O Santo André/Semasa decide o título do Campeonato Paulista de Basquete Feminino nesta quinta-feira (24), às 20h, na última partida do playoff final, contra Americana. A disputa será realizada no Complexo Esportivo Pedro Dell’Antonia, em Santo André.
Na série melhor de cinco jogos, os mandantes confirmaram o fato de jogar em casa e venceram suas partidas, empatando a disputa em 2 a 2. O Santo André/Semasa fez 77 a 61 e 70 a 61, jogando no Dell’Antonia, e no interior perdeu por 50 a 44 e 69 a 65
O prefeito andreense, Dr. Aidan Ravin, o qual homenageou as jogadoras e a comissão técnica há cerca de um mês pela conquista do título dos Jogos Abertos Brasileiros, convocou o torcedor para as finais. “É muito gostoso torcer na decisão lá da arquibancada. O andreense precisa saber como é importante e grande essa final”, comentou.
A equipe busca quebrar tabu de 15 anos sem título do estadual, conquistado anteriormente em 1995. A última vez que a cidade esteve nas finais da competição foi há nove anos, em 2001, quando ficou com o vice-campeonato.
O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, Edson Salvo Melo, também solicitou a presença do torcedor. “Mais do que convite à população andreense, vai o pedido que com a mesma emoção e presença que estamos tendo na Copa do Mundo, possamos torcer pelo esporte da cidade. O peso da torcida é fundamental na conquista dos títulos”, convocou Melo (segue artigo escrito pelo secretário na íntegra).
A comissão técnica e jogadoras dividem a mesma opinião. Após a primeira partida, a ala cubana Ariadna, cestinha da equipe e grande destaque do time nas fases finais, falou sobre a importância da arquibancada cheia. “O torcedor é nosso sexto jogador. É muito bom vê-lo presente. Quando nos falta ar, ele é nosso oxigênio. Sou cubana, mas me sinto andreense aqui”, explicou a ala.
Destaques
O time andreense contará com a boa fase de Ariadna, terceira cestinha da competição. Nos playoffs finais ela tem mantido média de quase 18 pontos por jogo. A cubana é ainda a oitava maior reboteira e a sexta mais eficiente nas estatísticas.
As alas Tayara e Lílian, com passagens pela seleção brasileira e com médias próximas a dez pontos por partida, contribuirão nos arremessos de média e longa distância, juntamente com as armadoras Kátia, com aproveitamento de 44% nos arremessos de três pontos e Paula, que tem tido boas atuações contra o time de Americana.
No garrafão, a experiência das alas/pivôs Êga, jogadora mais eficiente da competição, e Simone, capitã do time, deverão ser importantes nas disputas debaixo da tabela. Juntas, elas somam 20 pontos e 15 rebotes de média.
Artigo – Salve a Torcida andreense
Edson Salvo Melo
Secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo
Estamos em época de Copa do Mundo e naturalmente a torcida está mobilizada para acompanhar aos jogos e desempenho da Seleção Brasileira de futebol. Natural também que as câmeras e holofotes estejam mirados nos campos da África do Sul e que todos nós brasileiros mantenhamos sentimento de esperança na conquista de mais esse título.
Por coincidência temporal, Santo André vive fase excelente no esporte, dentro das quadras e ginásios. Fomos campeões nos Jogos da Juventude, encerrados recentemente, com as equipes de handebol masculino e de tênis de mesa feminino, e estamos na disputa final do Campeonato Paulista de Basquete feminino. Havia nove anos que a cidade de Santo André não disputava final nesse campeonato e há quinze que não se sagra vencedora.
Apesar da movimentação, olhares e atenção que a Copa produz, a vibração desta mesma torcida andreense e o comparecimento em massa que era visto no Dell’Antônia no passado são importantíssimos para nossas equipes. Em Americana, onde disputamos as últimas duas partidas do playoff do Campeonato Paulista de Basquete, a população local foi em peso incentivar a equipe adversária. A derradeira final deste campeonato será na nossa casa, nesta quinta-feira, dia 24. O time de Americana já garantiu a presença no Complexo Dell’Antonia com a vinda de comitiva para torcer por seus atletas. E nós andreenses? Devemos estar lá também. Incentivando e acompanhando esta possível conquista histórica.
O governo Aidan Ravin devolveu à população de Santo André o ginásio de Sacadura Cabral, de Camilópolis e do Parque Celso Daniel reformados no ano passado por conta dos Jogos Regionais realizados em nossa cidade após nove anos. E os resultados já aparecem.
Por isso, mais do que um convite para a população andreense, vai o pedido para que, com a mesma emoção e presença que estamos tendo diante da Copa do Mundo, possamos acompanhar nossas equipes e comparecer aos jogos das diversas modalidades e competições. O peso da torcida é fundamental na conquista dos títulos, nas decisões dos campeonatos e no apoio aos nossos times.
Salve a torcida andreense, que sempre se mostrou atuante e sagaz e que certamente acompanhará essa decisão do Campeonato Paulista de Basquete feminino.
3 comentários:
é hoje Santo André! é HOOOJE!
vamos tirar esse jejum do paulista, seremos campeões com casa cheia. e se americana pensa que vai vir aqui pra ficar gritando na NOSSA CASA, ta MUUUITO enganado!
Só não é natural uma coisa:
O calendário das competições de basquete feminino no país. Parece que os dirigentes pedem para algum estagiário escolher as datas das comeptições.
AMERICANA CAMPEÃ
em qualquer lugar
de virada é mais gostoso
Postar um comentário