rebotes) e contou com uma noite inspirada da pivô Êga, que fez 15 pontos e pegou nove rebotes em pouco mais de 33 minutos que esteve na quadra.
O time catarinense da técnica Rose Alfarth começou bem, jogou de igual para igual desde o primeiro quarto. No terceiro, teve chance de encostar no placar, mas abusou dos erros e permitiu que o time paulista ditasse o ritmo até o final. Apesar da derrota, a pivô Ana Lúcia (1,98 m) pegou 13 rebotes 12 pontos. As alas Gilmara (17 pontos) e Laís (16) também se esforçaram. Quem ficou devendo por conta das boas atuações nas rodadas anteriores foi a Lisiane, com apenas um ponto, enquanto a pivô Luciana Angeloni fez cinco.
No Ginádio do Tijuca Tênis Clube, no Rio, Mangueira e São Caetano fizeram a partida mais equilibrada da quarta rodada da LBF. A disputa entre os clubes com a menor média de idade foi melhor para o técnico Guilherme Vos, que se recuperou do revés da rodada passada e bateu o time paulista por 61 a 55. Mesmo atrás praticamente desde o início, uma forte postura defensiva no quarto decisivo colocou de novo o clube carioca com chances de vitória.
Faltando dois minutos para o final, Mangueira passou à frente no placar por 54 a 53. Depois disso, foi um festival de lances livres errados para os dois lados, mas a Mangueira abriu dois pontos (55 x 53). Em seguida, com 50 segundos para acabar, a armadora Camila converteu dois tiros livres e o placar ficou em 57 a 53. Jaqueline então pegou a bola, anotou dois pontos para São Caetano, mas perdeu o lance de bonificação. Na tentativa de ficar com o rebote, cometeu falta. Desta vez, o time da casa não desperdiçou os arremessos e garantiu o segundo triunfo na LBF.
"Tudo para a gente é com muita dificuldade, e por isso a comemoração tem de ser assim diferenciada", justificou o treinador Guilherme Vos. As jogadoras mangueirenses festejaram a vitória como um título. "Foi uma conquista da disposição das atletas." A armadora Ivana Silva (nove pontos e sete rebotes) disse que a torcida também ajudou. "Nada melhor do que vencer, ainda mais empurrada por essa torcida. A vontade, o coração e a determinação fizeram a gente ganhar hoje aqui em casa. Estava todo mundo da minha família na arquibancada", disse.
A quinta rodada da Liga de Basquete Feminino está programada para sábado com quatro jogos: Ourinhos x Mangueira; Americana x Joinville; Catanduva x Santo André; Araçatuba x São Caetano.
Classificação da Liga de Basquete Feminino (LBF)
1º) Americana - 100% (quatro vitórias, 8 pontos)
2º) Santos André - 75% (três vitórias e uma derrota, 7 pontos)
3º) Catanduva e Ourinhos - 66,7% (duas vitórias e uma derrota, 5 pontos)
5º) Mangueira - 50% (duas vitórias e duas derrotas, 6 pontos)
6º) São Caetano e Joinville - 25% (uma vitória e três derrotas, 5 pontos)
8º) Basquete Clube - 0% (quatro derrotas, 0 ponto)

8 comentários:

Anônimo disse...

Meu deus, ontem assisti o jogo entre mangueira e são caetano, e tive a clara visão de como anda mal da s pernas o basquete brasiliro.
Assisti a um horror show. não sabia se era boxe, ou qualqur outra coisa, menos basquete.
Uma coisa era certa, a garra, a determinação e a vontade de vencer era visível em ambas equipes.
Mas e a técnica meus deus, aonde ela anda?
Tudo bem as as duas equipes são jovens, e inexperientes, mas, izabela errar 4 lances livres seguidos a menos de 1 minutos para acabar o jogo, e concretar a derrota da sua euipe, é uma surpesa. Apesar de nova, ela á bastante experiente.
As equipes são precipitadíssimas, e como disse ontem o cometarista, não valorizam a posse de bola, chegam e aremessam de qualquer jeito. Um horror!
Mas valeu pela garra, o time da mangueira vem surpreendendo, com a experiente Leão, que dá um gás a mais para a equipe.
E que as duas equipes possam evoluir durante o campeonato. SORTE!
E ficaremos de olho na milena, acho que é isso. 18 anos, 1,91 uma baita jogadora. Tem o estilo de jogo da Érika, mas tá bem crua ainda. Tem de sr trabalhada com atenção, hein guilherme.


Americana não digo nada, por pouco não perdeu em casa para Araçatuba, o que seria uma catastrofe!

Anônimo disse...

finalmente araçatuba encontrou seu jogo hein.
vamos ver se agora engrena né
tbm com o elenco que tem ficar perdendo de 50 pontos, não dá né...

Anderson Augusto Soares disse...

Araçatuba evoluiu muito nesta partida em Americana. E foi bom ter acontecido contra a melhor equipe do campeonato. Agora, contra São Caetano, em casa, temos que ganhar.

Bert, na classificação está colocado que Araçatuba está com 0 pontos. O corrreto é 4.

Até mais.

Anônimo disse...

A Assessoria de Imprensa da LBF está de parabéns. Quem acompanha o basquete feminino lembra-se bem como a CBB fazia os releases de cada rodada da antiga Liga Nacional.

Quanta diferença!

Anônimo disse...

concordo.
tudo atualizado na hora.

parabéns mesmo!

Anônimo disse...

não transmitiram o jogo on-line, pq? faltou!!

Anônimo disse...

mas é claro que transmitiram. eu acompanhei.

Anônimo disse...

Apesar dos erros das 2 equipes o jogo da Mangueira e São Caetano foi emocionante e jogado com grande espírito de luta. Gostei em especial das pivos jovens das 2 equipes e da vibração, marcação e desenvoltura da Isabela Ramona. Vai dar o que falar esta menina. E aplausos ao Guilherme Vos que demonstrou ser um ótimo formador de equipe!