sexta-feira, 19 de março de 2010

Seleção Sub-18 estreia amanhã nos Jogos Sul Americanos

20100319_702889_1903_Sub18_Fem_gde A seleção brasileira sub-18 feminina, patrocinada pela Eletrobrás, estreia neste sábado (20) nos IX Jogos Sul Americanos de Medellín, na Colômbia, que serão disputados até o dia 24 deste mês. Na busca do lugar mais alto do pódio a equipe comandada por Luiz Claudio Tarallo, terá pela frente na fase classificatória, os times de Equador, Venezuela e, a dona da casa, Colômbia. A primeira disputa será contra a seleção do Equador, às 18h de Brasília.
 
— Nossa equipe está bem determinada. Os amistosos contra o Chile no Brasil nos ajudaram muito e nos deram mais gabarito contra equipes internacionais. As meninas pegaram bastante confiança, ritmo e ganharam todos os jogos. Estamos com a melhor expectativa possível e pretendemos pôr em prática o que vem sendo treinado. Passamos também a estrutura tática e ataque consciente, explorando a técnica de leitura de jogo. Na parte física, as meninas estão fortes e com a defesa agressiva. O nível das jogadoras está muito bom e estrearemos muito bem preparados — analisou o técnico Luiz Claudio Tarallo.
 
A armadora Aruzha Lima e a pivô Milena Santos são integrantes da equipe que defenderá o Brasil nos Jogos. Aruzha veste a camisa o Brasil pela segunda vez num campeonato internacional. Enquanto Milena estreia numa competição oficial defendendo as cores brasileiras.
 
— Essa é a minha segunda convocação. Sempre é uma surpresa, não foi porque competi com a equipe sub-17 no ano anterior que minha vaga seja cativa. Por isso, trabalho para me superar e luto cada vez mais para me manter no grupo de elite. Estou bastante animada com essa viagem. Nos dedicamos muito durante a preparação. Malhamos para ganhar força física, treinamos forte em quadra e estamos com um grupo muito bom, que evolui sempre. Acredito que todas as seleções possuem grandes chances de ser vencedora, mas estamos entre as favoritas — disse a paranaense Aruzha Lima.
 
— Fiquei muito contente com a notícia. É a segunda vez que sou convocada. Na primeira não fiquei entre as doze que viajaram, dessa vez consegui e foi a glória para mim. Participei dos treinamentos no ano passado com a seleção sub-17, já conheço as meninas e a filosofia de trabalho. Estou muito animada, não vejo a hora de entrar em quadra e mostrar que posso ajudar o meu país a conquistar um resultado positivo nas competições. É uma oportunidade de ouro para mim e quero aproveitar o máximo que eu puder para aprender — disse a pivô paulista Milena Santos
 
As jogadoras têm características distintas. Aruzha é a atleta mais baixinha da equipe, enquanto Milena uma das mais altas. Cada uma defende uma posição diferente, mas o objetivo é único.
 
— Sou a mais baixinha, tenho 1,65m. Na minha posição, como armadora, o importante é pensar em grupo e nunca individualmente. Sei que preciso fazer a coisa certa, então procuro estar atenta nas minhas colegas e jogar com a cabeça e muita velocidade. É para isso que estamos treinando em ritmo forte. Para fazer bonito e vencer — comentou a armadora Aruzha, de 17 anos e 1,65m que defende o Unimed/Americana (SP).
 
— Sou uma das atletas mais altas e isso me ajuda bastante. Acredito que uma boa pivô precisa ter um bom porte físico, confiança e determinação. Venho treinando muito no clube para melhorar em todos os aspectos e está dando resultado. Todas as horas extras de trabalho físico estão melhorando minha velocidade. Acho que estamos bem preparadas para a competição que teremos pela frente — comentou Milena, de 17 anos e 1,91m, que defende o Finasa/Osasco (SP).
 
O Brasil estreia nos Jogos contra o Equador (dia 20). Depois enfrenta a Venezuela (21) e a Colômbia (22). De acordo com o regulamento, as seleções se enfrentam em seus respectivos grupos. Os dois primeiros de cada chave se classificam para a semifinal (1°A x 2°B e 1°B x 2°A). Os vencedores disputam o título.
 
TABELA DOS IX JOGOS SUL-AMERICANOS
Local: Medellín / Colômbia – de 20 a 24 de março de 2010
Grupo A: Brasil, Venezuela, Colômbia e Equador
Grupo B: Chile, Argentina e Paraguai
 
Programação
1ª Rodada – Sábado (dia 20)
18h00 – Brasil x Equador
20h00 – Argentina x Paraguai
22h00 – Colômbia x Venezuela
Folga – Chile
 
2ª Rodada – Domingo (dia 21)
18h00 – Venezuela x Brasil
20h00 – Paraguai x Chile
22h00 – Colômbia x Equador
Folga – Argentina
 
3ª Rodada – Segunda-feira (dia 22)
18h00 – Equador x Venezuela
20h00 – Chile x Argentina
22h00 – Colômbia x Brasil
Folga – Paraguai
 
Semifinal – Terça-feira (dia 23)
19h00 – 1°A x 2°B
21h00 – 1°B x 2°A
 
Final – Quarta- feira (dia 24)
12h00 – Os perdedores disputam a medalha de bronze
20h00 – Os vencedores disputam a medalha de ouro
Horário de Brasília
 
NOME – POSIÇÃO – IDADE – ALTURA – CLUBE – NATURAL
Milena Santos – Pivô – 17 anos – 1,91m – Finasa/Osasco (SP) – São Paulo
Damiris Amaral – Pivô – 16 anos – 1,90m – CFE Janeth Arcain (SP) – São Paulo
Jennifer Sirtoli – Ala – 17 anos – 1,82m – Finasa Osasco (SP) – Rio Grande do Sul
Júlia Alves – Pivô – 17 anos – 1,82m – Finasa/Osasco (SP) – São Paulo
Aline Gomes – Pivô – 18 anos – 1,81m – Unimed/Americana (SP) – São Paulo
Joice Coelho – Ala – 17 anos – 1,75m – APAB/Barretos (SP) – Rio de Janeiro
Tassia Carcavalli – Armadora – 17 anos – 1,75m – Unimed/Americana (SP) – São Paulo
Erika Leite – Ala/armadora – 17 anos – 1,73m – APAB/Barretos (SP) – São Paulo
Carina Martins – Armadora – 18 anos – 1,72m – Santo André (SP) – São Paulo
Mariana Lambert – Armadora – 18 anos – 1,70m – Divino/COC/Jundiaí (SP) – São Paulo
Gabriela Borges – Armadora – 17 anos – 1,67m – Finasa /Osasco (SP) – Minas Gerais
Aruzha Lima – Armadora – 17 anos – 1,65m – Unimed/Americana (SP) – Paraná
Média de idade: 17 anos / Média de altura: 1,77m
 
COMISSÃO TÉCNICA
Diretora: Hortência Marcari
Administrador: Fernando Larralde
Técnico: Luiz Cláudio Tarallo
Assistente técnico: Cristiano Cedra
Técnico convidado: Júlio César Patrício
Preparador Físico: Paulo Martignago
Médico: Karina Levy
Fisioterapeuta: Giuliane Trevisan
Nutricionista: Mirtes Stancanelli
Psicóloga: Mariana Correa

5 comentários:

F1 Trulli disse...

Hhhmmm então,essa é a leva de jogadoras fracas q a Hortência citou várias vezes?

Aline disse...

Milena eh irma da Natalia Santos que atua pela Arkansas Tech nos EUA. Natalia e Milena tem outra irma, Julia, que tbm joga basquete. Familia de atletas representando bem o Brasil no pais e fora!

Anônimo disse...

Se a Milena tem 1,91m, a Damiris tem pelo menos 1,93m. É só observar as fotos e ver que ela não tem essa altura e pessoalmente é mais visível ainda.......rsrsrsrsrs, mas qdo a CBB quer, até anão vira pivô.

Unknown disse...

Minha outra irma linda!!! Parabens Mi... sucesso p todas na sele!

Anônimo disse...

parabéns para as meninas e comissão técnica. tenho certeza que vocês continuarão nos impressionando.valeu