terça-feira, 20 de abril de 2010

Caldo de cana é o elixir da recuperação pós-treino da seleção sub-15

20100420_966850_2004_Sub15FEM_Gde O treinamento de uma seleção brasileira vai além de bola, exercícios, arremessos. Para que a atleta possa render o seu melhor nos jogos e treinos é necessário um conjunto de medidas, envolvendo várias áreas do conhecimento, buscando a manutenção da saúde e melhora do desempenho. Nesse processo, a alimentação tem um papel fundamental. O departamento de ciência e performance da CBB desenvolve um trabalho de conscientização e planejamento alimentar em todas as categorias, baseado nas necessidades específicas individuais. No caso da seleção sub-15 feminina, que iniciou mais uma etapa de treinamento no domingo (18), a diferença específica está na quantidade energética. As adolescentes precisam de mais energia, já que estão na fase de crescimento e desenvolvimento. A coordenadora de nutrição da CBB, Mirtes Stancanelli, explica como é realizado todo esse trabalho:
 
— Os primeiros passos são avaliação e diagnóstico nutricional. A partir daí montamos palestras de conscientização, valorização, estratégias e decisões nas práticas alimentares, tudo relacionado à saúde e performance. As atletas que se encontram fora de referências consideradas saudáveis são individualizadas em seu plano alimentar. O cardápio do hotel também é adequado às necessidades do grupo, o que nos ajuda estrategicamente nesse processo.
 
E como deve ser o cardápio que dá à equipe os nutrientes necessários para uma boa performance? Mirtes explica que não é muito diferente de outros cardápios do dia a dia: feijão, arroz, carne branca ou vermelha, muitos vegetais, frutas, doces e temperos caseiros, raízes do tipo mandioca, cenoura, batata etc.
 
— A diferença está no balanceamento dos nutrientes, na variedade, harmonia, frequência das refeições. O tipo de preparo da comida também é relevante, pois pode ou não dificultar o processo de digestão.
 
Nesse cardápio da seleção, um ingrediente aparece com força total: o caldo de cana, consumido após os treinos. Mirtes explica a principal função deste caule.
 
— A principal fonte de energia para trabalhos físicos de alta intensidade é o glicogênio muscular. Ele supre uma atividade física de alta intensidade por aproximadamente uma hora. Depois disto o atleta é obrigado a diminuir sua intensidade ou até parar. Para que ele esteja apto a fazer uma nova atividade é preciso recuperar esta energia (glicogênio) e o caldo de cana é o alimento mais adequado para isso. Uma pequena quantidade de caldo de cana repõe aproximadamente 60% do glicogênio, além de outras vitaminas e minerais.
 
Além de repor as energias, o caldo de cana contém nutrientes que ajudam o organismo em outras atividades.
 
— O caldo de cana é cheio de nutrientes incorporados que ajudam não só a restaurar glicogênio muscular, mas também facilita a hidratação por conter sódio e potássio. E ainda colabora na restauração do sistema imunológico pela quantidade de vitaminas que apresenta e unida a frutas como maracujá, morango, limão se torna um excelente antioxidante que ajuda a proteger as membranas de nossas células — concluiu Mirtes.
 
A seleção brasileira sub-15 feminina, patrocinada pela Eletrobras, treina até sábado no ginásio Djaniro Pedroso, em Santa Barbara D’Oeste (SP). A equipe dirigida pela técnica Janeth Arcain está se preparando para o Sul-Americano da categoria, que será disputado no Brasil, de 9 a 13 de novembro. A competição classifica quatro seleções para a Copa América/Pré-Mundial sub-16 do ano que vem.

3 comentários:

Anônimo disse...

bert
quais os horários dos treinos da seleção em Santa Barbara?

Anônimo disse...

Voces se lembram que uma jogadora de volei teve uma inflamação cardíaca pq havia um mosquito barbeiro na cana de açucar que foi feito o caldo. Acredito que isso tenha feito com que os cuidados com a preparação sejam mais rigidos hj. A utilização da cana que esta sendo feita é ótima mesmo, tbem sou nutricionista e assino embaixo.

Anônimo disse...

Frango com polenta tambem é bom.