quinta-feira, 13 de maio de 2010

Santo André comemora bons resultados, mas ainda reclama a falta de apoio da iniciativa privada

Levantamento feito pelas comissões técnicas da Prefeitura de Santo André constatou que os resultados obtidos no Esporte em 2009 e 2010 são os melhores dos últimos dez anos no município. Com convocações de atletas para seleções brasileiras, prêmios e resultados que não eram alcançados há anos, as modalidades mantidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Esporte, atingiram patamar expressivo nos cenários estadual e nacional.

Nessa retomada, o primeiro passo foi trazer, após nove anos, os Jogos Regionais para Santo André. A competição reuniu grandes nomes do esporte nacional. A equipe do handebol feminino quebrou a hegemonia da Metodista na final. O título, que não vinha há mais de 10 anos, foi decisivo para levar as jogadoras Adriana Nascimento e Rosária Elizabeth à seleção brasileira que disputou o Mundialda modalidade, na China.

No retorno à primeira divisão dos Jogos Abertos do Interior, a maratonista Simone Alves conquistou duas medalhas para o atletismo andreense, uma delas de ouro. Desde os Jogos de 2001 o atletismo não conseguia o primeiro lugar numa prova. Já no basquete feminino, uma das modalidades mais tradicionais da cidade, após oito anos sem conquistas na competição, Santo André venceu todas as favoritas e ficou com o título. Com o feito, a equipe representará o estado nos Jogos Abertos Brasileiro, que serão realizados de 21 a 26 de maio, em Cuiabá.

Ainda no basquete, Ariadna Capiró, jovem cubana acolhida pela cidade, e Simone Lima, formada nas categorias de base andreense, receberam prêmios como melhores do Nacional, fato que não acontecia há nove anos. Simone ainda passou a ser a maior reboteira da história da competição. E na premiação dos melhores de 2009, realizada pela Federação Paulista de Basquete, quatro atletas andreenses estavam na lista. Três são das categorias de base. Já Ariadna foi incluída na seleção de ouro. O trabalho de base no basquetebol de Santo André conta com mais de 150 crianças e adolescentes e rendeu mais de dez convocações para as seleções de base do Brasil e seleções paulistas nos dois últimos anos.

Outra modalidade tradicional que ressurgiu foi o vôlei.  Por sua ótima atuação na Superliga, Túlio Nogueira foi lembrado para a seleção sub-23, sendo o primeiro atleta de Santo André, em sete anos, a ser convocado para uma seleção brasileira. E no feminino, desde a saída da Pirelli, em 1994, a cidade não dispunha de equipes de base na modalidade. Em 2010 as meninas disputarão o infanto-juvenil e o sub-21 em diversas competições.

Mesmo com a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, se aproximando, trabalhos como o da Prefeitura de Santo André, não têm recebido apoio da iniciativa privada. Com diversos atletas convocados para seleções e resultados que não eram alcançados há anos, as modalidades mantidas pelo Departamento de Esporte esperam receber investimentos após aprovação de seus projetos junto ao Ministério dos Esportes, assim que obterem a chancela da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE).

A LIE beneficiaria o handebol feminino, o vôlei masculino e feminino e basquete masculino e feminino. Com um projeto chancelado, um investidor ou empresa privada pode aplicar até 1% do que já paga de imposto de renda, em um projeto, fazendo uso dos benefícios de marketing e ações sociais sem aplicar recursos próprios.

No final de março foi sancionada outra lei de incentivo ao esporte, porém estadual. A lei possibilita às empresas a obtenção de abatimentos no ICMS de até R$ 1 milhão ou limitados a 3% do volume total devido, por cada empresa. O apoiador esportivo pode fazer uso dos benefícios de ambas, simultaneamente. 

Incentivo e suporte à prática esportiva

No processo de resgate do esporte na cidade, a criança e o adolescente receberam grande atenção. Cinco modalidades de Santo André participam dos Jogos da Juventude do estado de São Paulo, iniciados em abril. A importante competição para os adolescentes paulistas, nunca havia sido disputada com esse número de representantes. A idéia é oferecer a esses jovens a possibilidade de experimentar o ambiente competitivo e seus valores. Caso não se tornem atletas, são grandes os ganhos na formação de bons cidadãos.

Algumas mudanças foram promovidas também no esporte escolar. Nos Jogos Escolares organizados pela Prefeitura, a divisão das modalidades em séries, o fornecimento de passagens de ônibus aos alunos da rede pública e provas para portadores de necessidades especiais foram as novidades.

Para oferecer suporte, a Prefeitura de Santo André inaugurou, em abril do ano passado, o Centro Integrado de Saúde do Atleta (CISA). A iniciativa foi inédita entre órgãos públicos em toda a América Latina. O trabalho, desenvolvido por psicólogos, fisioterapeutas, fisiologistas, nutricionistas, traumatologistas, ortopedistas e educadores físicos e entidades parceiras, diagnostica e indica talentos das escolas de esporte e fornece suporte a mais de 750 atletas de alto rendimento que competem pela cidade.

E para os idosos, que também praticam esporte em Santo André, o tradicional Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André), levou os melhores colocados pela primeira vez, em 14 edições, para representar a cidade nos Jori (Jogos Regionais do Idoso). Essas pessoas idosas ganharam não apenas medalhas, mas qualidade de vida e autoestima.

6 comentários:

Anônimo disse...

Bla,bla,bla,bla....e mais bla,bla,bla

Anônimo disse...

o problema de santo andre e a tecnica,mal humorada que fala de mais,ate entendo que a idade dela a deixa cada vez mais insuportavel,ela tinha que aprender que boca fechada nao entra mosca...

Anônimo disse...

entao essa mulherr fala so besteira,disse que o time dela seria campeao,aonde,acho que ela sonhou so pode

Anônimo disse...

A Prefeitura de Santo André está numa draga danada...a coisa tá feia por aqui...realmente é muito bla, bla, bla...
É tudo pra encher linguíça...e das gordas...

Anônimo disse...

Sou torcedor do Santo André e acho
que os responsaveis por essas
divulgações sobre o nosso basquete feminino,não deveriam mais serem
enviadas para esse blog onde a
maioria doas pessoas que escrevem esses comentários,não têm o minimo
de respeito e educação.Não vale a
pena.Santo André tem uma tradição de 50 anos no feminino,ja deu varias jogadoras para as seleções
brasileiras e aqui o trabalho é sério.Por favor deixem de mandar
noticias para esse blog.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com voce
anonimo das 19.03.Esses comentarios
acima só podem ser dos invejosos de plantão,que se sentem envenenados com o sucesso dos outros.Ou ainda quem está por traz
de tentar armações maldosas.Isso é
coisa de incompetente.Nem sei
porque estou comentando,não vale a pena.O nosso time é lindo e quer
queiram ou não nós vamos brigar pelo titulo.